Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

STF confirma proibição de trabalho insalubre de gestantes e lactantes

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou hoje (29) inconstitucional o trecho da reforma trabalhista que abriu a possibilidade de gestantes e lactantes trabalharem em atividades insalubres. Por 10 votos 1, a Corte confirmou liminar proferida em maio pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, suspendendo a norma.

Com a decisão, segundo Moraes, fica valendo a regra anterior. Com o texto antigo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), antes da reforma aprovada em 2017, a gestante deverá ser afastada de atividades e locais insalubres, devendo ser realocada em outro tipo de serviço. Não sendo possível, a empregada será afastada e terá direito a receber salário-maternidade.

Em seu voto, Moraes confirmou sua liminar e afirmou que a alteração na CLT permitiu que gestantes e lactantes continuem trabalhando em atividades insalubres e ainda previu que o afastamento só pode ocorrer após a apresentação de atestado médico.

Segundo Moraes, nesse ponto, a reforma trabalhista é inconstitucional por não proteger mulheres grávidas e lactantes. “Quem de nós gostaria que nossas filhas, irmãs, netas, grávidas ou lactantes, continuassem a trabalhar em ambientes insalubres?, questionou.

Pelo texto antigo da CLT, o Artigo 394-A definiu que a empregada gestante ou lactante será afastada de qualquer tipo de serviço e locais insalubres. Com a mudança, o mesmo dispositivo vetou o trabalho nas atividades perigosas, mediante apresentação de um atestado médico para que o afastamento seja realizado.

O voto de Moraes foi acompanhado pelos ministro Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e o presidente, Dias Toffoli. Marco Aurélio foi o único a divergir.

O caso chegou ao STF por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada pela Confederação Nacional de Trabalhadores Metalúrgicos. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que também opinou pela concessão da liminar. Para Dodge, a exigência de atestado médico para o afastamento da gestante, conforme previsto na reforma trabalhista, transformava “em regra a exposição ao risco”.

Candeias: Pitágoras visita Malembá de Baixo e apresenta soluções para problemas causados pela chuva

Cumprindo o compromisso de andar lado a lado com a população, o prefeito Pitágoras Ibiapina, esteve na manhã desta quarta-feira, 24 de abril, no...

Servidor da prefeitura e estudante esquartejados em Mata de São João

Dois jovens foram mortos de forma brutal no município de Mata de São João, no litoral norte baiano. Andrey Conceição Correia, de 26 anos,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Candeias: Pitágoras visita Malembá de Baixo e apresenta soluções para problemas causados pela chuva

Cumprindo o compromisso de andar lado a lado com a população, o prefeito Pitágoras Ibiapina, esteve na manhã desta...
Fundação Jose Silveira

Candeias: Pitágoras visita Malembá de Baixo e apresenta soluções para problemas causados pela chuva

Cumprindo o compromisso de andar lado a lado com a população, o prefeito Pitágoras Ibiapina, esteve na manhã desta...

Servidor da prefeitura e estudante esquartejados em Mata de São João

Dois jovens foram mortos de forma brutal no município de Mata de São João, no litoral norte baiano. Andrey...

Condutores das categorias C, D e E têm até 30 de abril para atualizar exame toxicológico

Para não serem penalizados com multa gravíssima, no valor de R$ 1467,35, os condutores com Carteira Nacional de Habilitação...

Professor de teatro acusado de abusar sexualmente de alunos é alvo de investigação em Itapetinga

Três vítimas de violência sexual registraram queixa contra um professor de teatro que trabalhava na prefeitura de Itapetinga e...