Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Entenda como se formam as cicatrizes de estrias que surgem na pele

Para aqueles que já sofrem com as temidas marcas na pele, é possível tratá-las através de procedimentos como a radiofrequência microagulhada, que recuperam completamente a região afetada.

Embora comuns em grande parte das pessoas, e não só em mulheres, as estrias são causa de grande desconforto estético para muitos. Mas, afinal, como estes riscos brancos que surgem na pele se formam? Segundo a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, as estrias acontecem quando há o rompimento das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele, devido ao estiramento da região. “Após o rompimento destas fibras ocorre um sangramento e assim aparecem as estrias rubras, que, após a cicatrização do local, adquirem a coloração branca. Ou seja, as estrias não são nada mais que cicatrizes na pele”, explica a especialista.

Acometendo principalmente adolescentes e mulheres grávidas, sendo que, de acordo com estudo publicado no Journal Of The European Academy od Dermatology and Venereology, quanto mais nova a mulher engravida maior a chance de ela desenvolver estrias, as alterações surgem geralmente abaixo das mamas, na região dos glúteos e nas pernas. Mas para aqueles que se desesperam só com a ideia do surgimento destas cicatrizes, a boa notícia é que elas podem sim ser evitadas. “Em geral, o melhor cuidado para prevenir o aparecimento das estrias é evitar a variação de peso, já que engordar e emagrecer repetidas vezes favorece o estiramento da pele”, destaca a médica. “Além disso, é importante o uso de cosméticos hidratantes que devem conter substâncias como os derivados de retinóides.”

Marcas na pele

Porém, para aqueles que já sofrem com as temidas marcas na pele, é possível tratá-las através de procedimentos como a radiofrequência microagulhada, que recuperam completamente a região afetada. “A tecnologia funciona por meio de microagulhas de ouro que penetram profundamente na pele, promovendo coagulação, aquecimento e reorganização das fibras de colágeno. Estas agulhas ultrapassam a epiderme, emitindo ondas eletromagnéticas apenas nas camadas mais profundas da pele e assim preservando a superfície. Isso faz com que o aquecimento chegue até a 70ºC, o que estimula a produção de colágeno e reconstrói as fibras rompidas”, completa a Dra. Kédima.

+Bolsonaro mostra cicatriz na barriga no programa de Danilo Gentili

De acordo com a dermatologista, o procedimento dura cerca de 40 minutos, durante os quais o paciente pode sentir leve aquecimento local, e o ideal é que sejam feitas em média, três sessões com intervalos mensais para que os resultados sejam satisfatórios, sendo que a primeira deve ser realizada logo quando as estrias surgirem, visto que, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhor o resultado final.

“No pós-procedimento a recomendação é a hidratação diária do local tratado e o retorno dos pacientes às atividades regulares é rápido, já que o tratamento exige pouco tempo de recuperação”, afirma. Após quinze dias já é possível visualizar melhora nas alterações e os resultados definitivos surgem depois de quatro meses. “Porém, o procedimento é contraindicado para gestantes e pacientes com tendência à formação de queloide, e não deve ser feito em áreas do corpo com infecções. O melhor então é que você consulte um dermatologista antes de optar pelo tratamento. Apenas ele poderá realizar uma avaliação de sua pele e recomendar a melhor forma de resolver o problema.”

Por que não conseguimos parar de espremer espinhas?

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos. O município, que retirou o...

Bahia passa a contar com Delegacia de Combate à Corrupção

A Bahia passa a contar com mais um importante equipamento especializado para o enfrentamento à criminalidade, com a criação da Delegacia Estadual de Combate...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos....
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos....

Bahia passa a contar com Delegacia de Combate à Corrupção

A Bahia passa a contar com mais um importante equipamento especializado para o enfrentamento à criminalidade, com a criação...

CÃOPANHEIRO: bebê de 1 ano foge e é encontrado na rua com “proteção” de cachorro caramelo

Uma criança de um ano e oito meses, vestindo apenas uma fralda, foi encontrada caminhando junto com um cachorro...

TÁ OLHANDO O QUÊ? Traficantes instalam câmeras em Jauá e polícia descobre

Quatro câmeras de videomonitoramento foram encontradas pela Polícia Militar nas ruas de Camaçari na quinta-feira (28/03). A PM acredita...