Bahia mobiliza municípios para atualização do Mapa Turístico

A Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) realiza encontros com gestores municipais para discutir a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. O mapeamento realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), com auxílio dos estados, reconhece o potencial turístico de destinos brasileiros e auxilia no desenvolvimento de políticas públicas para o setor, como promoção e investimentos. Atualmente, 150 cidades baianas estão mapeadas.

Nesta terça-feira (16), técnicos da Superintendência de Serviços Turísticos da Setur receberam representantes das zonas turísticas Caminhos do Sertão e Caminhos do Jiquiriçá, em Salvador. A pauta do encontro contempla benefícios e critérios para manutenção ou ingresso no Mapa do Turismo Brasileiro, que é atualizado a cada dois anos.

- publicidade -

“Municípios com reconhecido potencial turístico estão um passo à frente para captação de investimentos públicos com recursos federais. Esta é uma das vantagens de integrar o mapa turístico do Ministério”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.

A metodologia do Ministério do Turismo para inclusão no mapa é baseada no desempenho econômico da atividade turística na cidade. Prevê a análise de indicadores fornecidos pelos gestores, a exemplo do número de meios de hospedagem formalizados e inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur (Cadastur), e estimativas do fluxo turístico doméstico e internacional.

Para integrar o mapa turístico é preciso comprovar a existência de um órgão municipal de turismo, com dotação orçamentária para essa área. Outros aspectos fundamentais são conselho municipal de turismo em atividade e a assinatura de um termo de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo. Prefeituras têm até 1º de julho para cadastrar os documentos no sistema do Ministério, disponível no site www.sistema.mapa.turismo.gov.br.

O trabalho prossegue nesta quinta-feira (18), na sede da Setur, com representantes das zonas turísticas Caminhos do Oeste, Caminhos do Sudoeste, Vale do São Francisco e Lagos e Cânions do São Francisco. Já receberam orientações os gestores da Baía de Todos-os-Santos, Chapada Diamantina e das costas dos Coqueiros, do Dendê, do Cacau, do Descobrimento e das Baleias.

Ultimas Noticias

Livre-comércio: países do Mercosul negociam acordo para automóveis

Os países do Mercosul trabalham para chegar a um entendimento para o livre-comércio de automóveis dentro do bloco antes que as taxas para a...

Bolsonaro afirma que não vai propor fim da multa de 40%...

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (20) que não vai propor o fim da multa de 40% sobre o salto do Fundo de Garantia...

Secretário do governo diz que Hezbollah atua na América do Sul

O secretário-geral dos Negócios Estrangeiros do Brasil disse esta sexta-feira (19) que o Hezbollah tem atividade terrorista na América do Sul e destacou que...

Equipe da Sempre visita imóvel incendiado em Cosme de Farias e...

Ao tomar conhecimento do incêndio que atingiu um imóvel de dois pavimentos no bairro de Cosme de Farias, a secretária de Promoção Social e...
Publicidade