Resfriamento do couro cabeludo reduz queda de cabelos durante quimioterapia

A alopecia é um dos efeitos colaterais mais temidos durante a quimioterapia. Com implicações psicológicas, sociais e profissionais das pacientes.

“Alguns quimioterápicos, como as antraciclinas e taxanos, utilizados para o tratamento do câncer de mama causam alopecia e isso é, sem dúvidas, um drama adicional para a mulher que já sofreu com o diagnóstico do câncer e a cirurgia da mama. Para algumas pacientes, a preservação do cabelo tem um impacto muito importante na autoestima, mantendo-as autoconfiantes em relação ao tratamento”, explica a oncologista da Clínica AMO, Mayana Lopes.

- publicidade -

Para minimizar este efeito, os médicos recomendam um sistema de resfriamento do couro cabeludo que é aplicado durante as sessões de quimioterapia, diminuindo o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e o protegendo durante o tratamento.

A taxa de sucesso é determinada por quão bem a temperatura do couro cabeludo é reduzida e mantida durante o tratamento. Essa é uma das principais vantagens do sistema de resfriamento do couro cabeludo através da máquina em relação à touca com silicone, por exemplo.

“Com a máquina mantemos a temperatura constante em 32 graus negativos. Para manter temperatura similar com a touca é necessário fazer a troca a cada 30 minutos”, pontua a enfermeira especialista no procedimento, Cláudia Orrana.

Outras vantagens citadas pela enfermeira é a touca disponível em três tamanhos, o que possibilita uma melhor adaptação para o paciente, tornando este sistema mais confortável. A touca tem um espaço onde se concentra o ar frio e, portanto, evita o contato direto do frio com o couro cabeludo.

O uso desta tecnologia é tolerável pela maioria dos pacientes. As principais queixas são dor de cabeça e desconforto no couro cabeludo.

Ultimas Noticias

Bolsonaro

“CPMF de volta, não”, defende Bolsonaro ao comentar reforma tributária

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta sexta-feira (19/07/2019) que a reforma tributária a ser enviada ao Congresso Nacional pelo governo não vai criar...

Chocolates de cooperativas ganham destaque em festival no sul baiano

Chocolate sem lactose, aromatizantes e glúten; com jaca, abacaxi, coco, com licuri e goiaba... As combinações exóticas, que geram sabores marcantes e peculiares, produzidas...

Prefeitura de Salvador requalifica travessa e campo de futebol em São...

"Aqui antes era muito ruim, muita lama em época de chuva, horrível de andar. Agora está maravilhoso, está 100%". O relato do pedreiro e...

Canditados na lista de espera do ProUni devem comprovar informações

A partir de hoje (19), todos os candidatos que estão na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) deverão ir às instituições...
Publicidade