As 11 habilidades profissionais mais requisitadas por empresas

Há duas décadas, profissionais abandonaram as tradicionais máquinas de escrever e focaram seu empenho em cursos de digitação e edição de textos, exploração de planilhas e gráficos, a fluência em uma segunda língua, entre outros aprimoramentos, na busca por um currículo adequado às mudanças tecnológicas.

Aquele que não cumpriu as exigências de novas habilidades pode ter perdido excelentes oportunidades de trabalho.

De volta à realidade, as exigências continuam se atualizando de acordo com o desenvolvimento de novas ferramentas e tecnologias.

Frente a isso, o Quero Bolsa, https://querobolsa.com.br/com, base no mapa do ensino superior do Brasil 2018, elaborou uma lista com as habilidades fundamentais aos profissionais do futuro, para quem pretende se preparar desde já e se destacar no mercado de trabalho:

1 – Coleta e análise de dados:

Lidar com a ciência dos dados será inerente a todos os profissionais do futuro, que precisarão ter autonomia para operar e analisar dados em suas áreas de atuação.

2 – Visão de negócios em Inteligência Artificial (IA):

Ter visão de negócios em inteligência artificial será imprescindível para otimizar processos com ajuda da tecnologia de IA.

3 – Flexibilidade:

Se hoje a flexibilidade já é um requisito, no futuro será ainda mais solicitada. Os profissionais, além de flexíveis, também deverão buscar disciplina, autonomia e motivação.

4 – Programação:

A tecnologia estará presente em toda a nossa rotina, logo, saber conceitos de programação permitirá entender como as ferramentas do nosso cotidiano funcionam, se tornando um instrumento primordial de trabalho.

5 – Criatividade e inovação:

Ninguém quer perder o emprego para uma máquina, não é mesmo? Então será preciso buscar inovação o tempo todo, ser versátil e acompanhar a tecnologia.

6 – Computação matemática

Dominar a computação matemática será imprescindível para todos os profissionais do futuro, independentemente da área de atuação, inclusive as de humanas.

7 – Gestão:

Dominar a arte da gestão será um requisito básico para todos os profissionais, pois, com as constantes inovações, a rotina de trabalho será muito mais abrangente e multidisciplinar.

8 – Colaboração:

Desenvolver produtos, serviços e pesquisa não será trabalho apenas de um profissional, mas se dará como resultado de um trabalho colaborativo e conectado de profissionais espalhados pelo mundo todo.

9 – Adaptabilidade:

O profissional do futuro será desestabilizado constantemente pela evolução da tecnologia. Será preciso ter a habilidade de se adaptar rapidamente às mudanças, tendo um aprendizado contínuo, na qual permitirá estar constantemente atualizado.

10 – Comunicação:

Assim como na atualidade, a habilidade de comunicação, aliada à capacidade de interpretação da realidade e criatividade, será indispensável.

11 – Empreendedorismo:

Será exigida muito mais iniciativa do profissional do futuro. Ele precisará tomar a dianteira na solução de problemas e resolver os desafios cotidianos sem aguardar comandos.

Ultimas Noticias

Pedidos de refúgio no Brasil podem ser feitos apenas pela internet

O Ministério da Justiça e Segurança Pública recebe, a partir deste domingo (15), exclusivamente pela internet todos os pedidos de refúgio no Brasil. Os...

Personagens de desenhos e vampiros são parte das fantasias sexuais de...

Uma pesquisa feita pelo psicólogo e sexólogo Justin Lehmiller com 4 mil americanos revelou que 25% deles têm fantasias sexuais com personagens de desenhos animados...

Pesquisadores demonstram beneficios do lítio para idosos com Alzheimer

Pesquisa desenvolvida no Brasil, em colaboração com cientistas estadunidenses, avança no entendimento dos efeitos benéficos do lítio para idosos com Alzheimer, doença que causa...

Vaso sanitário de ouro é roubado durante exposição

A polícia investiga o roubo de uma obra de arte exposta no Palácio Blenheim, em Oxfordshire, na Inglaterra, na madrugada do último sábado (14/09/2019). A peça...
Publicidade