Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Taxa de mortes violentas diminui consideravelmente no governo Bolsonaro, aponta estudo apresentado por Ciro Gomes

Uma análise feita por um grupo de especialistas e apresentada nesta quarta-feira (17/07), em Salvador, pelo ex-ministro Ciro Gomes, aponta que a taxa de mortes violentas no Brasil diminuiu consideravelmente nos seis primeiros meses de 2019 em relação ao mesmo período dos últimos 6 anos. Os dados apresentados são baseados no Observatório Trabalhista, ferramenta criada para acompanhar os principais indicadores da economia e demais setores brasileiros. Segundo Ciro, a plataforma de avaliação trimestral reúne números oficiais e cifras corrigidas, comparando o primeiro semestre do atual governo com o mesmo período de outros governos.

De acordo com o estudo, de janeiro a junho, foram registrados 14.373 homicídios no país. Nos 6 primeiros meses do ano passado foram 57.749 vítimas, enquanto em 2016 o número foi de 61.597. Já em 2014, foram 59.730 assassinatos de homens. Os números em relação a femicídios e feminicídios ainda não foram atualizados.

Ciro Gomes em SSA

Apesar da redução significativa, Ciro afirmou que “Bolsonaro executou o pior investimento em segurança pública na história do Brasil” em 2019 com R$3,1 bilhões nos seis primeiros meses. O valor é o mesmo de 2016, no pior momento do governo do PT.

Questionado pelo Informe Baiano sobre a motivação da redução de homicídios, o político disse que “os especialistas não sabem ainda qual é a melhor explicação”.

“Certamente, não é uma política pública federal, pois você viu demonstrado que o orçamento diminuiu ao menor volume da história”, pontuou o líder do PDT, que citou o caso do Ceará no ano passado, quando o Estado viveu 15 dias de terrorismo e o “governador resolveu, corretamente, com nosso grande apoio, enfrentar as facções criminosas”.

“Nós conseguimos transferir mais de 40 chefões das facções criminosas para presídios federais graças a autorização do presidente Bolsonaro. E portanto lá, nós não temos a menor dúvida que a queda mais aguda que aconteceu também teve importante contribuição dessa iniciativa federal que nós pedimos”, disse Ciro ao IB.

Presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, fez analisou a situação exposta por Ciro Gomes. Barbosa disse ao Informe Baiano que “a diminuição das mortes violentas no Brasil, em 2019, é reflexo do trabalho incansável das forças estaduais de segurança, sem esquecer dos apoios incondicionais das polícias Federal e Rodoviária Federal que se desdobram mesmo sofrendo com a escassez de efetivo, equipamentos e recursos”.

“Importante também lembrar que o decréscimo dos homicídios se iniciou em 2018, comprovando não ter qualquer relação com a mudança de governo. Nestes seis primeiros meses de 2019 nenhuma ação efetiva do Governo Federal foi desempenhada. Formulamos um Plano Nacional de Segurança Pública, no ano passado, após estudos e debates e até o momento não foi colocado em prática. Os estados são cobrados quando os crimes acontecem e merecem o reconhecimento pela redução. Temos que valorizar os esforços, mesmo neste momento de crise econômica, das federações que seguem investindo em efetivos, tecnologia e estruturas. Importante deixar claro que continuamos sem receber recursos da União e aguardamos ansiosamente o pleno funcionamento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), construído e pautado por nós, secretários estaduais”, finalizou o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa.

ESCUTE a entrevista! Em Salvador, Ciro Gomes analisa governo Bolsonaro: “Brasil está ameaçado de se desintegrar”

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Fundação Jose Silveira

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...