Agentes penitenciários descobrem túnel em presídio para fuga

Um túnel com 10 metros de profundidade foi descoberto durante vistoria de agentes da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) na área externa do Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo de Gericinó, zona oeste do Rio de Janeiro. O acesso, que seria utilizado para uma tentativa de fuga dos presos, foi preenchido com concreto.

Os agentes penitenciários também encontraram tonéis enterrados com 73 munições para pistola, espingarda e revólver, além de 10 telefones celulares, três modens, um aparelho Wi-Fi e quatro serras.

Operação

A ação faz parte da operação “Asfixia”, que envolveu servidores da Subsecretaria Adjunta de Gestão Operacional e da Superintendência de Segurança e também contou com apoio da Corregedoria e da Superintendência de Inteligência (Sispen).

O Instituto Penal Vicente Piragibe tem cerca de 10 mil metros quadrados e atende presos do regime semiaberto. Nesse tipo de cumprimento de pena, a pessoa tem o direito de trabalhar e fazer cursos fora da prisão durante o dia, mas deve retornar à unidade penitenciária à noite. Além disso, o detento tem o benefício de reduzir o tempo de pena através do trabalho: um dia é reduzido a cada três dias trabalhados. Apesar dessas possibilidades, muitos dos presos não têm a autorização para sair.

A Seap informou, por meio de nota, que desde o início da atual administração, a secretaria vem trabalhando arduamente para combater qualquer tipo de irregularidade dentro das unidades prisionais, com destaque para três operações que foram iniciadas neste ano: ‘Asfixia’, ‘Iscariotes’ e ‘Bloqueio’.

“É importante afirmar que todas as operações são realizadas pelo próprio corpo funcional da Seap. A Operação Asfixia, realizada pelos inspetores penitenciários, já apreendeu em todo o Estado, de janeiro a maio deste ano, 5.339 telefones celulares”.

Ultimas Noticias

Rui autoriza ampliação do metrô até Cajazeiras/Águas Claras

Foto: Carol GarciaO metrô de Salvador vai chegar ao bairro de Cajazeiras, passando por Águas Claras, na região onde será construída a nova rodoviária....

Bruno Reis diz que resultado da pesquisa é “reconhecimento da população...

Ao Informe Baiano, o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), comentou a pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data e divulgada nesta segunda-feira...

Sobre pesquisa em Salvador, Geraldo Júnior lembra que é o pré-candidato...

"Até então não disse que era candidato ou pré-candidato a prefeito de Salvador”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior, que...

Bahia terá mais de 14 mil voos para atender demanda turística...

Com a chegada da alta estação, a oferta de voos para a Bahia aumenta significativamente, para atender os muitos turistas que procuram os destinos...
Publicidade