Desenvolvimento, tradição e cultura marcam a Feira de Caxixis em Nazaré das Farinhas

O professor Cleonilton Souza

Fotos e reportagem: Carlos Júnior

Olaria, Casa de Farinha, Feira de Produtos de Agricultura Familiar e o Alambique foram apenas alguns do elementos tradicionais de Nazaré das Farinhas que marcaram em 2019 a centenária Feira de Caxixis. O evento iniciado na quinta-feira termina neste domingo (21/04) e conta com atrações musicais de peso, movimentando a economia do município. Foram mais de 40 mil turistas por dia na região, o que resultou em hotéis e restaurantes lotados.

Prefeita da cidade, Eunice Barreto, disse ao Informe Baiano que está “honrada e feliz”.

“Alcançamos a nossa expectativa. É um evento para as famílias e a gente fica alegre quando ver as pessoas parabenizar toda essa organização. Os hotéis e os comércios lotados. Estamos no caminho certo e trabalhando muito”, comemorou a gestora ao lado do marido e ex-prefeito Isaac.

“Essa é uma festa multifacial. Ela apresenta o artesanato, a agricultura familiar, grandes shows de artistas do Brasil e também mostra a fé. Teve atos de religiosidade, como a Paixão de Cristo, sendo encenada. É isso que faz esta graça da Feira de Caxixis de Nazaré”, pontuou Isaac.

O professor Cleonilton Souza, de Salvador, se divertiu com toda a família na cidade. “Eu vi essa feira nos meus livros de história quando era criança. Eu vou levar alguns produtos de barro e madeira. Que é pra gente ter o rústico e o tecnológico dentro de casa para não perder as tradições. Eu meu sinto muito feliz aqui. E os utensílios são muito baratos”, elogiou Cleonilton.

Além de expor os trabalhos de artesãos, a feira trouxe entre suas atrações a Arena Infantil, sempre lotada. Teve brinquedos, pintura facial e muita diversão.

“O público infantil se diverte bastante e tudo isso de graça. Esse ano fizemos uma logística diferente com o Espaço Tradição, trazendo para o circuito a Olaria, Casa de Farinha de Copioba, que é nossa tradição também. Tivemos a arena central, onde valorizamos os artistas do município. Nós estamos conseguindo trazer de volta a essência da Feira de Caxixis”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo Magary Brothers.

Representante do município em Brasília, o deputado federal João Roma (PRB) lembrou que a ação coordenada pela prefeita Eunice Barreto “gera desenvolvimento, receitas e empregos para os que mais precisam. É muito importante eventos como esse que aliam cultura e tradição”.