Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Dez grandes partidas entre Brasil e Colômbia

Próximo adversário do Brasil nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018, a Colômbia está na lista dos principais fregueses da seleção brasileira. O jogo  válido pela oitava rodada, será realizado nesta terça feira ás 21h45min na Arena Amazonas em Manaus.

Com apenas duas derrotas na história do confronto, os brasileiros já aplicaram grandes goleadas desde 1945, quando aconteceu o primeiro jogo oficial entre estas duas seleções. Confira as 10 grandes partidas entre Brasil e Colômbia:

– Brasil 3×0 Colômbia (1945)
Brasil e Colômbia se enfrentaram pela primeira vez, em jogos oficiais, somente em janeiro de 1945. Pela primeira fase do Campeonato Sul-Americano, o que era equivalente a atual Copa América, a seleção brasileira venceu por 3 a 0 e já deu mostras da supremacia que teria em todo o histórico deste confronto. A equipe comandada pelo técnico Flávio Costa chegou à vitória com gols de Jorginho, Heleno de Freitas e Jayme de Almeida, todos ainda no primeiro tempo.

– Brasil 2×1 Colômbia (2014)
O confronto mais importante da história entre as duas seleções aconteceu somente há dois anos, quando houve o encontro pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2014. Disputado em Fortaleza, em 4 de julho, o jogo foi bastante equilibrado. O Brasil chegou a abrir 2 a 0 no placar, com gols dos zagueiros Thiago Silva e David Luiz, mas a Colômbia diminuiu com James Rodríguez e, por pouco, não chegou ao empate nos minutos finais. Apesar da classificação do Brasil, a partida foi marcada por uma falta dura do colombiano Zúñiga em Neymar, que impediu do brasileiro de jogar o restante do Mundial.

– Brasil 2×0 Colômbia (2016)
As seleções brasileira e colombiana voltaram a se enfrentar por uma fase de quartas de final em 2016. Mas, desta vez, pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Em um jogo novamente marcado pela violência do time colombiano em campo, o Brasil venceu por 2 a 0 e avançou na competição que conseguiria a inédita medalha de ouro mais tarde. Ao contrário da Copa, a Colômbia não conseguiu parar Neymar, que marcou um dos gols e comandou a equipe brasileira até a vitória.

– Brasil 0x2 Colômbia (1991)
O primeiro revés do Brasil no histórico do confronto aconteceu somente em 1991, quando a Colômbia fez 2 a 0 na equipe treinada por Paulo Roberto Falcão ainda na fase de grupos da Copa América daquele ano, realizada no Chile. Com jogadores que marcariam época no futebol daquele país mais tarde, como Higuita, Valderrama e Rincón, o time colombiano venceu com gols de De Ávila e Iguaran, sendo um em cada tempo. A derrota, porém, não impediu que o Brasil avançasse para a etapa final do torneio.-

 Brasil 2×0 Colômbia (1991)
O troco da primeira derrota para a seleção colombiana na história viria ainda na Copa América de 1991, no Chile. No quadrangular final, o Brasil devolveu o mesmo placar (2 a 0) sobre a Colômbia, com gols do atacante Renato Gaúcho e do lateral Branco. A vitória, porém, não ajudou muito a equipe brasileira, que acabou com o vice-campeonato, atrás somente da campeã Argentina.

– Brasil 9×0 Colômbia (1957)
A maior goleada do Brasil sobre os colombianos aconteceu em março de 1957, no Peru, pela primeira fase do Campeonato Sul-Americano, o que era equivalente a atual Copa América. Mesmo com Mané Garrincha começando o jogo no banco de reservas, a seleção brasileira aplicou 9 a 0 no adversário. A goleada teve como destaque o atacante Evaristo de Macedo, autor de cinco gols na partida. Os outros foram marcador por Didi, duas vezes, Pepe e Zizinho. Apesar do massacre, o Brasil viu a Argentina ser a campeã do torneio.

– Brasil 6×0 Colômbia (1977)
Já o segundo maior placar que o Brasil aplicou na Colômbia ocorreu nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 1978. Jogando no Maracanã lotado, em março de 1977, a seleção brasileira não tomou conhecimento do adversário e, mesmo após o empate por 0 a 0 em Bogotá, fez 6 a 0 no conjunto colombiano. Por coincidência ou não, todos os gols foram marcados por jogadores que atuavam no futebol carioca naquele momento: Marinho Chagas (duas vezes) e Rivelino, ambos do Fluminense, Zico, do Flamengo, e Roberto Dinamite (duas vezes), do Vasco. A partida ainda foi marcada pela expulsão de Zico após confusão no fim do jogo com o colombiano Zárate.

– Brasil 6×2 Colômbia (1969)
A Colômbia sentiu a força da seleção brasileira que se tornaria tricampeã mundial no México ainda nas eliminatórias sul-americanas de 1969. Em confronto disputado no Maracanã, no dia 21 de agosto, o Brasil aplicou também uma das maiores goleadas da história sobre os colombianos: 6 a 2. O primeiro tempo foi equilibrado e o Brasil foi para os vestiários com 2 a 1 no placar, com dois gols de Tostão. Já na etapa final, Edu, Pelé, Rivelino e Jairzinho selaram a histórica goleada.

– Brasil 0x0 Colômbia (2008)
Não foi toda vez que a Colômbia jogou no Maracanã que acabou sendo goleada. Nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2010, mesmo limitada tecnicamente, a equipe colombiana se defendeu bem e segurou o empate por 0 a 0, resultado que gerou muitas vaias à seleção brasileira do então técnico Dunga em outubro de 2008. O tropeço foi marcante, já que o time brasileiro, que tinha como principal estrela o meia Kaká, se classificou em primeiro lugar no classificatório, enquanto os visitantes sequer conseguiram ir ao Mundial na África do Sul.

– Brasil 0x1 Colômbia (2015)
O último encontro entre os dois países não traz boas lembranças para a torcida brasileira. Pela Copa América de 2015, realizada no Chile, a Colômbia derrotou o Brasil por 1 a 0. Foi somente a segunda vitória colombiana em jogos oficiais em todo o histórico deste confronto. De quebra, Neymar ainda deu uma cabeçada em Murillo, autor do gol colombiano no jogo, e conseguiu ser expulso mesmo após o apito final da partida.

 

*esportes.yahoo

SENTADA NO COLO: Bruna Marquezine e João Guilherme são vistos agarrados durante “resenha”

Viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (25/04) uma foto que mostra o ator João Guilherme e a atriz Bruna Marquezine coladinhos durante uma "resenha"...

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

A Polícia Federal (PF) restabeleceu o serviço online de agendamento de emissão de passaporte pela internet nesta quarta-feira (24). O serviço tinha sido suspenso...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

SENTADA NO COLO: Bruna Marquezine e João Guilherme são vistos agarrados durante “resenha”

Viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (25/04) uma foto que mostra o ator João Guilherme e a atriz Bruna...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

SENTADA NO COLO: Bruna Marquezine e João Guilherme são vistos agarrados durante “resenha”

Viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (25/04) uma foto que mostra o ator João Guilherme e a atriz Bruna...

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

A Polícia Federal (PF) restabeleceu o serviço online de agendamento de emissão de passaporte pela internet nesta quarta-feira (24)....

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

As famílias mais pobres ou inscritas em programas sociais poderão receber de volta 50% da Contribuição sobre Bens e...

TIROS! Vítimas de sequestro resgatadas e dois mortos em Ilhéus

Policiais militares da 70ª CIPM salvaram a vida de quatro pessoas e apreenderam com criminosos uma submetralhadora 9mm, uma...