Doença falciforme atinge uma a cada 455 pessoas em Salvador

Em 19 de junho acontece o Dia Mundial da Conscientização da Doença Falciforme. Em Salvador, a incidência é que de uma a cada 455 pessoas possuam a doença. A patologia é resultado de uma alteração genética responsável por deformar as hemácias, que assumem o formato de foice – por isso o nome falciforme – e endurecem, dificultando a passagem do sangue pelos pequenos vasos e a oxigenação dos tecidos.

A doença é hereditária e acomete principalmente pessoas negras. Desde 2008, é obrigatória a notificação da doença após a sua identificação, feita através do teste do pezinho, exame realizado logo após o nascimento do bebê. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lembra que, nos postos de saúde, é ofertada a eletroforese de hemoglobina – exame para detecção da doença em pessoas que não a identificaram no período neonatal. O resultado fica pronto em aproximadamente 10 dias.

Quem tiver dúvidas sobre se possui ou não a doença pode solicitar o exame em uma consulta médica. A depender do diagnóstico, o paciente será encaminhado a um especialista, hematologista pediátrico ou adulto, nos multicentros de saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, que são unidades de referência para este tratamento. A partir de então, passam a receber gratuitamente medicamentos que auxiliam no controle da doença.

Sintomas – Os principais sintomas da doença falciforme são a anemia crônica, palidez, cor amarelada na pele e no branco dos olhos, causada por níveis elevados de bilirrubina no sangue (icterícia); inchaços nos pés e mãos, geralmente com muita dor; além de crises dolorosas nos ossos. Também podem ser registrados atraso no crescimento, feridas nas pernas, tendência a infecções e problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais, músculos e articulações.

Decreto – O decreto 18.857/2008 regulamentou a Lei 5.395/98, que instituiu o Programa de Assistência às Pessoas Portadoras do Traço Falciforme ou Anemia Falciforme em Salvador. Pelo documento, o município tem a responsabilidade de garantir a cobertura vacinal completa a todas as pessoas com doença falciforme, além de medicação e equipamentos necessários ao tratamento, que não poderá sofrer interrupção. A série de medidas inclui ainda a prevenção de agravos, aconselhamento genético com acesso a todas as informações técnicas e exames necessários aos parceiros e parceiras com probabilidade de terem filhos com doenças falciformes, dentre outros serviços.

Balanço – Até o fim de 2018, foram cadastrados 1.106 pacientes nos ambulatórios especializados em doença falciforme na cidade e foram feiras 2.300 notificações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Entre os 27.161 nascidos-vivos no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018, 56 crianças foram atestadas com a doença.

MISSÃO CUMPRIDA: Bahia empata com Retrô e está nas quartas da Copa do Brasil

O Bahia está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. Em Pernambuco, na noite desta quarta-feira (06/08), o time de Rogério...

Fies 2025: divulgada lista de espera do segundo semestre

Os estudantes que estão na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2025, já...
Fundação Jose Silveira

MISSÃO CUMPRIDA: Bahia empata com Retrô e está nas quartas da Copa do Brasil

O Bahia está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. Em Pernambuco, na noite desta quarta-feira...
Prefeitura Vitoria da Conquista

MISSÃO CUMPRIDA: Bahia empata com Retrô e está nas quartas da Copa do Brasil

O Bahia está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. Em Pernambuco, na noite desta quarta-feira...

Fies 2025: divulgada lista de espera do segundo semestre

Os estudantes que estão na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao processo seletivo do...

SAC emite nova carteira de identidade em escola estadual de Irecê

A Equipe SAC Itinerante e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) levam o serviço da nova Carteira de...

SUSPEITOS COM DROGAS: Dupla investigada por homicídio é presa em Lauro de Freitas

Dois suspeitos foram autuados em flagrante em Lauro de Freitas, pelos crimes de tráfico de drogas e associação para...