Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Elevador Lacerda recebe iluminação nas cores da bandeira LGBT neste domingo (22)

O colorido do arco-íris da 18ª edição da Parada do Orgulho LGBT da Bahia, que será realizada neste domingo (22), às 14h, no Dique do Tororó, também estampará o Elevador Lacerda, um dos maiores cartões postais de Salvador.

De acordo com a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), o equipamento receberá uma iluminação especial com as cores da bandeira LGBT.

Quem passar pelo local vai poder conferir as luzes nas cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta. Na segunda-feira (23), o Elevador volta a ser iluminado na cor amarelo em alusão ao Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio.

Parada – A Parada do Orgulho LGBT da Bahia chega à maioridade e, para dar mais conforto ao público que participará de sua 18ª edição, a Prefeitura montou um esquema especial de serviços. O evento homenageará os 40 anos do Grupo Gay da Bahia (GGB) e os 50 anos de Stonewall. Além disso, a festa fará um resgate dos antigos carnavais, levantando a bandeira da luta contra homofobia. E mais: contará com um pranchão de destaque para o GGB, e apresentações de minitrios com fanfarras.

No dia do evento, a Secretaria Municipal da Saúde, por exemplo, montará um stand para impressão da 2ª via do cartão SUS com a opção da inclusão do nome social, sem precisar de mudança do registro civil. O espaço funcionará no estacionamento em frente à Arena Fonte Nova (próximo aos restaurantes A Porteira e Cantina Cheiro de Pizza), das 12h às 16h. Para ter acesso ao serviço, os interessados devem apresentar um documento oficial com foto e o número do antigo cartão SUS.

Além disso, também serão ofertados testes rápidos gratuitos para detecção de HIV/Aids, sífilis e hepatites em até 30 minutos, além da distribuição de preservativos e lubrificantes sexuais. Os pacientes que apresentarem sorologia positiva serão acolhidos por assistentes sociais e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal, onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento integral, inclusive com a dispensação dos medicamentos retrovirais.

Para possíveis casos de urgência e emergência que ocorrerem no entorno do evento, a população contará com o suporte do SAMU 192, que funcionará de forma ininterrupta. Além da UPA 24 horas dos Barris, que servirá como retaguarda para atendimento de possíveis ocorrências durante a festa.

Trânsito – Motoristas devem ficar atentos às modificações de tráfego. Fica proibido o estacionamento de veículos, das 5h às 22h, na Avenida Vasco da Gama, em ambos os sentidos (em direção ao Dique, a partir da Loja Princesa das Baterias até a interseção com a Avenida Presidente Costa e Silva, enquanto que do lado oposto, no trecho entre o Dique do Tororó e a confluência com a Avenida Mario Leal Ferreira) na Avenida Presidente Costa e Silva.

Das 7h às 22h, o tráfego de veículos será interditado na Rua Professor Hugo Baltazar da Silveira (Ladeira da Telebahia); Avenida Presidente Castelo Branco (Vale de Nazaré), sentido Lapa a partir do acesso ao Dique; Viaduto dos Engenheiros, na alça de acesso ao Dique.

Os veículos que trafegam pelos trechos interditados, provenientes da Av. Presidente Castelo Branco (Vale de Nazaré), com destino à Estação da Lapa, têm como opção o Politeama, Av. Centenário, Av. Mário Leal Ferreira (Av. Bonocô), Av. Gal Graça Lessa (Vale do Ogunjá), Av. Vasco da Gama e Rótula dos Barris. Já os que vêm da Av. Joana Angélica com destino ao Dique do Tororó devem seguir pela Ladeira Fonte das Pedras, Av. Mário Leal Ferreira (Av. Bonocô), Av. Gal Graça Lessa (Vale do Ogunjá), Av. Vasco da Gama e Rótula dos Barris.

Também das 7h às 22h, serão montadas barreiras fixas na Ladeira da Fonte das Pedras, no sentido Bonocô – no acesso ao Dique do Tororó –, e na Av. Vasco da Gama, imediações da loja Princesa das Baterias. Haverá barreiras também na Av. Presidente Castelo Branco (acesso ao Dique) e na Rua Leonídio de Sena (Boulevard América). Neste mesmo horário, serão instaladas barreiras móveis no Viaduto dos Engenheiros – alça de acesso ao Dique do Tororó – e na Av. Vasco da Gama, no retorno em frente à Porteira.

Já entre 12h até as 17h, será instalada uma barreira fixa na Av. Centenário, no viaduto Rômulo América. Neste mesmo horário, serão montadas barreiras móveis, a exemplo da Av. Vasco da Gama, no acesso ao Dique, ao lado do viaduto Rômulo Almeida.

Transporte – Para suprir a necessidade dos usuários de transporte público durante o evento, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) irá disponibilizar 18 ônibus extras da frota reguladora. Esses veículos ficarão à disposição da fiscalização nas Estações da Lapa, Pirajá e Acesso Norte das 10h às 22h de domingo. Além disso, a Semob vai reforçar a frota de 17 linhas de ônibus que atendem ao Centro, entre 7h às 22h.

Outra opção é solicitar o serviço de táxi, através do aplicativo Táxi Mobi, que estará operando com bandeira 1 e 25% de desconto. Ou solicitar um mototáxi ou táxi nos pontos situados no entorno do evento. Os pontos estarão posicionados na Ladeira da Fonte, sentido Bonocô, e também em frente ao Convento do Desterro, em Nazaré (em frente ao Bompreço).

Limpeza – A Limpurb atuará na área de abrangência da festa, no entorno do Dique do Tororó, a partir das 21h do domingo (22). Cerca de 150 agentes farão coleta e transporte de resíduos, varrição e lavagem das vias com auxílio de 13 veículos, entre compactadores, caçambas e caminhões-pipa.

Segurança – Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) atuarão em apoio aos órgãos municipais com patrulhamento preventivo, proteção do patrimônio público e apoio ao cidadão.

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...
Fundação Jose Silveira

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...