Programação infanto-juvenil é destaque do terceiro dia de Fligê

Estacionada na Praça dos Garimpeiros desde o primeiro dia da Feira Literária de Mucugê (Fligê), a Biblioteca de Extensão (Bibex), além de oferecer um acervo com mais de 600 exemplares, realiza atividades especiais para a criançada. Na manhã deste sábado (17), os pequenos participaram de uma sessão de contação de histórias, oficina de colagem de recicláveis e declamaram poemas de Castro Alves, poeta homenageado na quarta edição do evento.

Administrada pela Fundação Pedro Calmon (FPC), a Bibex participa da Fligê pela primeira vez, como destaca o supervisor Raí Santana. “Rodamos o estado todo levando livros, gibis e até exemplares em braile para as crianças de todas as regiões da Bahia para fortalecer os hábitos de leitura no público infanto-juvenil. Estar aqui é uma oportunidade muito bacana e todo o trabalho que estamos desenvolvendo é totalmente voltado para o incentivo à leitura”, destacou.

Uma das crianças que recitaram os poemas, o pequeno Júlio Cesar Oliveira, de 11 anos, veio do distrito de Paiol, em Mucugê, trazido pela mãe, a lavradora Lucinete Alves. “Vim para participar das ações da Bibex por que gosto muito de ler. Recitei o poema ‘Boa Noite’ e foi muito legal”, conta.

Também conhecida como Biblioteca Móvel, a Bibex segue com a programação na tarde deste sábado e durante todo o domingo. No veículo, está exposta a Mostra Biobibliográfica Castro Alves, que apresenta diversas poesias do Poeta dos Escravos e patrono da sétima cadeira da Academia Brasileira de Letras.

Fligêzinha

Espaço totalmente dedicado às crianças, a Fligêzinha conta, neste sábado (17) e domingo (18), com espetáculos teatrais, hora do papo, contração de histórias e exibição de filmes, no FligêCine Infantil.

Fligê

Somente metade do total de 72 horas de programação já foi percorrida. Até este domingo, inúmeras atrações, divididas em oficinas, encontros literários, debates e rodas de conversa, além de espetáculos e exposições, acontecem em espaços espalhados pela cidade. O público total esperado para o evento é de aproximadamente cinco mil pessoas.

Entre os convidados do evento estão Mailson Furtado, vencedor do Prêmio Jabuti 2018; Jarid Arraes, uma das mais jovens escritoras da literatura brasileira contemporânea; Aleilton Fonseca, poeta, romancista e ensaísta, e Noemi Jaffe, autora, professora e crítica literária.

A Fligê é uma parceria entre Governo do Estado, Instituto Incluso e Coletivo Lavra, com patrocínio do Governo Federal. Informações adicionais, além da programação completa, podem ser obtidas no site www.flige.com.br .

Ultimas Noticias

Pedidos de refúgio no Brasil podem ser feitos apenas pela internet

O Ministério da Justiça e Segurança Pública recebe, a partir deste domingo (15), exclusivamente pela internet todos os pedidos de refúgio no Brasil. Os...

Personagens de desenhos e vampiros são parte das fantasias sexuais de...

Uma pesquisa feita pelo psicólogo e sexólogo Justin Lehmiller com 4 mil americanos revelou que 25% deles têm fantasias sexuais com personagens de desenhos animados...

Pesquisadores demonstram beneficios do lítio para idosos com Alzheimer

Pesquisa desenvolvida no Brasil, em colaboração com cientistas estadunidenses, avança no entendimento dos efeitos benéficos do lítio para idosos com Alzheimer, doença que causa...

Vaso sanitário de ouro é roubado durante exposição

A polícia investiga o roubo de uma obra de arte exposta no Palácio Blenheim, em Oxfordshire, na Inglaterra, na madrugada do último sábado (14/09/2019). A peça...
Publicidade