Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Dia da Árvore será celebrado neste sábado em Salvador

Desde pequeno, cada cidadão aprende que as árvores transformam gás carbônico em oxigênio, ajudando a diminuir a poluição do ar. Que elas promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado nos ambientes urbanos, e desenvolvem um papel importantíssimo no ecossistema. Resumindo, são essenciais para a vida no planeta e têm merecidamente uma data específica no calendário brasileiro.

Neste sábado (21) é comemorado o Dia da Árvore, cujo objetivo principal é levar conscientização a respeito da preservação desse bem natural. E para celebrar a ocasião, a Prefeitura fará o plantio de 60 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A primeira ação acontece às 8h, na Praça dos Eucaliptos, no bairro Caminho das Árvores, onde moradores locais e técnicos da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) vão plantar 30 mudas.

A atividade terá também distribuição gratuita de mudas de urucum, jacarandá-mimoso, ingá e aroeira. À tarde, às 14h, mais 30 árvores serão plantadas na Praça Carlos Bastos, em Itapuã.

Arborização – Quando o assunto é cuidado com meio ambiente, Salvador tem se tornado um exemplo para o mundo por abarcar em suas políticas públicas ações sustentáveis. Quem anda pela capital baiana hoje percebe que a cidade está muito mais verde do que em 2013 – cerca de 60 mil mudas de árvores foram plantadas na cidade de lá para cá. Toda essa vegetação inserida em quase sete anos está regulamentada no Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU). Sancionado em 2017, o documento prevê uma série de iniciativas para a conservação, preservação e ampliação da arborização.

Aliado ao PDAU, o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) garante a proteção de uma área ambiental de 27 milhões de metros quadrados, englobando espaços importantes de lazer, como o Parque da Cidade, no Itaigara, e o Jardim Botânico, em São Marcos. Neste último, por sinal, a Prefeitura iniciou as obras de requalificação que permitirão a ampliação da estrutura física e, em especial, irão proteger ainda mais o herbário existente no local.

Participação popular – As ações da Prefeitura para tornar a cidade mais verde também têm contado com parceria da população. Desde 2017, os soteropolitanos podem acionar o Disque Mata Atlântica, pelo telefone (71) 3611-3802, pelo Fala Salvador (156), ou por mensagem através do aplicativo WhatsApp, no número (71) 98549-8453, e solicitar até duas mudas nativas desse bioma para serem entregues na sua própria residência

O serviço é inteiramente gratuito e já distribuiu mais de 12.5 mil unidades. Através do Disque, qualquer cidadão também pode pedir plantios para as ruas da capital. Nesses casos, a Caravana Mata Atlântica entra em cena, levando os técnicos da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) para fazer os plantios junto com a população.

E se você tem dúvidas de o quê e como deixar sua vizinhança mais verde, há um instrumento que orienta, de forma simples e didática, quais espécies mais indicadas e como plantar árvores em calçadas na capital baiana, com o Manual Técnico de Arborização Urbana.

O guia indica 50 espécies do bioma da Mata Atlântica para plantios e é ilustrado com fotografias e com fichas técnicas com informações e características de cada exemplar citado, como ambiente de origem, porte, locais para plantio e folhagem.

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Fundação Jose Silveira

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...