Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Julho das Pretinhas leva conscientização para público infantil

No Dia Internacional da Mulher Latino-Americana e Caribenha, comemorado nesta quinta-feira (25), o Cine Teatro Solar Boa Vista recebeu a estreia do projeto Julho das Pretinhas. Como parte da programação, foram realizados um debate sobre a lei 10.369/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, e uma oficina de contação de histórias para o público infantil.

A abertura foi marcada também pela entrega de placas para as madrinhas do projeto, a comandante da Base Comunitária de Segurança (BCS) da Santa Cruz, capitã Sheila Barbosa, e a idealizadora do Instituto de Beleza Essência dos Cachos, Flávia Santana. A estreia do Julho das Pretinhas coincide com o aniversário de 35 anos do Cine Teatro Solar Boa Vista, espaço mantido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

1564083370250719 PF 001

O projeto é voltado para crianças e adolescentes com idades entre 2 e 15 anos e tem entre os objetivos o fortalecimento e a valorização das mulheres negras. As atividades incluem oficinas lúdico-criativas, ciranda das palavras, feira brincante, exposição, desfile das mais belas pretinhas e um sarauzinho.

A coordenadora da iniciativa, a atriz Cássia Vale, explica que a ideia surgiu de uma contação de histórias. “É um trabalho coletivo, que começou a partir de uma oficina que fui realizar no Centro Educacional Maria Felipa sobre o meu livro ‘Calu – Uma menina cheia de histórias’. Depois da resposta que tive lá, propus à instituição essa iniciativa em alusão também ao Julho das Pretas, que é uma referência a nós mulheres negras. Com isso, decidimos promover esta ação para as nossas pequenas, que são as mulheres negras do futuro”, afirma Cássia.

A programação segue até sexta (26) junto ao público das escolas das redes municipal e estadual, além das instituições privadas. Segundo a organizadora do evento, Sandra Oliveira, cerca de 100 crianças participam das atividades. “É um evento para trabalhar a conscientização e a autoestima das meninas negras, mas sem esquecer que os meninos precisam aprender a respeitar e valorizar essas futuras mulheres. Em paralelo, conseguimos sensibilizar para a importância da leitura”, diz Sandra.

A fisioterapeuta Francileide França levou as duas filhas de 2 e 7 anos para o Cine Teatro Solar Boa Vista nesta quinta-feira (25) e destacou que a iniciativa ajuda no entendimento das questões raciais. “Este é um evento importante para mostrar às minhas filhas a diversidade do nosso país e, ao mesmo tempo, a importância de cada raça que constitui a nossa sociedade. É um debate que deve ser fomentado dentro e fora da sala de aula e, com isso, reforçar também a força da mulher negra na nossa sociedade”.

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...