Clima tenso na Gamboa: após desabamento de casa, vereadores cobram ações

As fortes chuvas que caem na capital baiana desde a noite deste domingo (7) preocupam moradores de toda a cidade. Na manhã de hoje, moradores da Gamboa viram parte de uma casa desabar. Um vazamento da Embasa está encharcando o solo e trazendo riscos de mais deslizamentos de terra. Dezenas de casas podem ser atingidas.

Em contato com o Informe Baiano, que denunciou o caso no início da manhã, a Embasa informou que uma equipe foi deslocada ao local para desligar a rede que abastece a rua.

O presidente da Câmara de Salvador, vereador Geraldo Júnior (SD), e o edil Silvio Humberto (PSB) solicitaram equipes da Defesa Civil de Salvador para o local.

“Essas famílias estão correndo risco de morte. É preciso olhar para essas famílias e fazer um plano de contenção de encostas antes que o problema apareça. Todo período de chuva é a mesma coisa. Por isso, pedi que a minha equipe de assessores também fossem ao local prestar solidariedade às famílias”, reforçou Geraldo Júnior.

O vereador também agradeceu ao diretor-geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo, pelo atendimento eficaz. “Assim que falei com o diretor, ele encaminhou um engenheiro ao local”, disse.

Gleide Santos teve a casa atingida pelo deslizamento e terá que deixar o local, pois a moradia precisa ser demolida pela Defesa Civil de Salvador. “Há mais de um ano chamamos a Embasa. Eles vinham, faziam um paliativo, tapavam o buraco e só. A última vez que vieram aqui faz 3 meses”.

Já o engenheiro da Codesal, Expedito Sacramento explicou os próximos passos. “Vamos colocar alvenaria, depois acionar a Coelba para realocar o poste e nós vamos fazer a demolição. A família está amparada pelo auxílio-aluguel”, disse.

Nota da Embasa

Sobre deslizamento de terra ocorrido na localidade da Gamboa, na Av. Contorno, a Embasa informa que as redes de água e esgoto do local foram afetadas por movimentação de terreno encharcado pelas fortes chuvas que atingiram Salvador neste domingo (7). Nos últimos três meses, há registro de apenas duas solicitações de serviço para a localidade da Gamboa, ambas referentes a correções de vazamentos de pequeno porte em hidrômetros, serviços que foram concluídos no mesmo dia em que foram solicitados. Vale ressaltar que a localidade da Gamboa não tem rede de drenagem pluvial, equipamento responsável pelo escoamento adequado das águas de chuva no meio urbano. Este tipo de rede é implantado e mantido pela prefeitura municipal. A rede de água já foi fechada e a Embasa está aguardando a liberação da Codesal para iniciar os reparos devidos.

Desespero na Gamboa: parte de casa desaba e vazamento da Embasa ameaça encosta

Ultimas Noticias

Remédio para cólica menstrual tem efeito para tratar esquistossomose

Um remédio amplamente utilizado para cólicas menstruais – o ácido mefenâmico (nome comercial Ponstan) – pode ser eficiente para o tratamento da esquistossomose. A...

Ação da PM no Bom Juá flagra jovem com réplica de...

Policiais militares da Operação Gêmeos prenderam um rapaz armado com uma réplica de pistola em um ponto de ônibus, situado na localidade da Jaqueira...

Mesmo na crise, cirurgia plástica aumenta 25,2%

Mesmo com a crise econômica, a quantidade de cirurgias plásticas com fins estéticos cresce no Brasil. Foi realizado no ano passado 1,7 milhão de...

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 24 milhões

O Concurso nº 2.180 da Mega-Sena sorteia hoje (17) prêmio principal estimado em R$ 24 milhões para quem acertar as seis dezenas. Os números...
Publicidade