Inep divulga cartilha com orientações sobre a redação no ENEM 2019

Os estudantes que querem se preparar para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem consultar “A redação no Enem 2019 – Cartilha do Participante“, com orientações divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A publicação traz dicas sobre como estruturar a redação, explica os critérios de correção do texto e também está disponível, em vídeo, na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para surdos e deficientes auditivos. A prova de redação será aplicada no dia 3 de novembro.

“A cartilha mostra como é feita a correção da prova, quais são os parâmetros utilizados, dá dicas para o aluno fazer uma boa redação e, ao final, tem redações que tiraram nota máxima no último Enem para que os participantes possam ver na prática e se inspirar pra fazer a redação”, explicou o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

A cartilha mostra que as redações são avaliadas de acordo com cinco competências e detalha o que é esperado do candidato em cada uma delas. Explica ainda que a redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

A nota da redação no Enem pode chegar a mil pontos, mas o estudante também pode ter nota zero. Na cartilha estão as razões que podem zerar a nota. Entre elas, a fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

A redação no Enem

Na redação do Enem o participante precisa defender uma tese (uma opinião a respeito do tema proposto), apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. O texto deve ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Também é preciso elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

Ultimas Noticias

Simões Filho: Dinha decreta luto de três dias por morte de...

O prefeito de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), Dinha Tolentino, decretou luto oficial de três dias, a partir desta segunda-feira,...

Regiões do Nordeste, Pituba e Itaigara vão ficar sem fornecimento de...

Em nota, a Embasa informou que, para remanejar um trecho da rede distribuidora que se encontra na área de intervenção da obra do BRT,...

Mudanças climáticas já prejudicam saúde das crianças, diz relatório

As mudanças climáticas já prejudicam a saúde das crianças em todo o mundo, com ameaças de impactos ao longo da vida, de acordo com...

Governadores discutem criação de rota de gás natural no Nordeste

O uso de energias limpas foi destaque na missão internacional do Consórcio Nordeste, que continua em Paris, nesta segunda-feira (18). Com interesse na criação...
Publicidade