PRF flagra crime ambiental e resgata animais silvestres nas cidades baianas de Cipó e Olindina

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 20 pássaros silvestres, na Br 110 , em trechos dos municípios de Cipó e Olindina, região norte da Bahia.

Na manhã desta terça-feira (21), os agentes federais em fiscalização de rotina avistaram gaiolas penduradas em uma residência às margens da rodovia, no Km 234 da BR 110, trecho do município de Olindina. Ao se aproximarem constaram que 10 aves silvestres eram mantidas presas, sem autorização do órgão ambiental.

Os pássaros foram resgatados e o responsável assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e firmou compromisso para comparecimento ao Juizado Especial Criminal e responderá por crime contra o meio ambiente.

Em seguida, a equipe deu continuidade à fiscalização e no perímetro urbano do município de Cipó, os PRFs flagraram aves silvestres, em situação irregular, que foram encontradas presas dentro de dois imóveis. Os responsáveis foram identificados e responderão na Justiça por manter animal silvestre em cativeiro, conforme previsto na Lei 9.605/98.

As aves resgatadas são das espécies conhecidas popularmente por trica ferro, canário da terra, pássaro preto, tico-tico, tico-tico rei cinza, cardeal, papa-capim e coleiro. Os animais foram encaminhados à Secretaria do Meio Ambiente de Ribeira do Pombal.