No Garcia, prefeitura entrega contêineres semienterrados e autoriza melhorias

O que antes era uma área degradada e poluída visualmente, na qual se jogava lixo de maneira irregular, foi repaginada pela Prefeitura para abrigar os dois primeiros contêineres semienterrados de descarte de resíduos domiciliares e recicláveis de Salvador. Implantados por iniciativa da Limpurb, os equipamentos foram inaugurados pelo vice-prefeito Bruno Reis no Garcia, na noite de terça-feira (10). No bairro, o também secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) anunciou outras melhorias para a comunidade, como a realização de serviços de pavimentação e implantação de iluminação em LED.

Acompanhado do deputado estadual Paulo Câmara e do vereador Sérgio Nogueira, o vice-prefeito Bruno Reis disse que a tecnologia dos contêineres semienterrados é usada em diversas metrópoles do mundo. “Primeiro, quem ganha com essa iniciativa é a comunidade, que deixa de ter aquele lixão a céu aberto, tendo que conviver com mosquitos, insetos e até com ratos. Depois, ganha a gestão pública. Com uma capacidade de armazenamento muito maior, a Prefeitura pode fazer uma coleta alternada e mais eficiente, economizando com transporte, combustível e pessoal, sem causar danos à população ou ao meio ambiente”, assinalou.

De acordo com Bruno Reis, a modernização do sistema de coleta será estendida para outras regiões da cidade. “Nas obras que estamos executando pela Seinfra, já vamos soltar a licitação e incluir a implantação dessa tecnologia do contêiner semienterrado ou a tecnologia de contêiner subterrâneo, onde for possível. Onde não implantamos, a Limpurb vai realizar um pregão eletrônico e adquirir esses equipamentos, para que a gente tenha uma das coletas de resíduos mais eficientes do Brasil. Além da questão ambiental e da sustentabilidade, essa modernização também favorece a economia de recursos públicos”, pontuou, ao lado de líderes comunitários.

Para o presidente da Limpurb, Marcus Passos, o equipamento implantado no Garcia usa tecnologia de ponta para proporcionar mais qualidade de vida à população. “A Prefeitura, que vem transformando a cidade de Salvador, também não tem medido esforços para melhorar cada vez mais a vida do cidadão, tanto na educação, na mobilidade, na infraestrutura e na saúde, sem também deixar de investir na modernização do serviço de limpeza urbana. Com essa tecnologia, o odor do lixo sumiu. A partir de agora, o bairro do Garcia tem um equipamento adequado de coleta do lixo”, disse Passos.

Com capacidade de armazenamento de cinco metros cúbicos, os contêineres não inflamáveis são galvanizados a zinco e podem ser esvaziados de forma rápida pelos caminhões de coleta. Trata-se de um conceito moderno de depósito de resíduos. Os equipamentos semienterrados se somam a outros onze modelos subterrâneos instalados na capital baiana, desde a primeira gestão do prefeito ACM Neto, com sete na Barra (dois no Farol, três no Forte de Santa Maria e dois no Porto), colocados em 2014, e mais quatro no Candeal, implantados em 2017.

Os contêineres subterrâneos e semienterrados permitem a diminuição de vetores que produzem doenças. Isso porque, o lixo permanece acondicionado em espaço fechado, sem exalar mau cheiro ou deixar resíduos espalhados nas vias e calçadas. A tecnologia de vedação também elimina os riscos de contaminação. Atualmente, existe um projeto para colocar contêineres subterrâneos na Avenida Sete, Curuzu e no Caminho da Fé, a partir das obras de requalificação dessas localidades. As ações integram os investimentos da gestão municipal para modernizar o sistema de limpeza urbana da cidade.

Ultimas Noticias

No Lobato, rapaz de 23 anos morto a tiros

Um rapaz de 23 anos foi assassinado na manhã de domingo (22/09), no bairro do Lobato, subúrbio ferroviário de Salvador. O crime aconteceu por...

Sem aceitar fim do relacionamento, homem esfaqueia 3 pessoas em Cajazeiras

Um homem esfaqueou três pessoas na madrugada de sábado (21/09), na Rua São Paulo, que fica no bairro de Cajazeiras VI, em Salvador. As...
Cartela da mega sena

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 44 milhões

As seis dezenas do Concurso 2.190 da Mega-Sena, sorteadas ontem (21), no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo, não teve vencedores. O prêmio para...

Reconhecido por assaltantes, policial é salvo pela esposa em Periperi; um...

Um policial militar lotado na 14ª Companhia Independente foi salvo pela esposa após ser reconhecido por assaltantes em uma tentativa de assalto dentro de...
Publicidade