Salvador terá mais dez Dog Parks até o fim de 2020

Os cães em Salvador também têm à disposição espaços adequados para atividades de lazer, adestramento, treinos e prática de exercícios físicos, além de séries de fisioterapia para reabilitação pós-cirúrgica dos animais. São os Dog Parks, presentes em 11 praças da cidade e outros dez serão construídos até o fim de 2020. O maior espaço do tipo no Brasil – com cerca de 1.200 m² – será implantado na praça Lord Cochrane, na Avenida Garibaldi.

Desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), o projeto é um aperfeiçoamento do antigo Cachorródromo, com objetivo de oferecer uma estrutura mais completa para as necessidades dos animais. Os pontos especializados de lazer e convivência para os cães estão localizados nas praças do Imbuí; Afonso Ruy, no Itaigara; ACM, em São Caetano; do Vale dos Rios; dos Dendezeiros, na Cidade Baixa; do Alto do Parque, no Itaigara; Alpha Plus, na Paralela; Santos Dummont, na Pituba; do Jardim Apipema; do Benjoim, no Caminho das Árvores; e Assumpção, na Pituba.

Interação – O movimento no Dog Park da Praça Benjoim, no Caminho das Árvores, é sempre mais intenso às 7h e entre 17h e 18h. Moradora de um edifício no entorno da praça, a analista de sistemas, Fabrícia Galindo, 40 anos, frequenta o local, três vezes ao dia, para os passeios da dupla de cães maltês Argus e Ariel.

“Esse espaço é muito bom. Aqui eles brincam, interagem com outros cachorros da vizinhança e ainda podem se exercitar”, comenta. Ela acrescentou ainda que, recentemente, o Dog Park foi palco de uma festa de aniversário de um pet da região.

O gestor da Desal, Marcílio Bastos, explica que a proposta do Dog Park nasceu da necessidade de transformar espaços públicos que contemplassem todas as necessidades do cidadão, incluindo a diversão e entretenimento dos animais de estimação. “Em shoppings do Brasil e até em outras metrópoles, como em Barcelona, esse conceito já existe. Implementamos mais equipamentos e possibilidades de maior divertimento para os cachorros, e seguimos estudando na fábrica da Desal outros equipamentos que possam aumentar ainda mais a utilização do Dog Park”, frisa.

Os equipamentos são montados na fábrica da Desal, localizada em Pirajá. Além da infraestrutura para os bichanos, a Prefeitura tem o cuidado na seleção de mudas de plantas, eliminado aquelas que possuem espinhos ou algum tipo de substância venenosa. Também foram estabelecidas regras de utilização dos espaços. Dentre as normativas, só é permitido o acesso de cachorros vacinados e livre de parasitas. Fica proibido o acesso de fêmeas no cio. Ainda é preciso ter conhecimento de que animais agressivos não devem entrar no local e a coleta das fezes do cachorro deve ser realizada pelo dono, mantendo o espaço limpo.

Confira os 12 mandamentos do Dog Park desenvolvidos pela Desal:

Não é permitida a entrada de fêmea no cio;
Filhotes só podem frequentar após a finalização das vacinas;
Mantenha seu cão sempre vacinado;
Mantenha seu cão sempre protegido contra ectoparasitas;
Não é permitida a entrada de cães agressivos;
Fezes deverão ser recolhidas imediatamente;
Em caso de conflito, intervir imediatamente e afastar os cães;
Não realizar brincadeiras que estimulem a disputa territorial;
Todo e qualquer ato do cão é de responsabilidade do proprietário do animal;
O cachorro não pode ficar sozinho no local, deve estar acompanhado dos responsáveis;
Não alimentar o cão na presença de outros;
Cães soltos devem ser supervisionados o tempo inteiro.

Ultimas Noticias

Escolas públicas sofrem com baixa qualidade do ensino de inglês

O uso do inglês como prática social – aquela aplicada a necessidades básicas de comunicação, como se apresentar, pedir produtos em uma loja ou...

Jogadores são convidados para Feira da Agricultura Familiar e destacam importância...

A alimentação saudável é uma forte aliada dos atletas para deixar o corpo preparado durante as atividades esportivas. A menos de dez dias da...

Angelina Jolie e Brad Pitt em nova batalha judicial

Depois da disputa judicial pela guarda dos seis filhos, Brad Pitt e Angelina Jolie travam agora uma nova batalha em tribunal. Os dois atores...

São Cristóvão: vítima morta com mais de 10 tiros em frente...

Um homem foi morto na tarde desta sexta-feira (15/11), no bairro de São Cristóvão, em Salvador. O crime aconteceu na passarela que fica em...
Publicidade