Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Em Lauro de Freitas, Julho das Pretas enfatiza ações de empoderamento da mulher negra

Pensar a autoidentificação como critério de validação do pertencimento étnico-racial. Essa foi uma das principais propostas da roda de conversa mediada pela educadora social Lindinalva de Paula, nesta quarta-feira (24), no primeiro dia do seminário da campanha “Julho das Pretas”. O evento, promovido pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) de Lauro de Freitas, está sendo realizado na Igreja Batista do Evangelho Eterno, no bairro Caji Caixa D’água, e segue com atividades até esta quinta-feira (25).

Entre o debate sobre identidade, história, valorização e empoderamento, mulheres participaram de oficina de maquiagem e realizaram cadastro para serem revendedoras em uma empresa de cosméticos. A iniciativa da SPM busca fortalecer as ações protagonizadas por mulheres negras e fomentar a agenda do “Julho das Pretas”, em alusão ao dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina-Americana e Caribenha.

“Esta é uma data criada em 1992 e que só ganha proporção uma década depois através do movimento de mulheres negras. No Brasil, passa a ser uma data nacional quando a então presidenta Dilma Rousseff sancionou, em 2011, a lei que leva o nome de Tereza de Benguela, uma líder quilombola de Mato Grosso. Para nós, esta data vai para além da simbologia de festejar. É quando ampliamos a reflexão junto à sociedade sobre a situação das mulheres negras que são a base da pirâmide social”, destacou Lindinalva de Paula.

48367432307 14161d8b3a h 1

Para a educadora que também é militante do movimento de mulheres negras da Bahia e do Nordeste, os indicadores sociais que apontam as mulheres negras como as mais pobres e as que mais sofrem violência, só irão mudar quando os órgãos institucionais colocarem em prática políticas equitativas e eficazes para a promoção da igualdade de raça e gênero.

Negra, Ivana Araujo, 26, realizou o cadastro para ser uma revendedora de cosméticos e ressaltou a influência do debate para a desconstrução do racismo. “Fiz o cadastro e já comecei as vendas aqui mesmo com as meninas que estão participando da roda de conversa. Este momento é muito importante para entendermos formas de combater o racismo e nos reconhecermos enquanto mulheres negras”, enfatizou a moradora do Caji Caixa D’água.

De acordo com Sandra Souza, assessora da Secretaria de Políticas para Mulheres, as atividades continuam nesta próxima quinta-feira (25). “Amanhã é o grande dia da campanha Julho das Pretas. Além de palestras que irão abordar feminismo da mulher negra e os avanços da Lei Maria da Penha e tipificações de violências, também teremos oficinas de turbante e desfile de beleza”, falou sobre a programação.

Festa e alegria em Campo Formoso com início da maior obra da região

O prefeito Elmo Nascimento (União Brasil), de Campo Formoso, assina hoje a ordem de serviço para a construção da maior obra da história da...

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

A Feira Agropecuária de Morro do Chapéu, que foi até o último domingo (21), reuniu mais de 95 mil pessoas em três dias de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Festa e alegria em Campo Formoso com início da maior obra da região

O prefeito Elmo Nascimento (União Brasil), de Campo Formoso, assina hoje a ordem de serviço para a construção da...
Fundação Jose Silveira

Festa e alegria em Campo Formoso com início da maior obra da região

O prefeito Elmo Nascimento (União Brasil), de Campo Formoso, assina hoje a ordem de serviço para a construção da...

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

A Feira Agropecuária de Morro do Chapéu, que foi até o último domingo (21), reuniu mais de 95 mil...

RINDO DE NERVOSO! Mulher tem crise de riso durante assalto em farmácia de Vitória da Conquista

Uma situação inusitada aconteceu durante um assalto em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Uma mulher teve uma...

Salvador amplia faixa etária para vacinação contra a dengue nesta terça-feira (23)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador amplia nesta terça-feira (23) a vacinação contra a dengue para o...