Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Nelson Leal destaca, na Fligê, papel da literatura na construção da democracia

Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Nelson Leal (PP), comentou que a literatura exerce um papel eficiente na construção das democracias pelo mundo. Para o parlamentar, o escritor literário, nos mais diversos idiomas, é um dos protagonistas para o fortalecimento do estado democrático de direito nas nações.

Chefe do Legislativo estadual exaltou a força libertária do escritor e da escritora na manhã deste sábado (17), no município de Mucugê, Chapada Diamantina, ao prestigiar a Feira Literária de Mucugê.

Em sua 4ª edição, a Fligê homenageia o escritor Castro Alves (1847 – 1871), o poeta abolicionista. Acompanhado do deputado federal Valdenor Pereira (PT), dos estaduais Rosemberg Pinto (líder do governo – PT), José Raimundo (PT) e da secretária da Cultura do Estado, Arany Santana, Leal conferiu todas as atrações simultâneas da feira.

“Nesse instante delicado da vida brasileira, em que o diálogo é condição essencial para que o país reescreva os capítulos da sua democracia e do estado de direito, o ambiente de uma feira literária como a Fligê é fundamental. O Governo do Estado e a sua Secretaria da Cultura estão de parabéns pela realização”, disse, Nelson Leal, que se disse encantado com a Fligê.

HOMENS E LIVROS

Ele também citou o paulista de Taubaté, maior escritor infanto-juvenil brasileiro, para exaltar a Fligê Infantil. “Não podemos esquecer dos ensinamentos de Monteiro Lobato, um país se faz com homens e livros, e a Fligêzinha tem o relevante papel de construir os leitores do futuro”, elogiou.

“Essa atmosfera de exaltação ao livro, faz-me lembrar o Manifesto da Literatura pela Democracia, quando diz ‘… a literatura será sempre um dos grandes antídotos para a desumanidade e indiferença. Tem como ideal a aproximação ao outro. E ainda que resista às circunstâncias mais adversas, a liberdade há de ser sempre o seu maior instrumento’. Precisamos que as instituições tenham a harmonia e a independência preconizadas pelo Livro Magno do país, a Constituição Federal”, defendeu.

Manifesto referido por Nelson Leal, redigido pelo escritor e crítico literário Julián Fuks, teve como signatários nomes do naipe de Raduan Nassar, Mia Couto, Lygia Fagundes Telles, Chico Buarque, Luís Fernando Veríssimo, entre outros monstros da pena literária nacional.

Com um stand no evento, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) fez o relançamento de duas grandes obras da literatura baiana, impressos na Alba, que integram a coleção do Projeto Alba Cultural: Auto da Gamela, de Carlos Jehovah e Esechias Araújo Lima. Esta, tem o Selo Fligê 2019 e conta a seu favor os elogios de dois saudosos vultos da literatura mundial, o baiano Jorge Amado e a cearense Raquel de Queiroz, autora de O Quinze.

LIBERTADORA E DEMOCRÁTICA

Outro relançamento foi Sinhazinha, do saudoso médico Afrânio Peixoto. O ilustre filho de Lençóis, inclusive, foi o homenageado da 1ª edição da Fligê, ocorrida em 2016. A Alba distribuiu na feira 3 mil livros, em 46 títulos.
Ao lembrar que a Alba já reeditou cerca de 300 livros, Nelson Leal prometeu reeditar O Navio Negreiro, uma das grandes obras de Castro Alves, para ser relançada dia 14 de março de 2020, aniversário do poeta, na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, terra natal do autor.

A titular da Secult também festejou a iniciativa da Alba em fomentar a literatura e a cultura no Estado. Para Arany Santana, o presidente Nelson Leal, com a sua política para o livro, revela ter compromissos com a democratização da cultura e com a revelação de novos autores.

“Foi uma ação brilhante do presidente Nelson Leal. É motivo de orgulho para nós da Secult ter um parceiro como ele, que contribui na divulgação e na democratização da cultura e da educação baianas. Esta iniciativa da Assembleia Legislativa foi democrática e libertadora”, comentou Arany Santana, ante uma imensa fila de pessoas para receber o kit da Alba com os livros.

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute nesta sexta-feira (19) a regulamentação de cigarros eletrônicos no Brasil. A reunião estava...

Estudante de 13 anos morre após ser golpeado nas costas por colegas em escola

Um estudante de 13 anos faleceu nessa quarta-feira (17/04) após ser vítima de graves agressões por colegas de classe na última semana. O garoto...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute nesta sexta-feira (19) a regulamentação de cigarros eletrônicos...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute nesta sexta-feira (19) a regulamentação de cigarros eletrônicos...

Estudante de 13 anos morre após ser golpeado nas costas por colegas em escola

Um estudante de 13 anos faleceu nessa quarta-feira (17/04) após ser vítima de graves agressões por colegas de classe...

Reconhecimento Facial contabiliza 55 mil pessoas no primeiro dia da Micareta de Feira 2024

Cerca de 55 mil pessoas curtiram o primeiro dia da Micareta de Feira 2024, encerrado na madrugada desta sexta-feira...

Lula, Lewandowski e Sonia Guajajara homologam terras indígenas na Bahia e em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Sonia Guajajara...