No Garcia, prefeitura entrega contêineres semienterrados e autoriza melhorias

O que antes era uma área degradada e poluída visualmente, na qual se jogava lixo de maneira irregular, foi repaginada pela Prefeitura para abrigar os dois primeiros contêineres semienterrados de descarte de resíduos domiciliares e recicláveis de Salvador. Implantados por iniciativa da Limpurb, os equipamentos foram inaugurados pelo vice-prefeito Bruno Reis no Garcia, na noite de terça-feira (10). No bairro, o também secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) anunciou outras melhorias para a comunidade, como a realização de serviços de pavimentação e implantação de iluminação em LED.

Acompanhado do deputado estadual Paulo Câmara e do vereador Sérgio Nogueira, o vice-prefeito Bruno Reis disse que a tecnologia dos contêineres semienterrados é usada em diversas metrópoles do mundo. “Primeiro, quem ganha com essa iniciativa é a comunidade, que deixa de ter aquele lixão a céu aberto, tendo que conviver com mosquitos, insetos e até com ratos. Depois, ganha a gestão pública. Com uma capacidade de armazenamento muito maior, a Prefeitura pode fazer uma coleta alternada e mais eficiente, economizando com transporte, combustível e pessoal, sem causar danos à população ou ao meio ambiente”, assinalou.

De acordo com Bruno Reis, a modernização do sistema de coleta será estendida para outras regiões da cidade. “Nas obras que estamos executando pela Seinfra, já vamos soltar a licitação e incluir a implantação dessa tecnologia do contêiner semienterrado ou a tecnologia de contêiner subterrâneo, onde for possível. Onde não implantamos, a Limpurb vai realizar um pregão eletrônico e adquirir esses equipamentos, para que a gente tenha uma das coletas de resíduos mais eficientes do Brasil. Além da questão ambiental e da sustentabilidade, essa modernização também favorece a economia de recursos públicos”, pontuou, ao lado de líderes comunitários.

Para o presidente da Limpurb, Marcus Passos, o equipamento implantado no Garcia usa tecnologia de ponta para proporcionar mais qualidade de vida à população. “A Prefeitura, que vem transformando a cidade de Salvador, também não tem medido esforços para melhorar cada vez mais a vida do cidadão, tanto na educação, na mobilidade, na infraestrutura e na saúde, sem também deixar de investir na modernização do serviço de limpeza urbana. Com essa tecnologia, o odor do lixo sumiu. A partir de agora, o bairro do Garcia tem um equipamento adequado de coleta do lixo”, disse Passos.

Com capacidade de armazenamento de cinco metros cúbicos, os contêineres não inflamáveis são galvanizados a zinco e podem ser esvaziados de forma rápida pelos caminhões de coleta. Trata-se de um conceito moderno de depósito de resíduos. Os equipamentos semienterrados se somam a outros onze modelos subterrâneos instalados na capital baiana, desde a primeira gestão do prefeito ACM Neto, com sete na Barra (dois no Farol, três no Forte de Santa Maria e dois no Porto), colocados em 2014, e mais quatro no Candeal, implantados em 2017.

Os contêineres subterrâneos e semienterrados permitem a diminuição de vetores que produzem doenças. Isso porque, o lixo permanece acondicionado em espaço fechado, sem exalar mau cheiro ou deixar resíduos espalhados nas vias e calçadas. A tecnologia de vedação também elimina os riscos de contaminação. Atualmente, existe um projeto para colocar contêineres subterrâneos na Avenida Sete, Curuzu e no Caminho da Fé, a partir das obras de requalificação dessas localidades. As ações integram os investimentos da gestão municipal para modernizar o sistema de limpeza urbana da cidade.

Ultimas Noticias

Quatro são mortos e armas longas apreendidas em Cajazeiras

Duas pistolas, sendo uma delas de fabricação austríaca, e duas espingardas calibres 12 foram apreendidas com um quarteto durante ação conjunta, na noite de...

Cruzeiros trazem cerca de 17 mil turistas para o Carnaval de...

Foto: Bruno Concha/Secom O Carnaval dos Carnavais de Salvador recebe turistas também pelo mar. Desde a última sexta-feira (14) até a próxima terça-feira (25), seis...

Correr na esteira (e não ao ar livre) funciona?

Regra geral a esteira da academia fica sempre em segundo plano para os corredores, comparativamente aos treinos ao ar livre – mas será que...

Motociclista assassinado com mais de 10 tiros em Camaçari

Um rapaz de 22 anos foi morto com mais de 10 tiros, no bairro de Camaçari de Dentro, na cidade da região metropolitana de...