População já pode aproveitar a nova Ponta de Humaitá

Fotos: Valter Pontes

Um dos mais antigos pontos turísticos de Salvador ganhou um destaque ainda mais especial com as obras de requalificação promovidas pela Prefeitura. A nova Ponta de Humaitá foi entregue nesta sexta-feira (31) à população pelo prefeito ACM Neto, em meio ao chamado da banda Jammil, presente no evento: “Vamos ver o pôr do sol!” O local é conhecido por ser um dos mais belos pontos de observação da despedida diária da luz solar da capital baiana.

Durante a cerimônia, que contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, entre outras autoridades, ACM Neto destacou que a intervenção foi toda pensada respeitando a história e a característica original do lugar.

“Esta é uma das vistas mais bonitas da Baía de Todos-os-Santos, e integra esse cartão postal de Salvador, sendo patrimônio tombado e protegido, estando permanentemente no coração dos baianos. Temos aqui o pôr do sol mais bonito da Bahia. Era uma região abandonada, que precisava de requalificação. Em breve, começaremos a requalificação da primeira etapa da Boa Viagem, seguindo esse contexto amplo de reforma de toda a orla de Salvador, valorizando toda a região da Cidade Baixa”, revelou o prefeito.

“Acho o Humaitá um local completo, tanto o mar e a vida aquática, como as estruturas históricas. Tem muita história aqui. Costumo vir para relaxar um pouco, até pelo meu trabalho, pois lido muito com pessoas. Também aproveito para escrever poesias aqui. O Humaitá é bastante inspirador e era um ponto que estava merecendo mesmo uma requalificação. Parabéns à Prefeitura pela iniciativa”, destacou o auxiliar de escritório Edmar Xavier, presente na festa de inauguração.

Requalificação – A intervenção custou R$ 1 milhão, somente no trecho da Ponta de Humaitá. Antes da entrega do trecho reformado, ACM Neto lembrou que a Prefeitura mantém uma atenção especial à região, bem como tem feito investimentos em toda a orla da cidade.

As obras na Ponta de Humaitá envolveram recuperação da quadra, implantação de sanitários, áreas destinadas a uma roda de capoeira e de contemplação, recuperação de pisos do entorno da Igreja de Monte Serrat, instalação de rampas para cadeirantes, guarda-corpo ao longo da balaustrada, instalação de mobiliário urbano e a retirada do módulo de bilhetagem para descortinar a vista.

O píer instalado na área não fez parte do projeto porque implicaria na inclusão de aspectos náuticos e manifestações da Marinha, fugindo ao escopo inicial da intervenção urbanística. Também ocorreu a requalificação do canteiro central, colocação de meio-fio em granito, pavimentação, piso intertravado, paisagismo, recuperação da alvenaria e do meio-fio no entorno da igreja.

“Esta é uma obra que traz o que há de mais moderno em arquitetura e urbanismo, e que casa com o aspecto histórico deste local. Este é um locais mais bonitos de Salvador e precisava dessa valorização”, afirmou Bruno Reis.

Ultimas Noticias

Bilhetes para próximo sorteio da Nota Premiada Bahia já estão disponíveis

Os bilhetes com os quais os participantes irão concorrer ao primeiro sorteio da Nota Premiada Bahia em novo formato, que amplia em 810% as...

Vídeo mostra momento em que ladrões são pegos e um morre...

Um vídeo enviado ao Informe Baiano mostra o momento exato em que dois ladrões são pegos por populares no bairro da Ribeira e um...

Aeroporto de Salvador amplia capacidade para 15 milhões de passageiros por...

O governador Rui Costa participou da entrega oficial da primeira etapa das obras do Salvador Bahia AirPort, na tarde desta quarta-feira (11). O ato...

Voluntárias Sociais promovem confraternização natalina para idosos

O Natal Solidário nos Ares, promovido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), na manhã desta quarta-feira (11), proporcionou lazer, interação e entretenimento para centenas...
Publicidade