Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Caderneta de vacinação atualizada é essencial para erradicar doenças

Durante anos, o Brasil foi referência no combate e erradicação de doenças, como a poliomielite (paralisia infantil) e sarampo. No entanto, o noticiário e os boletins oficiais de saúde têm revelado uma triste situação: essas enfermidades estão retornando e matando cidadãos, por descuido na vacinação da criança ao idoso. Para não se tornar mais um número (até mesmo fatal) nas estatísticas, é importante verificar: você está com a caderneta de vacinação em dia?

A subcoordenadora de Controle de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Doiane Lemos, ressalta a importância de manter o documento atualizado. “Estando na unidade de saúde, é sempre uma oportunidade de atualizar a situação vacinal. Por isso, a gente reforça a importância desse documento. Ele deve ser guardado e a pessoa deve tê-lo como um guia. Ali tem o histórico da pessoa: todas as vacinas que ela completou esquemas, todas que foram iniciadas, e as que ainda precisam ser tomadas. Então, é sempre importante ter esse documento como um marco”.

A ministração dos antivírus vai depender da faixa etária de cada pessoa. Caso haja dúvidas, a recomendação é procurar um posto de vacina para verificar a situação atual, e se necessário, fazer a atualização. Com isto, as pessoas passam a ter proteção contra as doenças de acordo com a especificidade do esquema de cada antivírus. Atualmente, no calendário básico de vacinação, está disponível a imunização contra doenças como hepatite B, febre amarela, tuberculose e meningite, entre outras. A consulta do calendário pode ser feita no site do Ministério da Saúde, por meio do portalms. saude. gov. br.

Legislação e exigência – Apesar de muitas pessoas pensarem que o cartão de vacina é só para crianças, a imunização é recomendada em todas as idades. Na década de 1970, as campanhas de vacinação contra a varíola foram fundamentais na erradicação da doença. Por esse motivo, a Lei 6.259 de 30 de outubro de 1975, e o Decreto 78.231 de 30 de dezembro de 1976 sobre imunizações e vigilância epidemiológica, deram ênfase às atividades permanentes de vacinação e colaboraram para fortalecer institucionalmente as ações.

A caderneta é um documento indispensável. Considerada equivalente à carteira de identidade, algumas agências de viagem, dependendo do destino, fazem a recomendação em contrato para atualizar o documento. Isso porque alguns países exigem imunização para determinadas doenças e, sem estar vacinado, o indivíduo pode ser deportado.

Perda – Em casos de perda, o ideal é que o indivíduo procure a unidade onde se vacinou, evitando tomar doses de imunobiológicos desnecessariamente. “O ideal é não perder. Precisamos trabalhar nesse contexto. Imagine o transtorno que é quando você perde um RG, uma carteira de trabalho. Nesse caso, você vai ter que se submeter a outras injeções, sem necessidade. Caso perca, busque outras formas. Pode haver uma cópia do cartão de vacina no trabalho, na escola do filho também. Então, primeiro, é tentar encontrar ou, mesmo, ir à unidade onde tomou a vacina para tentar resgatar essa informação. Se não encontrar, vai começar o esquema do zero”, alerta Doiane.

Sistema – A subcoordenadora explica que, desde 2016, é utilizado o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). O objetivo é coordenar as ações de imunizações, já que ele consegue fazer uma guarda das informações das pessoas vacinadas. De acordo com o site do Ministério da Saúde, o SI-PNI é formado por um conjunto de sistemas, a exemplo dos utilizados pela gestão municipal, que avaliam desde a aplicação da vacina, passando pelo gerenciamento das doses, até as possíveis reações adversas e localização de lotes do medicamento.

Influenciadora baiana é presa sob suspeita de estimular jogos de azar e estelionato

A influenciadora digital baiana Karla Stefany de Sá foi presa nessa quinta-feira (18/04), no Espírito Santo, sob suspeita de estimular jogos de azar e...

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região do Residencial Ceasa, uma das...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Influenciadora baiana é presa sob suspeita de estimular jogos de azar e estelionato

A influenciadora digital baiana Karla Stefany de Sá foi presa nessa quinta-feira (18/04), no Espírito Santo, sob suspeita de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Influenciadora baiana é presa sob suspeita de estimular jogos de azar e estelionato

A influenciadora digital baiana Karla Stefany de Sá foi presa nessa quinta-feira (18/04), no Espírito Santo, sob suspeita de...

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região...

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na...

Jogadores do Bahia que não foram titulares na derrota para Inter estão na seleção da 2ª rodada; confira

O aplicativo Flashscore montou a seleção da 2ª rodada do Brasileirão com base nas notas de cada jogador em...