Gestantes precisam atualizar vacinação contra coqueluche

A coqueluche é uma doença transmissível que afeta o sistema respiratório dos indivíduos. O principal público atingido com a doença são os bebês e, por conta da fragilidade deles, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta quanto à importância do acompanhamento pré-natal das gestantes em uma unidade básica de saúde.

De acordo com a subcoordenadora de Imunização de Salvador, Doiane Lemos, gestantes devem tomar a vacina DPTa a partir da vigésima semana de gravidez, a fim de obter proteção contra a coqueluche. A gestora explicou que quando a mulher se vacina o bebê também é protegido através da passagem de anticorpos pela placenta. Este recurso garante que, ao nascer, a criança esteja protegida até completar dois meses de vida, período em que estará apta a receber a vacina DPT.

- publicidade -

Os sintomas da coqueluche podem variar de acordo com o estágio da doença, que normalmente ocorre em três fases. Na fase mais grave pode haver desidratação, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e morte, segundo informações do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, núcleo ligado a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Todas as mães devem receber a dosagem da vacina, sem exceção. Apenas se elas apresentarem um quadro febril em curso ou algum outro tipo de doença é recomendado esperar a evolução da patologia e cura antes de receber a dose.

É muito importante que a gestante além e se proteger contra a coqueluche esteja com o calendário de vacinação em dia, como a exemplo do esquema contra a hepatite B. O diálogo com o profissional médico e enfermeiro que acompanha essa paciente é essencial para que sejam evitadas diversas doenças e não apenas a coqueluche”, enfatizou Doiane.

A partir da próxima quarta-feira será iniciado em Salvador a campanha contra influenza e que tem, entre os públicos prioritários, as gestante. A recomendação é que as mulheres compareçam em uma das 126 salas de vacina disponíveis através da Secretaria de Saúde, munidas do cartão de vacinação, e recebam sua dose. Caso o profissional identifique que elas já estão no período indicado para receber a proteção contra coqueluche, a paciente também será imunizada.

Ultimas Noticias

Rosângela Gomes Costa

Morte de enfermeira: polícia elucida feminicídio com prisão de ex-namorado em...

Com a prisão de Antônio Roberto Freitas Valverde Junior, de 37 anos, na manhã desta quinta-feira (18)/07, a Polícia Civil capturou o último envolvido...

Rui vistoria obras em Vitória da Conquista e faz visita guiada...

O governador Rui Costa esteve em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, nesta quinta-feira (18), quando vistoriou três obras em execução pelo Governo...

Gretchen diz que se considera uma ‘dona do pedaço’: ‘Conquistei muitas...

Gretchen está estreando em novelas! Aos 60 anos, a cantora encara mais um desafio em suas mais de quatro décadas de carreira: interpretar a...

Marta repudia agressão a estudante: “Comissão de Direitos Humanos da Casa...

Presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Democracia da Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues repudiou a agressão sofrida por um estudante da...
Publicidade