Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

No desfile do Dois de Julho, Nelson Leal pede revisão histórica da “Independência do Brasil”

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, defendeu, na manhã de hoje (02.07), na cerimônia oficial dos tradicionais festejos pelo 2 de Julho – data em que é comemorada a Independência da Bahia, que os livros de história do Brasil façam uma revisão histórica e adotem o 2 de Julho de 1823 como data da efetiva independência, deixando o Brasil de ser colônia de Portugal.

IMG 20190702 WA0094

“A proclamação da Independência é de 7 de Setembro de 1822, mas o exército português só foi derrotado e expulso definitivamente do país em julho do ano seguinte, na Batalha de Pirajá. O que vale é o dia da libertação e não da assinatura do documento de independência. Não é demais lembrar que, somente em 12 de outubro de 1822, D. Pedro é proclamado Imperador e o Brasil vira Império. Portanto, historicamente, a data da nossa Independência deveria ser 2 de Julho de 1823”, defende Leal.

Representando o Legislativo baiano, Nelson Leal participou do hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia, de Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), ao lado do vice-governador João Leão; do prefeito de Salvador, ACM Neto; e do professor Eduardo Morais de Castro, presidente do IGHB. Leal também acompanhou os dois dos símbolos dos festejos, o Caboclo e a Cabocla, saindo da Lapinha em direção ao Centro Histórico de Salvador.

IMG 20190702 WA0095

“A Independência da Bahia é a única festa cívica brasileira com participação popular. É a verdadeira celebração da Independência do Brasil: foi aqui que os brasileiros defenderam a pátria contra o exército português. Os baianos consolidaram realmente a nossa independência e realizam uma emocionante celebração. Todo o Brasil deveria render homenagens aos heróis do Dois de Julho”, defende o presidente da ALBA.

As solenidades do dia se encerrarão por volta das 17h, no Campo Grande, com Nelson Leal, ao lado do governador Rui Costa e do prefeito ACM Neto, entre outras autoridades, depositando flores no Monumento ao 2 de Julho e assistindo ao acendimento da pira do fogo simbólico pela Independência da Bahia.

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 17 de maio o prazo final para as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento...

EXECUÇÃO! “Missinho” é morto a tiros dentro de carro em Santo Amaro

Um homem identificado apenas como "Missinho" morreu ensta sexta-feira (26/04), na comunidade da Ilha do Dendê, em Santo Amaro. As primeiras informações são de...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 17 de maio o prazo final para as convocações da lista de...
Fundação Jose Silveira

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 17 de maio o prazo final para as convocações da lista de...

EXECUÇÃO! “Missinho” é morto a tiros dentro de carro em Santo Amaro

Um homem identificado apenas como "Missinho" morreu ensta sexta-feira (26/04), na comunidade da Ilha do Dendê, em Santo Amaro....

PRF recupera motocicleta roubada em Jaguarari

Na última quarta (24), a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma ronda na BR407, na altura do...

Ministro da Justiça suspende policial que ensinou tortura em curso

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, aplicou uma pena de suspensão, de 90 dias, ao agente...