Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Secretaria da Educação inicia novo ciclo do Aulões Enem 100%

Com o auditório da Secretaria da Educação do Estado ocupado por estudantes de oito colégios da rede, foi iniciado, nesta segunda-feira (15), mais um ciclo dos Aulões Enem 100%. Promovida pela própria Secretaria da Educação, a ação é realizada a cada ano letivo com o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizagens de competências cognitivas e socioemocionais dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio e da Educação Profissional, com foco na melhoria do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A aula de abertura contou com as presenças do secretário Jerônimo Rodrigues. Para alcançar o maior número de estudantes da rede, os aulões estão sendo transmitidos, ao vivo, pelo Portal da Educação.

Um momento de música, com voz e violão, marcou o começo dos Aulões que prosseguem até sexta-feira (19), envolvendo, diariamente, 320 estudantes dos seguintes colégios estaduais: Alberto Santos Dumont, Heitor Villa Lobos, Eduardo Baiana, Central, Senhor do Bonfim, Bolivar Santana, Cesare Casale e Dona Mora Guimarães. Durante a semana, os estudantes destas unidades escolares vão ganhar reforço de conteúdos voltados às provas do ENEM nas disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Matemática, História, Geografia, Biologia, Química, Física, Sociologia e Língua Inglesa.

Empolgado com a novidade de assistir a uma aula diferente, fora da sala de aula, o estudante Vitor Saraiva, 17, do Colégio Estadual da Bahia – Central, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador, falou sobre a sua expectativa para o ENEM. “Acho muito interessante uma iniciativa como esta, porque a fase que estamos é de muita tensão e este aulão nos traz não só a revisão de conteúdos voltados para as provas do exame de uma forma descontraída, como ensinamentos interessantes, tipo saber aproveitar melhor o tempo de estudos e controlar o nervosismo na hora H”, disse o aluno, que pretende seguir a carreira de Direito.

O estudante Patrick Wenderson, 18, do Colégio Alberto Santos Dumont, situado em Pirajá, na capital baiana, também estava entusiasmado. “É uma forma diferente de assimilar os conteúdos do Enem e aqui a gente ganha novas experiências de um jeito mais divertido, justamente por ser um momento de aprendizado e descontração, junto aos colegas”. O professor de Química, Ricardo Barreto, do Colégio Central, também elogiou a iniciativa da Secretaria da Educação do Estado. “É a minha primeira participação no Aulões Enem 100%, e já percebo o quanto é interessante a ação de trazer estudantes do 3º ano para uma aula diferenciada para se preparar para as provas do Enem”.

O secretário Jerônimo Rodrigues interagiu com os estudantes, enfatizando a importância do projeto da Secretaria da Educação não só para a realização das provas do Enem, mas também como um aprendizado que levarão por toda a sua trajetória. “Me sinto muito orgulhoso de estar com meus colegas dirigindo este projeto. Nós, que somos educadores, sabemos o quanto faz a diferença estarmos juntos. Uma agenda como esta tem diversos significados. Ela não vai acontecer apenas na Secretaria e apenas aqui em salvador. A Secretaria está fazendo isto por todo o Estado. Estamos aqui utilizando como um pretexto forte, importante, que é o Enem. Mas nós sabemos que não é só para o exame. Esperamos que o que será aqui aprendido seja carregado para o resto da vida. Por mais que temos a capacidade, a gente precisa fazer uma boa revisão. Este é um momento, também, de aprendermos a organizar a nossa vida, o nosso tempo e nos prepararmos para chegar nas provas tranquilos”.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Manuelita Brito, também destacou a importância da ação pedagógica. ‘Hoje a gente começa a temporada de aulões, que é uma ação estratégica da Secretaria e que vai do início ao final do ano letivo. Esta é a terceira etapa, a presencial, com a mobilização dos estudantes que têm como foco o Enem. Esta concentração é muito importante na vida deles. Até outubro teremos recebido 6.400 estudantes na Secretaria da Educação. Esta aula diferenciada traz o sentimento de irmandade, de que eles não estão sós, que estamos na torcida com eles. Quando os estudantes estão entre os seus pares e tem aula diferenciada, intermediada com música, meditação, eles aprendem técnicas para chegar no dia das provas menos ansiosos”.

Programação

Os aulões prosseguem nos seguintes períodos: de 19 a 23 de agosto; de 23 a 27 de setembro; e de 7 a 11 de outubro, nos turnos matutino (das 9h às 12h) e vespertino (das 14h às 17h), no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A ação pedagógica da SEC abrangerá, no total, 160 unidades escolares de Salvador e da Região Metropolitana de Salvador, contemplando 6.400 alunos. As provas do Enem 2019 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Com os objetivos de orientar, mobilizar e fomentar a participação dos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio no Exame Nacional do Ensino Médio, com vistas no seu ingresso nas instituições de Ensino Superior, o projeto Enem 100% envolve, além dos aulões, o Redijaê, que é uma ação para fortalecer a produção textual por meio da Sala de Aula Virtual (Google Classroom), com foco na melhoria da proficiência escrita dos estudantes. Os temas sugeridos nas redações do Redijaê deste ano são: “Direitos e deveres do cidadão no Brasil contemporâneo”; “O mundo do trabalho e as perspectivas de futuro”; e “Imigrações e a crise dos refugiados”.

Bruno Reis participa da abertura da Bienal do Livro Bahia e diz que edição deste ano será ainda maior

O prefeito Bruno Reis participou nesta sexta-feira (26) da abertura da Bienal do Livro Bahia 2024, que ocorre até 1º de maio no Centro...

Reconhecimento Facial da SSP é empregado no MotoFest Paulo Afonso 2024

As câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública são empregadas no MotoFest Paulo Afonso 2024, evento realizado no Norte baiano....
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Bruno Reis participa da abertura da Bienal do Livro Bahia e diz que edição deste ano será ainda maior

O prefeito Bruno Reis participou nesta sexta-feira (26) da abertura da Bienal do Livro Bahia 2024, que ocorre até...
Fundação Jose Silveira

Bruno Reis participa da abertura da Bienal do Livro Bahia e diz que edição deste ano será ainda maior

O prefeito Bruno Reis participou nesta sexta-feira (26) da abertura da Bienal do Livro Bahia 2024, que ocorre até...

Reconhecimento Facial da SSP é empregado no MotoFest Paulo Afonso 2024

As câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública são empregadas no MotoFest Paulo Afonso 2024,...

‘VULGO SALVADOR’: Traficante morre durante confronto com o Batalhão de Choque na BR-324

Um homem morreu na madrugada desta sexta-feira (26/04) durante um confronto com policiais militares do Batalhão de Polícia de...

Garantia-Safra vai beneficiar 243 mil agricultores familiares

A CAIXA iniciou a segunda etapa de pagamento do benefício Garantia-Safra para cerca de 243 mil agricultores familiares. Serão...