Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Líder do DEM se posiciona contra fechamento de comarcas no interior baiano e pede apoio aos deputados

Afim de coibir a decisão do TJ-BA de fechar mais 18 comarcas no interior do estado, o líder do partido Democratas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Sandro Régis, em conjunto com o presidente da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA), Fabrício Castro, visitou o presidente da Casa, Nelson Leal (PP), para debater o assunto, em reunião hoje (4), na AL-BA.

No encontro, Régis apontou para o papel que os deputados, como representantes do povo, têm na luta pela garantia do acesso à justiça no interior do estado. “Nossa grande preocupação é de manter a ordem na cidade, o ordenamento jurídico. Com a ausência do juiz na comarca, a sociedade se sente acéfala e nesse momento de insegurança que a gente está vivendo isso é um tiro no peito”, ponderou.

A aliança entre a OAB e os deputados estaduais tem como intuito sensibilizar o poder judiciário da importância da manutenção das comarcas. Para o presidente da ordem dos advogados da Bahia, não existe solução fora da política, o que motivou a movimentação conjunta com o legislativo em prol da causa. “Eu tenho a certeza de que junto com o apoio dos parlamentares e com a força que a OAB tem na sociedade nós vamos convencer o tribunal da importância das comarcas e vamos vencer com a campanha nenhuma comarca a menos”, afirmou. Castro também agradeceu o apoio do deputado Sandro Régis na realização da reunião de hoje.

Após a reunião, o presidente da AL-BA, deputado Nelson Leal, afirmou que a pauta é “muito importante”. Leal contou que vai participar de uma reunião para debater o tema com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA).

Na visita, também foi proposta a aproximação do trabalho das comissões temáticas da assembleia com a OAB. Na avaliação de Leal, a pauta é fundamental para que a AL-BA esteja cada vez mais próxima da sociedade. “Estamos aqui sempre de braços abertos para receber [a OAB]”, pontuou.

Também presente na reunião, o líder da minoria deputado Targino Machado (DEM), acredita que o fechamento das comarcas distancia a população da justiça e faz com que a sociedade perca a esperança na instituição.

Devido à importância da luta pela manutenção das comarcas, o deputado Sandro Régis ressalta o caráter apartidário da reunião. Após o encontro, o democrata apontou que apesar de ser oposição ao governo do estado, o compromisso é com os cidadãos.

Devido ao corte de gastos no judiciário baiano, já foram fechadas 33 comarcas na Bahia. De acordo com o deputado Nelson Leal, outras 52 cidades podem ter suas circunscrições encerradas.

Prédio em construção pega fogo em Recife e imagens mostram chamas imensas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Imagens postadas em...

Tiroteio e morte na Avenida Luís Eduardo Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) apreenderam uma arma de fogo e munições, além de recuperarem um veículo com restrição de...

Prédio em construção pega fogo em Recife e imagens mostram chamas imensas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Prédio em construção pega fogo em Recife e imagens mostram chamas imensas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta...

Tiroteio e morte na Avenida Luís Eduardo Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) apreenderam uma arma de fogo e munições, além de recuperarem...

PM resgata aves silvestres e prende homem com drogas e munições em Seabra

Na manhã de quinta-feira (28), durante a 22ª edição da Operação Força Total, policiais militares da Companhia Independente de...

Economia: Produtores de 16 estados poderão renegociar dívidas do crédito rural

Produtores de 16 estados afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços agrícolas poderão renegociar dívidas do crédito...