Biblioteca Central celebra 208 anos com programação gratuita

No dia 13 de maio, a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), completa 208 anos. Em pouco mais de dois séculos de serviços prestados à sociedade, a BCEB, primeira biblioteca pública da América Latina, comemora o aniversário com programação gratuita.

A abertura dos festejos acontece na próxima segunda-feira (13) com diversas atividades, como bate-papo, homenagens e apresentação do grupo de Cordas Dedilhadas da Neojibá e da Camarata da OSBA.

O destaque da programação é o bate papo A influência da Biblioteca na difusão da cultura em espaços não convencionais. A atividade conta com Maria José Goodwin, pedagoga e professora da Faculdade de Educação da UFBA, Ivanir Mattos, gerente de marketing do Shopping Center Lapa e do fotógrafo Nilton Souza.

A diretora da BCEB, Naiara Malta, destaca a importância da celebração. “Comemorar os 208 anos de existência da biblioteca é demonstrar para a sociedade que a unidade está em consonância com a discussão mundial sobre o papel das bibliotecas públicas contemporâneas na sociedade”, afirma.

Para a diretora, é papel da biblioteca, também, “oferecer à comunidade acesso a diversas manifestações culturais, tornando-se ponto de referência e serviços”, completa Naiara.