Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Desenvolvimento, tradição e cultura marcam a Feira de Caxixis em Nazaré das Farinhas

Fotos e reportagem: Carlos Júnior

Olaria, Casa de Farinha, Feira de Produtos de Agricultura Familiar e o Alambique foram apenas alguns do elementos tradicionais de Nazaré das Farinhas que marcaram em 2019 a centenária Feira de Caxixis. O evento iniciado na quinta-feira termina neste domingo (21/04) e conta com atrações musicais de peso, movimentando a economia do município. Foram mais de 40 mil turistas por dia na região, o que resultou em hotéis e restaurantes lotados.

Prefeita da cidade, Eunice Barreto, disse ao Informe Baiano que está “honrada e feliz”.

Feira de Caixixis 3

“Alcançamos a nossa expectativa. É um evento para as famílias e a gente fica alegre quando ver as pessoas parabenizar toda essa organização. Os hotéis e os comércios lotados. Estamos no caminho certo e trabalhando muito”, comemorou a gestora ao lado do marido e ex-prefeito Isaac.

“Essa é uma festa multifacial. Ela apresenta o artesanato, a agricultura familiar, grandes shows de artistas do Brasil e também mostra a fé. Teve atos de religiosidade, como a Paixão de Cristo, sendo encenada. É isso que faz esta graça da Feira de Caxixis de Nazaré”, pontuou Isaac.

Feira de Caixixis 2

O professor Cleonilton Souza, de Salvador, se divertiu com toda a família na cidade. “Eu vi essa feira nos meus livros de história quando era criança. Eu vou levar alguns produtos de barro e madeira. Que é pra gente ter o rústico e o tecnológico dentro de casa para não perder as tradições. Eu meu sinto muito feliz aqui. E os utensílios são muito baratos”, elogiou Cleonilton.

Além de expor os trabalhos de artesãos, a feira trouxe entre suas atrações a Arena Infantil, sempre lotada. Teve brinquedos, pintura facial e muita diversão.

“O público infantil se diverte bastante e tudo isso de graça. Esse ano fizemos uma logística diferente com o Espaço Tradição, trazendo para o circuito a Olaria, Casa de Farinha de Copioba, que é nossa tradição também. Tivemos a arena central, onde valorizamos os artistas do município. Nós estamos conseguindo trazer de volta a essência da Feira de Caxixis”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo Magary Brothers.

Feira de caxixis 1

Representante do município em Brasília, o deputado federal João Roma (PRB) lembrou que a ação coordenada pela prefeita Eunice Barreto “gera desenvolvimento, receitas e empregos para os que mais precisam. É muito importante eventos como esse que aliam cultura e tradição”.

Feira de Caixixis 1

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Fundação Jose Silveira

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...