Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

OMS alerta para aumento alarmante de casos de sarampo em todo o mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para o aumento “alarmante” dos casos de sarampo em todo o mundo, atribuindo a progressão da doença a falhas nos programas nacionais de vacinação e a crenças falsas. A doença, que regressou a vários países onde foi erradicada, como o Reino Unido, “está tendo um impacto devastador, causando um enorme número de perdas de vidas, afetando economias e criando problemas nos sistemas nacionais de saúde”, sublinhou a diretora do departamento de Imunização da OMS, Kate O’Brien, numa entrevista coletiva de um grupo de especialistas que se reuniu esta semana em Genebra.

O número de casos em todo o mundo triplicou (em meados deste ano havia mais de 360.000) e foram declarados surtos na América Latina (Brasil e Venezuela), onde o sarampo foi considerado erradicado.

De acordo com o médico mexicano Alejandro Cravioto, presidente do grupo de especialistas em imunização – que analisou as campanhas de vacinação em todo o mundo – “a ideia de que podemos erradicar o sarampo está muito distante”, por isso os esforços devem ser redobrados.

Um dos desafios, de acordo com o especialista, passa por tornar mais conhecido o fato de que são necessárias duas doses da vacina durante a infância para uma imunização eficaz, já que, enquanto a primeira atinge 86% das crianças do planeta, a segunda apenas alcança 70%.

Kate O’Brien apontou ainda a circunstância de em alguns países haver comunidades inteiras que não vacinam crianças “por razões religiosas, certas crenças ou por falta de compreensão sobre a segurança das vacinas”, numa referência ao movimento anti-vacinação, que tem vem ganhando força em países como os Estados Unidos.

A título de exemplo, a dirigente da OMS chamou a atenção para o fato de os Estados Unidos terem registrado 1.500 casos de sarampo nos primeiros sete meses deste ano. “Há comunidades onde a taxa de vacinação é muito baixa e o vírus se espalha rapidamente”, disse.

A reunião de especialistas discutiu ainda os atuais surtos de poliomielite tipo 2 no Afeganistão e Paquistão, assim como no Pacífico Ocidental, especialmente nas Filipinas, onde o surgimento de novos casos é considerado alarmante.

Como desenvolvimentos positivos, o grupo de especialistas observou que o poliovírus do tipo 3 poderá em breve ser declarado erradicado em todo o mundo.

Os bons resultados das novas vacinas contra o Ebola na República Democrática do Congo foram também assinalados com otimismo. Esta campanha particular de imunização “tem sido realizada de forma extraordinária, por verdadeiros heróis, em áreas de conflito e de difícil acesso”, enfatizou Alejandro Cravioto.

GOLPES NA CABEÇA! Mulher sofre tentativa de feminicídio em Campinas de Pirajá

Na noite de terça-feira (23/04), a Polícia Militar foi acionada para dar apoio ao Serviço Móvel de Urgência (SAMU) em uma ocorrência de agressão...

PF prende grupo suspeito de inserir malas com drogas com destino ao exterior

A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (24/4), no âmbito da Operação Destino Trocado, quatro mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

GOLPES NA CABEÇA! Mulher sofre tentativa de feminicídio em Campinas de Pirajá

Na noite de terça-feira (23/04), a Polícia Militar foi acionada para dar apoio ao Serviço Móvel de Urgência (SAMU)...
Fundação Jose Silveira

GOLPES NA CABEÇA! Mulher sofre tentativa de feminicídio em Campinas de Pirajá

Na noite de terça-feira (23/04), a Polícia Militar foi acionada para dar apoio ao Serviço Móvel de Urgência (SAMU)...

PF prende grupo suspeito de inserir malas com drogas com destino ao exterior

A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (24/4), no âmbito da Operação Destino Trocado, quatro mandados de prisão temporária e...

“EXCLUA SEUS DESEJOS”: Homem instala câmera escondida na casa da vizinha no Iapi e passa por ‘tribunal do crime’

Um homem instalou uma câmera escondida dentro do banheiro da casa da vizinha, no bairro do Iapi, em Salvador....

Estados e municípios vão receber R$ 15 bilhões para investir em cultura até 2027

Estados, municípios e o Distrito Federal vão receber R$ 15 bilhões de reais para ações culturais até 2027 por...