Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Em Lençóis, lideranças dialogam com secretários para promover melhorias na região

O grupo de cinco secretários estaduais e de deputados que durante três dias percorreu a Chapada Diamantina para dialogar com lideranças e buscar soluções conjuntas para dinamizar o desenvolvimento da região, encerrou a viagem com um diálogo aberto com líderes, representantes de associações e do setor turístico da cidade de Lençóis, no Hotel Portal de Lençóis.

Durante o encontro, cujo ineditismo foi elogiado por vários representantes da comunidade, foram apresentadas as demandas para o melhor aproveitamento do grande potencial turístico de Lençóis e de toda a Chapada.

“Vamos realizar projetos estruturantes e buscar parcerias com o setor privado para que possamos fazer um turismo de fato transformador, gerador de emprego e renda, nesta região que possui um potencial tão incrível”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, durante o encontro.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Anselmo Macedo, citou intervenções no aeroporto, instalação de um Centro de Convenções, monitoramento de incêndios, saneamento e melhorias dos acessos à região como algumas das principais questões a serem solucionadas.

REUNIÃO LENCOIS

Para Laura Garcia, da Associação Comercial de Lençóis, é preciso verificar a legislação para questões como uso do solo, saneamento e o próprio turismo. Frisou também a importância de investimentos em telefonia, internet e eventos para potencializar o turismo no município, além de melhorias no terminal rodoviário.

Dimitri Cerqueira, da Associação Comunitária do Barro Branco, sugeriu a construção de uma estrada parque em uma área ecológica de 11 quilômetros na região. Já Renato Azevedo, presidente da Associação Geoparque Serra do Sincorá, apresentou o projeto do Geoparque Serra do Sincorá, que abrange os municípios de Lençóis, Palmeiras, Andaraí e Mucugê.

Também fizeram explanações no encontro o guia turístico Luiz Kruger e representantes dos garimpeiros e dos trabalhadores da zona rural, além da líder política Vanessa Senna e da secretária de Turismo de Lençóis, Roberta Ferraz, que apresentou números relativos à atividade turística na região. O debate foi mediado pelo diretor da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia, Jorge Ávila.

As demandas foram ouvidas pelos secretários Fausto Franco (Turismo), Lucas Costa (Agricultura), Adélia Maria Pinheiro (Ciência e Tecnologia), João Carlos Oliveira (Meio Ambiente) e Leonardo Góes (Recursos Hídricos), além dos deputados estaduais Ivana Bastos e Eduardo Salles, cada um se comprometendo a fazer estudos e buscar soluções para os assuntos relativos às suas pastas.

Para Fausto Franco, a transversalidade entre secretarias é fundamental para impulsionar o crescimento da Chapada Diamantina.

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador. O crime ocorreu na Avenida...

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado. Por 14 votos a 1,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador....
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador....

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado....

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, que mapeia pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições municipais deste ano, divulgado nesta...

MP recomenda adoção de medidas para proteção de famílias atingidas pelas chuvas em Ilhéus

O Ministério Público estadual recomendou ontem, dia 23, ao Município de Ilhéus, à Vara de Infância e Juventude da...