Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Estudantes da rede estadual voltam às aulas após recesso

Os cerca de 800 mil estudantes da rede estadual de ensino retornaram às aulas nesta quarta-feira (3), depois do recesso junino. De acordo com o calendário escolar, o ano letivo termina no dia 16 de dezembro, totalizando uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos. As aulas estão sendo reiniciadas com uma série de novidades. As aprendizagens estão sendo fortalecidas, ainda mais, por meio de projetos estruturantes, entre os quais o ENEM 100%, com aulões de reforço para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); as feiras escolares de Ciências, Matemática e Empreendedorismo e dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp). Os educadores da rede também estão mobilizados para a segunda etapa da Jornada Pedagógica 2019, no dia 27 de julho, com o tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”.

Nas escolas o dia foi de reencontros, abraços e de muitas expectativas. O estudante Marcos Antônio Santos, 20, 3º ano, do Colégio Estadual Bolívar Santana, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), é um dos que estão com a expectativa “em alta”, neste segundo semestre em função do ENEM. “Estamos entrando no segundo semestre e esta é uma nova oportunidade de aprendizagem. Volto às aulas ainda mais focado nos conteúdos voltados ao ENEM. Quero aproveitar os meses que antecedem ao exame para me dedicar especialmente à área de Linguagens, incluindo redação. Além de prestar a atenção nas aulas, em casa estou bem dedicado a assistir a vídeoaulas para fixar, ainda mais, os assuntos”.

A coordenadora pedagógica do Bolívar – onde estudam 1.395 alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio –, Alcilane Santana, destaca algumas das atividades do projeto pedagógico da unidade escolar, neste semestre. “Os trabalhos relacionados às feiras terão culminância em agosto. No caso dos alunos que vão fazer o ENEM, a preparação se aprofunda com aulas específicas, dentro de cada área do conhecimento; com as parcerias com universidades. Estamos sempre motivando os nossos alunos, elevando a sua autoestima e mostrando-lhes a sua possibilidade de terem acesso ao Ensino Superior, tais e quais os nossos ex-alunos, que sempre convidamos para que possam falar de suas experiências”.

No Colégio Estadual Ruth Pacheco, no bairro de Sussuarana, em Salvador, o clima do volta às aulas foi, também, de reencontro entre alunos, gestores, professores e funcionários. A estudante Elisiane Machado, 15, 9º ano, disse que volta às aulas com mais disposição para terminar o ano letivo com sucesso. “Estou bem animada porque, no próximo ano, estarei no Ensino Médio. Então, quero estudar muito para ganhar uma boa base, principalmente porque pretendo fazer Medicina ou Direito e isto significa que terei que me dedicar ainda mais”. O professor de História do Ensino Fundamental II, Lázaro Silva, do Ruth Pacheco, conta que está voltado, neste semestre, a conteúdos como cidadania e revoluções que ocorreram no mundo do trabalho, já na perspectiva dos conteúdos exigidos nas provas do ENEM”.

Aulões ENEM 100%

A partir deste mês de julho, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizará mais quatro ciclos dos Aulões programados para os seguintes períodos: de 15 a 19 de julho; de 19 a 23 de agosto; de 23 a 27 de setembro; e de 7 a 11 de outubro, nos turnos matutino (das 9h às 12h) e vespertino (das 14h às 17h). Os aulões acontecerão no auditório da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com transmissão ao vivo por meio do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e nas redes sociais da Educação Bahia.

Jornada Pedagógica

As escolas também estão sendo mobilizadas para a 2ª etapa da Jornada Pedagógica, no dia 27 de julho. A iniciativa está sendo realizada duas vezes por ano, desde 2017, reunindo professores, gestores e coordenadores pedagógicos em um planejamento coletivo baseado no tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”. Durante o encontro, os participantes discutem ações e atividades, bem como avaliam o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem.

Protagonismo estudantil

Os estudantes também já estão desenvolvendo projetos com vistas à realização das feiras escolares de Ciências, Matemática e Empreendedorismo 2019 e, consequentemente, para a 8ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). As feiras escolares acontecerão de 1º de agosto a 30 de setembro de 2019 e são compostas pela exposição e mostra de trabalhos realizados por estudantes sob a orientação de um professor. Os trabalhos selecionados nas feiras escolares deverão ser submetidos à 8ª FECIBA, no período de 1º a 20 de outubro. A FECIBA é considerada uma estratégia de divulgação e popularização científica, que envolve mostra de experiências e de estímulo ao protagonismo estudantil dos alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica.

JERP

Neste segundo semestre também serão realizadas novas etapas dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp). Os jogos são desenvolvidos pela SEC para potencializar a prática esportiva como um instrumento pedagógico incorporado ao currículo dos estudantes. O Jerp envolve diferentes modalidades como basquete, vôlei, futebol e xadrez, acontece nas etapas escolares, municipais, polos, territoriais, zonal, regional e nacional, e em 2019 conta com uma programação comemorativa dos 10 anos do projeto. Já foram realizadas as etapas escolar e municipal. Os Jogos Municipais Integrados, que fazem parte da etapa polos, aconteceram de 1 a 30 de junho. A etapa territorial está programada para acontecer de 3 a 15 de julho. Ainda no mesmo de julho, de 15 a 21, será realizada a etapa zonal, com modalidades individuais e coletivas. No mês de agosto será realizada a etapa estadual.

Prédio em construção pega fogo em Recife e imagens mostram chamas imensas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Imagens postadas em...

Tiroteio e morte na Avenida Luís Eduardo Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) apreenderam uma arma de fogo e munições, além de recuperarem um veículo com restrição de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Prédio em construção pega fogo em Recife e imagens mostram chamas imensas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Prédio em construção pega fogo em Recife e imagens mostram chamas imensas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta...

Tiroteio e morte na Avenida Luís Eduardo Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) apreenderam uma arma de fogo e munições, além de recuperarem...

PM resgata aves silvestres e prende homem com drogas e munições em Seabra

Na manhã de quinta-feira (28), durante a 22ª edição da Operação Força Total, policiais militares da Companhia Independente de...

Economia: Produtores de 16 estados poderão renegociar dívidas do crédito rural

Produtores de 16 estados afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços agrícolas poderão renegociar dívidas do crédito...