Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

ACM Neto alerta governo federal para não acabar o Mais Médicos e “deixar um vácuo”

“É preciso que o governo federal tenha cuidado para não acabar com o programa (Mais Médicos) e deixar um vácuo”, disse o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), nesta terça-feira (25/06), durante a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila da Fraternidade, no bairro de Coutos.

Neto lembrou que a prefeitura de Salvador, inclusive, já fez concursos para contratar médicos, mas não conseguiu suprir a demanda, pois “há uma oferta maior do que a quantidade de médicos”.

O gestor afirmou que já levou o problema ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Há uma visão equivocada do Brasil de que o problema da falta de médicos atinge apenas as pequenas cidades e não é. É um problema também das periferias das grandes cidades”, pontuou Neto, que acrescentou.

“Tem muita gente que trabalha de paletó e gravata nos grandes escritórios, ganham 30 mil reais por mês e não faz ideia do que sofre as pessoas mais pobres, principalmente aquelas que vivem nas periferias, não fazem ideia do que é depender do Sistema Único de Saúde. O que as pessoas querem é ter acesso ao médico porque não pode pagar um particular”, finalizou o prefeito de Salvador.

USF Vila da Fraternidade

Mais uma unidade de saúde da família (USF) foi entregue em Salvador, desta vez contemplando os moradores de Coutos, no Subúrbio Ferroviário. A USF Vila da Fraternidade, localizada na Rua José do Patrocínio, foi inaugurada pelo prefeito ACM Neto e seu vice Bruno Reisnesta terça-feira (25/06). Secretários, vereadores, lideranças e moradores também participaram da solenidade.

Para a execução das obras na USF, o investimento foi de mais de R$ 1,4 milhão. A estrutura da unidade de saúde possui 608 m² de área construída e tem capacidade para atender até 14 mil pessoas por mês. A USF Vila da Fraternidade possui dois pavimentos e 12 consultórios, sendo quatro odontológicos. Atuarão no local quatro equipes saúde família e outras quatro equipes de saúde bucal.

Serão ofertados serviços básicos de acolhimento e atendimento médico de enfermagem e odontológico, programas prioritários como hipertensão arterial, diabetes, pré-natal, além de planejamento familiar e outros acompanhamentos essenciais de saúde, como vacinas, coleta de material para exames laboratoriais, curativos, nebulização e teste do pezinho.

Agressor é preso em flagrante em Eunápolis

Um homem foi preso em flagrante na sexta-feira (3), por agredir e ameaçar a companheira. Ele foi localizado no bairro Pequi, por equipes da...

Cantora Naiá apresenta EP de samba que mescla influências da MPB e afrobeat

A cantora paulista Naiá, que atua como atriz e apresentadora de um canal digital, gravou no mês passado um EP com seis músicas, parte...

Agressor é preso em flagrante em Eunápolis

Um homem foi preso em flagrante na sexta-feira (3), por agredir e ameaçar a companheira. Ele foi localizado no...
Fundação Jose Silveira

LAURO DE FREITAS: PRD anuncia apoio a Débora Regis e deixa Moema desesperada

O PRD confirmou apoio a pré-candidata a prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis, na manhã deste sábado (04/05),...

QUE VENHA O BOTAFOGO! Bahia aprimora cobranças de faltas e viaja para o RJ

A manhã deste sábado (04/05) marcou a última sessão de treino do elenco do Bahia antes do confronto diante...

Obras de requalificação transformam o antigo Hospital Couto Maia na primeira unidade de grande porte de cuidados paliativos do país

As obras de recuperação do antigo Hospital Couto Maia, no bairro de Mont Serrat, em Salvador, foram visitadas, neste...

Salvador registra 64% de ocupação hoteleira em 2023, maior taxa média histórica em pesquisa do IBGE

Salvador registrou em 2023 uma taxa média de ocupação dos meios de hospedagem de 64%, superior ao observado no...