Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Número de inscritos para o Encceja 2019 tem aumento de 75%

A edição deste ano do Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja) teve um crescimento de 75% no total de inscritos em relação a 2018. Foram 2.973.375 inscrições contra as 1.695.607 do ano anterior.

O balanço foi divulgado hoje (4), em Brasília, pelo Ministério da Educação.

A prova é aplicada a jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada para obter a certificação de conclusão no ensino fundamental ou médio.

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto em 611 municípios.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Ribeiro Lopes, disse que a ampliação da divulgação é um dos fatores que levou ao aumento expressivo no número de inscritos.

“Atribuímos a maior divulgação do Encceja ao maior conhecimento por parte da população e ao apoio das secretarias estaduais.

Além disso, percebemos que o cidadão está buscando uma certificação para melhorar sua condição de empregabilidade”, disse o presidente do Inep.

Os inscritos no Encceja de 2019 buscam principalmente a certificação do ensino médio. Setenta e oito por cento das inscrições foram para as provas do ensino médio e 21,6% para as do ensino fundamental.

As mulheres são maioria para o ensino médio (51,5%) e para o fundamental (53%).

A maior parcela de inscritos para certificação do ensino médio está na faixa etária entre 21 a 30 anos (972.076), seguido pelos que têm de 31 a 59 anos (859.497). No ensino fundamental, a faixa etária de maior concentração é entre 31 a 59 anos (298.962) e depois entre 21 a 30 anos (177.754).

São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná são os estados com maior número de inscritos para os dois níveis de ensino. Os atendimentos específicos mais solicitados nos dois casos são os de lactante gestante e idosos.

Segurança
O presidente do Inep alertou que a segurança será reforçada nessa edição do exame. Se algum equipamento eletrônico do candidato emitir sinal sonoro durante a prova, ele será eliminado.

“Nesse ano, se algum aparelho emitir sinal sonoro durante a aplicação da prova o candidato será eliminado. É muito importante que o candidato tome cuidado com seus aparelhos. Aquele aparelho que, mesmo desligado, por exemplo, toque um despertador, é preciso ter cuidado porque se tocar ele será eliminado”, explicou. Os lanches dos candidatos também serão revistados.

Provas e certificação
Os interessados no certificado do ensino fundamental precisam ter, pelo menos, 15 anos completos na data da prova. Para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos.

Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.

Os resultados podem ser usados de duas formas. Quem conseguir a nota mínima exigida em todas as provas tem direito à certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Aqueles que alcançarem a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, terão direito à declaração parcial de proficiência.

Sistema de Reconhecimento Facial buscará foragidos na Micareta de Feira

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública será utilizado na Micareta de Feira, que começa nesta quinta-feira (18) e segue até...

Servidores e gestores estaduais se reúnem em Salvador para debater melhores práticas em administração pública

Salvador recebe nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), o Consad Express e o 128º Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Administração. Os...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Sistema de Reconhecimento Facial buscará foragidos na Micareta de Feira

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública será utilizado na Micareta de Feira, que começa nesta...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Sistema de Reconhecimento Facial buscará foragidos na Micareta de Feira

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública será utilizado na Micareta de Feira, que começa nesta...

Servidores e gestores estaduais se reúnem em Salvador para debater melhores práticas em administração pública

Salvador recebe nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), o Consad Express e o 128º Fórum do Conselho Nacional...

CASA INVADIDA: Homem executado a tiros e irmão ferido em Camaçari

Um homem, identificado como Jeivison Francisco dos Santos dos Anjos, de 25 anos, foi assassinado a tiros após ter...

BA-263: Acidente deixa dois mortos no sudoeste da Bahia

Um acidente de trânsito vitimou duas pessoas nessa quarta-feira (17/04), em um trecho conhecido como Passagem do Angico, na...