Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Setor de serviços da Bahia cresce 2,3% de junho para julho; destaque para o turismo

O volume do setor de serviços na Bahia cresceu em julho (2,3%), na série com ajuste sazonal, após ter registrado dois resultados negativos consecutivos (-2,3% de abril para maio e -1,0% de maio para junho). O desempenho do estado ficou acima da média nacional (0,8%) e acompanhou o movimento de alta disseminado por 25 das 27 unidades da Federação, nessa comparação.

Frente a junho, o volume do setor de serviços caiu apenas em Pernambuco (-0,7%) e Rondônia (-0,4%) e teve os maiores avanços em Tocantins (12,2%) e no Acre (9,9%).

Já na comparação com julho de 2018, o volume de serviços na Bahia mostrou o segundo maior recuo do país (-5,0%), acima apenas da queda verificada em Mato Grosso (-5,2%), e um resultado bem pior que o do Brasil como um todo (1,8%).

Nesse confronto, 15 dos 27 estados viram o volume de serviços crescer, com destaque para Tocantins (21,0%) e Mato Grosso do Sul (8,9%).

Com esses resultados, o setor de serviços na Bahia, acelerou seu ritmo de queda tanto no acumulado no ano de 2019 quanto em 12 meses, chegando a -1,2% e -1,5% respectivamente. Ambos os resultados continuam aquém da média nacional (0,8% no acumulado em 2019 e 0,9% nos 12 meses encerrados em julho).

Turismo em destaque

Em julho, o volume das atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia avançou tanto em relação a junho (0,3%), na série com ajuste sazonal, quanto frente a julho de 2018 (5,8%).

Em ambas as comparações, foi o terceiro resultado positivo consecutivo para o turismo no estado, com resultados melhores que a média nacional. Frente a junho, as atividades turísticas tiveram variação positiva (0,2%) no país como um todo. Na comparação com julho do ano passado, o avanço foi de 4,4%.

Na comparação com o mesmo mês de 2018, o resultado da Bahia (5,8%) foi o terceiro melhor do país, abaixo apenas do Espírito Santo (9,6%) e do Rio de Janeiro (8,8%). Foi também o melhor julho para o turismo baiano desde 2014, quando havia sido registrado um crescimento de 9,8% frente ao mesmo mês do ano anterior.

Com os resultados de julho, as atividades de serviço ligadas ao turismo na Bahia aceleraram o ritmo de crescimento no acumulado no ano de 2019 (2,2%) e no acumulado em 12 meses (2,7%). Embora abaixo da média nacional (3,2% e 3,8%, respectivamente), os dois resultados são os melhores para o estado desde 2014 (quando haviam ficado em 11,1% e 9,3%). Saiba mais no infográfico abaixo:

IMG 20190912 WA0375

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Fundação Jose Silveira

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...