Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Anatel inicia estudo sobre qualidade dos serviços de telecomunicações

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou na última segunda-feira a quinta Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida. Cerca de 89 mil consumidores vão participar do levantamento que vai avaliar a qualidade e a satisfação do público com os serviços prestados pelas empresas de telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga fixa e TV por assinatura. A previsão de divulgação dos resultados é para o primeiro trimestre de 2020.

Os consumidores responderão perguntas sobre satisfação geral com a prestação dos serviços e sobre a qualidade percebida com os canais de atendimento, oferta e contratação de serviços, funcionamento dos serviços, cobrança, reparo e instalação, além de capacidade de resolução de problemas. Para que a agência possa construir dados de acordo com o perfil sociodemográfico dos cidadãos, o questionário inclui perguntas sobre a cidade onde o consumidor reside, renda e escolaridade. A Anatel destaca ainda que não serão solicitados número de documentos pessoais, e-mail para contato, endereço, número de cartão de crédito, dados bancários ou senhas.

O levantamento funciona como um panorama sobre os serviços de telecomunicações no país e subsidia o trabalho da Anatel. Os resultados permitem comparar, por unidade da federação, a satisfação e percepção de qualidade dos consumidores por prestadora e por serviço.

Pesquisas anteriores
A Anatel promove pesquisas sobre satisfação desde 2002 e, de qualidade percebida, desde 2012. No último levantamento divulgado pela agência, no início deste ano, foram entrevistadas cerca de 100 mil pessoas em todo o país.

De modo geral, no ano de 2018, o desempenho dos serviços pesquisados melhorou em relação às pesquisas anteriores. Na média nacional, subiu a nota de satisfação geral (numa escala de 0 a 10) para todos os serviços. Os consumidores de telefonia móvel pós-paga foram os que se declararam mais satisfeitos, com a nota média nacional de 7,32, contra 6,99 em 2017.

Já os consumidores de banda larga fixa foram os que se mostraram menos satisfeitos, embora a média nacional de satisfação geral tenha aumentado em relação ao ano anterior, passando de 6,23 para 6,43.

Sintomas que nem sempre são associados a problemas cardiovasculares

A maioria das pessoas consegue reconhecer os sintomas comuns de problemas cardiovasculares, como dor no peito. No entanto, existem outros sintomas mais atípicos que...

Adolescente perde o controle do carro e invade Hospital Municipal em Milagres

Na cidade de Milagres, um carro Chevrolet Ônix invadiu a área interna do Hospital Municipal, localizado na Avenida Conrado Menezes, enquanto tentava estacionar. O...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Sintomas que nem sempre são associados a problemas cardiovasculares

A maioria das pessoas consegue reconhecer os sintomas comuns de problemas cardiovasculares, como dor no peito. No entanto, existem...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Sintomas que nem sempre são associados a problemas cardiovasculares

A maioria das pessoas consegue reconhecer os sintomas comuns de problemas cardiovasculares, como dor no peito. No entanto, existem...

Adolescente perde o controle do carro e invade Hospital Municipal em Milagres

Na cidade de Milagres, um carro Chevrolet Ônix invadiu a área interna do Hospital Municipal, localizado na Avenida Conrado...

Tour da Bahia Volta Ciclística movimenta interior do estado neste final de semana

A região de Castro Alves, Elísio Medrado, Itatim, Santa Terezinha e Sapeaçu recebe a segunda edição do Tour da...

Governo do Estado prorroga prazo para a inscrição no edital Bahia Sem Fome

O Governo do Estado da Bahia estendeu, até o dia 6 de maio de 2024, o prazo para inscrições...