Segunda etapa da requalificação em Ondina vai melhorar mobilidade na região

Ao completar 470 anos, Salvador avança para se tornar ainda mais bonita e moderna para moradores e visitantes. A ordem de serviço para a realização de obras da segunda etapa da requalificação do trecho de orla Ondina/Rio Vermelho foi assinada pelo prefeito ACM Neto nesta sexta-feira (29), na Avenida Oceânica, dentro das comemorações pelo aniversário da cidade.

Ao lado do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais autoridades e imprensa, o prefeito salientou que o mais importante é o que será deixado de legado para o futuro.

“Já estamos planejando e trabalhando para colher frutos para os próximos 30 anos, quando a cidade completará 500 anos. Muito do que estamos fazendo terá impacto no futuro e vão mudar o perfil de Salvador. Aqui mesmo, em Ondina, prevejo um futuro muito auspicioso nessa área com a requalificação deste local, que despertará interesse em investimentos por parte de comerciantes e do trade turístico”, afirmou ACM Neto.

De acordo com Bruno Reis, será feito um esforço para que a obra seja inaugurada antes do Carnaval do próximo ano. “Mais um trecho de orla que ficará muito bonito e vai marcar essa região da cidade”, afirmou. Além disso, outros trechos também deverão ser requalificados pela Prefeitura, como os de Amaralina/Pituba, Stella Maris/Praia do Flamengo/Ipitanga e Boa Viagem, os três com lançamento de editais previstos até abril.

Intervenções – Com prazo inicial de nove meses para conclusão, a segunda etapa das obras contempla a requalificação de um trecho medindo 1,2 km, entre a Praça das Gordinhas e a Praça Orungan. Dentre as mudanças está a ampliação do calçadão e a recuperação do canteiro central que separa as avenidas Presidente Vargas e Oceânica, promovendo também melhoria no tráfego.

Na região entre o Centro da Aeronáutica e o monumento “As Meninas do Brasil”, também chamadas de Gordinhas de Ondina, haverá intervenções no trânsito, que passará a ter sentido único, com três faixas, em fluxo da Avenida Oceânica em direção ao Rio Vermelho. Os motoristas que seguirem o sentido oposto, em direção à Barra, utilizarão a via marginal (Avenida Presidente Vargas), que será ampliada e contará com três faixas e apenas um lado para estacionar.

A mudança vai solucionar problemas antigos do tráfego, inclusive casos de atropelo, devido à entrada de veículos nas avenidas e ruas de acesso ao Jardim Apipema. Todo o canteiro central que separa a Avenida Presidente Vargas da Oceânica também será requalificado.

O espaço se tornará mais seguro e confortável para pedestres e ciclistas, em continuidade ao conceito adotado pela Prefeitura nos outros trechos da orla da cidade. As melhorias alcançarão ainda a Avenida Adhemar de Barros e a Sabino Silva.

*Primeiro trecho* – Entregue em fevereiro último, a primeira etapa do trecho Ondina/Rio Vermelho envolveu obras de macro e microdrenagem, recuperados 11.200 metros quadrados de pavimentação e implantados 560m de passeio sobre a areia da praia, além de meio-fio em granito. A intervenção envolveu ainda a construção de baias de ônibus com piso em concreto e a requalificação das praças das Águas, Bahia Sol, Nossa Senhora de Fátima (ISBA) e do Sukiyaki.

Toda a intervenção contou com elementos de acessibilidade, a exemplos de guarda-corpo, rampas e piso tátil, conforme as regras vigentes. A lista contemplou também iluminação em LED, equipamentos de lazer e paisagismo.

Integrante do eixo Investe do programa Salvador 360, a intervenção nesse trecho de orla tem investimento total, nas duas etapas, de R$27,5 milhões. O projeto urbanístico foi desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e a obra executada pela Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop), órgão vinculado à Seinfra.

Ultimas Noticias

Ilê Aiyê inicia carnaval 2020 levando multidão à Laideira do Curuzu

Como sempre acontece no terceiro dia de folia, a tradicional saída do bloco Ilê Aiyê levou uma multidão à Ladeira do Curuzu, na Liberdade,...

Contas externas do Brasil registam défice de 10,8 mil milhões

As contas externas do Brasil registaram um défice de 11,8 mil milhões de dólares (10,8 mil milhões de euros) em janeiro, aumento de 31,3%...

Bailinho infantil nos bairros anima foliões mirins com muita fantasia e...

Além dos tradicionais blocos infantis que desfilam nos circuitos da folia, a criançada pode aproveitar festinhas bastante animadas, com o Bailinho de Carnaval. A...

ACM Neto diz que PM prometeu aumentar atuação no Circuito Dodô

Durante a entrevista coletiva de balanço do segundo dia de Carnaval, neste sábado (22), na Sala de Imprensa Oficial José Raimundo, o prefeito ACM...