Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Mesa programática do PPA da Bahia estabelece metas e prioridades para a Educação

Promover a melhoria da qualidade da educação de forma contextualizada e voltada para a formação integral do estudante, com a valorização dos profissionais da área e o aprimoramento da gestão. Esses foram alguns tópicos debatidos na última mesa programática do Plano Plurianual Participativo (PPA 2020-2023) da Bahia, nesta terça- feira (18), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, com o tema ‘Educação’.

Realizado de forma participativa desde 2007, numa iniciativa até então inédita no Brasil, o PPA tem o objetivo de assegurar maior diálogo entre Estado e sociedade para a construção de políticas públicas e mais transparência nas ações do governo.

Inovações curriculares e valorização das diversidades e inclusão étnico/racial, de gênero, geracional e de pessoas com deficiência também integraram o debate, que contou com representantes das secretarias do Planejamento (Splan), da Educação e de outras pastas estaduais. “Desde 2007, o orçamento e o PPA não são peças frias, burocráticas, e sim relacionadas com a participação popular, com a escuta de diversos órgãos, posteriormente com a execução e o monitoramento das políticas públicas”, afirmou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues.

Rodrigues lembrou ainda que, além de participar de outras mesas, como Desenvolvimento Rural, Saúde e Inclusão Socioprodutiva, a equipe da Educação trabalha para agregar temas relacionados no currículo, na formação de profissionais, seja na Educação Básica ou nas universidades, por exemplo.

O coordenador da Rede de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Clerisvaldo Paixão, destacou as características de transversalidade da construção do PPA. “Tem sido enriquecedora esta construção, porque o diálogo entre as secretarias com foco nas demandas, compromissos e metas das políticas públicas tem enriquecido muito nosso trabalho”, explicou Paixão.

Constituição

As mesas têm como objetivo discutir o alinhamento entre os instrumentos de planejamento e os planos estratégicos organizacionais de cada secretaria, com a integração dos compromissos pactuados. A partir daí, a Seplan, juntamente com as demais secretarias, fará um desenho inicial das metas, dos compromissos e indicadores do PPA 2020/2023.

Previsto no artigo 165 da Constituição Federal, o documento é um plano de médio prazo cuja elaboração é obrigatória para os governos federal, estadual e municipal, com o propósito de estabelecer as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos ao longo de um período de quatro anos.

Depois de plenárias promovidas nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, o PPA Participativo 2020-2023 do Governo do Estado foi lançado pelo governador Rui Costa e pelo secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, no dia 5 de abril.

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...
Fundação Jose Silveira

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...
Prefeitura Porto Seguro

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...