Inep divulga cartilha com orientações sobre a redação no ENEM 2019

Os estudantes que querem se preparar para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem consultar “A redação no Enem 2019 – Cartilha do Participante“, com orientações divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A publicação traz dicas sobre como estruturar a redação, explica os critérios de correção do texto e também está disponível, em vídeo, na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para surdos e deficientes auditivos. A prova de redação será aplicada no dia 3 de novembro.

“A cartilha mostra como é feita a correção da prova, quais são os parâmetros utilizados, dá dicas para o aluno fazer uma boa redação e, ao final, tem redações que tiraram nota máxima no último Enem para que os participantes possam ver na prática e se inspirar pra fazer a redação”, explicou o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

A cartilha mostra que as redações são avaliadas de acordo com cinco competências e detalha o que é esperado do candidato em cada uma delas. Explica ainda que a redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

A nota da redação no Enem pode chegar a mil pontos, mas o estudante também pode ter nota zero. Na cartilha estão as razões que podem zerar a nota. Entre elas, a fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

A redação no Enem

Na redação do Enem o participante precisa defender uma tese (uma opinião a respeito do tema proposto), apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. O texto deve ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Também é preciso elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

Ultimas Noticias

Na Barra, Rui deseja um Carnaval de paz a todos baianos...

Após a agenda de compromissos na Governadoria, no CAB, o governador Rui Costa seguiu para o circuito Dodô (Barra-Ondina), na noite desta quinta-feira (20)....

SAC distribui 74 mil preservativos em postos da capital e RMS

No período do Carnaval, a Rede SAC está distribuindo 74 mil camisinhas em 13 postos da rede na capital e em Lauro de Freitas,...

Ação da Setur anima chegada de turistas no aeroporto de Salvador

Os turistas que desembarcaram em Salvador, na manhã desta quinta-feira (20), foram recebidos por uma banda de sopro, equipe de guias e baianas caracterizadas....

Governo do Estado dá início às atividades do Plantão Integrado de...

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) deu início, nesta quinta-feira (20), às atividades do Plantão Integrado de Proteção no Carnaval...