Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Hortas comunitárias transformam vida de moradores em Salvador

Foto: Bruno Concha

A implantação de hortas comunitárias, assim como a plantação de mudas e novas árvores em áreas de Salvador, muito mais que proporcionar uma beleza paisagística, tem um impacto muito grande no meio ambiente e na vida da população. Desde 2016, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), já realizou a instalação de 25 dessas hortas, sendo 13 urbanas e 12 em creches e escolas municipais.

A ação reforça a necessidade e importância da participação da população para a construção de uma cidade melhor, cumprindo um papel social e ambiental. Locais que antes eram pontos de descartes de lixo e entulho são transformados em áreas de plantação e cultivo de hortaliças e leguminosas como manjericão, hortelã, alface, coentro, pimenta e tomate, dentre outras.

Uma das voluntárias responsáveis pelo projeto, Thamires Santos explica a transformação que essas hortas promovem na comunidade. “Além de trazer uma beleza visual, as hortas ajudam a população a ter uma alimentação mais saudável e de qualidade, já que semanalmente é realizada a colheita e, ainda, esses produtos são doados para a comunidade. A prática também é uma forma de incentivo para os moradores não só cuidarem do meio ambiente, como de fazerem plantações nas próprias residências”, declara.

Para o titular da Secis, André Fraga, os benefícios ganhos pela população de Salvador com as hortas são muitos. “São vários benefícios. Elas são construídas, por exemplo, em áreas que tinham muito entulho, lixo acumulado. Além disso, temos várias histórias de pessoas que se conheciam, eram do mesmo prédio, mas não se falavam. Agora, interagem”, pontua.

Participação – Morador do bairro da Capelinha do São Caetano há 20 anos, o aposentado e voluntário do projeto Gilvando Dias, 48 anos, cuida da horta instalada em frente à residência diariamente. “Duas vezes ao dia eu rego a horta. Frequentemente faço a manutenção e troco o adubo. Faço esse trabalho com amor. É uma forma de beneficiar a comunidade e o meio ambiente. Depois dessa horta houve uma transformação aqui na comunidade. Várias pessoas vêm pedir mudas para plantar nas suas casas. Se cada um fizer sua parte, vamos melhorar cada vez mais nossa natureza”, afirma.

O vizinho Manuel Oliveira, de 81 anos, é testemunha da transformação do local, considerado tão feio que assustava moradores e visitantes devido à quantidade de material irregular descartado. “A implantação dessas hortas favorece muito a comunidade. Transforma o ponto de lixo em um ponto de alimentos saudáveis. É uma felicidade para mim e para toda a comunidade, mas a população também precisa se conscientizar e não jogar lixo e entulhos em locais inadequados. Precisamos nos preocupar e cuidar do meio ambiente”, salienta.

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Fundação Jose Silveira

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...