Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Fim de semana em Salvador está repleto de atrações, feiras e entretenimento

Nesse fim de semana, a cidade estará repleta de atrações, feiras, shows e muito mais. Quem gosta de aproveitar a programação cultural de Salvador terá diversas opções de entretenimento, inclusive para as crianças. A movimentação começa às 20h desta sexta-feira (19), com a comemoração dos 10 anos do Encontro Internacional de Artes (IC), organizado pela Dimenti Produções Culturais. O encontro terá 24 horas de programação ininterrupta, indo até às 20h de sábado (20), na Praça Castro Alves, no Espaço Cultural da Barroquinha, no Teatro Gregório de Mattos, e no Espaço Itaú Cinema Glauber, trazendo o tema “Quanto dura sua shama”.

Este ano, o IC traz novamente uma conexão com a gastronomia. Dessa vez, A Feira da Cidade ocupará a Praça Castro Alves, sendo um ponto de encontro e refeitório para público, artistas e técnicos participantes do evento. Além do espaço gastronômico, tem também a programação musical da feira, que começa nessa sexta, às 19h, com o Samba de Botequim, que promete levar o melhor do samba tradicional brasileiro. Em seguida, entrarão em cena os Djs Mauro Telefunksoul e Ian Fragas, a cantora cearense Karina Alexandrino e paraense Jaloo. O encerramento da virada cultural será com Larissa Luz.

As tendas ficarão em pleno funcionamento das 20h desta sexta-feira até 4h do sábado. Depois de uma pausa, as atividades da feira voltam às 10h do sábado e permanecem até as 21h, voltando no domingo em horário normal, das 10h às 19h. O Encontro Internacional de Artes trouxe uma novidade este ano, a mostra Cine Combustão, que complementa a programação regular do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, entre as 23h e o meio-dia, para fazer 24 horas ininterruptas de cinema. Os filmes selecionados têm curadoria do cineasta Cláudio Marques. Os ingressos custarão R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

Ruas de Lazer – A Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) está promovendo uma série de atividades recreativas e esportivas em alguns bairros da cidade através do Ruas de Lazer. No sábado (20), das 8h às 12h, na Rua Alto da Bola, na Federação, os populares irão se divertir com brinquedos como cama elástica, além de jogos de tabuleiro, de basquete, vôlei e futebol e aulas de ginástica e alongamento. No domingo (21), a equipe estará presente na Rua Benjamin Abdon, no final de linha de Mata Escura.

De janeiro a junho deste ano, o projeto beneficiou 51 comunidades, sendo que a cada edição tem a participação de cerca de 150 beneficiários. Até dezembro deste ano, já existem 28 edições já programadas, podendo ter aumento neste número, já que as demandas chegam à Semps de forma espontânea. O propósito do trabalho é atender o máximo de comunidades, sobretudo, aquelas mais distantes do centro.

Pelourinho – Se você gosta de poesia, pode curtir o encontro de dois grandes coletivos de Salvador: Pé de Poesia e Poesia em Trânsito, num cortejo poético pelas ruas, bares e restaurantes do Pelourinho, nesta sexta-feira (19), às 19h. No sábado (20), às 19h, tem o Grupo Só Samba de Roda, que toca no projeto “Música nas Esquinas”, no Pelourinho. Neste domingo, a igreja do Rosário dos Pretos abre as portas para a música popular brasileira do Grupo Ambiente Brasileiro, formado pelos músicos Jota Anderson, Paulo Romero e Jackson Dantas, através do projeto “Concerto nas Igrejas”.

Já para as crianças, tem animação garantida. No domingo, as 16h, tem “A Boiada Multicor”, com atividades de artes integradas através de oficinas lúdicas e pedagógicas. As apresentações multilinguagens misturam diversos ritmos musicais (samba, samba-reggae, coco, xote, samba-chula, xaxado, baião, galope e outros), poesias para crianças, jovens e adultos, textos e artes plásticas com adereços do “bumba meu boi” no Cruzeiro de São Francisco.

Cajazeiras – Sábado, a partir das 18h, no Campo da Pronaica, em Cajazeiras, a Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), realiza o “Arrocha Agosto”. O evento contará com a banda Asas Livres, precursora do arrocha na Bahia, além dos cantores Kakau Moreno e Diego Vieira. O evento é gratuito.

Parque da Cidade – Caçada Pokémon. Neste sábado, das 14h às 18h, nas praças Pau-Brasil e Melhor Idade do Parque da Cidade, será realizada a primeira Caçada Pokémon do grupo Agenda Nerd Salvador. Além da “caça”, vai ter piquenique e apresentação de artesanato para os participantes. A Policia Militar e a Guarda Civil Municipal irão reforçar a segurança do local, a previsão, de acordo com os organizadores, é que cerca de 600 jogadores estejam no local.

O indiano e terapeuta holístico Karun Naidu pretende mostrar neste domingo, no Parque da Cidade, toda leveza, meditação e movimento da arte marcial chinesa Tai Chi Chuan, na Praça Confúcio, das 8h às 10h. No domingo, das 9h às 12, o grupo Batalha Cênica Salvador promove mais um encontro de Esgrima e Arquearia Tradicional, no gramado ao lado da Praça Confúcio, para pessoas com idade mínima de 18 anos.

As atividades lúdicas e esportivas para crianças de diversas idades continuam no gramado ao lado da Praça Confúcio, das 13h às 17h. A organização fica por conta do grupo Batalha Cênica. Já o 1º Campeonato de Skate no Parque acontece neste domingo, das 10h às 18h, na Praça de Skate Chorão. O evento é promovido pela Equipe na Base e contará com as participações do grupo de Rap La Mafia e STO, os Rappers Yuri Lupo, MC DAGANJA, banda Nova Era, Monkeys Gang e IV de Marte. As inscrições podem ser feitas na loja Lumahay, no Shopping Piedade, e também no dia e local do evento, a partir das 10h. A idade mínima para participar é de 10 anos e os ganhadores receberão troféus e os participantes brindes.

PM apreende arma e droga em Paulo Afonso

Policiais militares da CIPT Rondesp Nordeste apreenderam uma arma de fogo na tarde desta quinta-feira (28) em Paulo Afonso. Os pms realizavam ações de patrulhamento...

Homem é preso por suspeita de tráfico de drogas em Mata de São João

Na tarde desta quinta-feira (28), policiais militares da 53º CIPM detiveram um homem por suspeita de tráfico de drogas numa localidade conhecida como Acuzinho. Os...

PM apreende arma e droga em Paulo Afonso

Policiais militares da CIPT Rondesp Nordeste apreenderam uma arma de fogo na tarde desta quinta-feira (28) em Paulo Afonso. Os...
Prefeitura Municipal de Savaldor

PM apreende arma e droga em Paulo Afonso

Policiais militares da CIPT Rondesp Nordeste apreenderam uma arma de fogo na tarde desta quinta-feira (28) em Paulo Afonso. Os...

Homem é preso por suspeita de tráfico de drogas em Mata de São João

Na tarde desta quinta-feira (28), policiais militares da 53º CIPM detiveram um homem por suspeita de tráfico de drogas...

Solange Almeida suspende agenda de shows após cirurgia de emergência

A cantora Solange Almeida passou por uma cirurgia de emergência durante a madrugada desta quinta-feira (28/03), e precisou interromper...

Motorista tenta fazer manobra e carreta engancha em fios na Baixa de Quintas

Em vídeos enviados ao Informe Baiano na noite desta quinta-feira (28/03), é possível ver o transtorno na rua principal...