Pré-Flin: Alunos produzem roteiros e curtas-metragens com o celular durante Oficina de Vídeo

A facilidade do contato com dispositivos móveis despertou em Daiane Silva a ideia de ampliar o acesso a produções audiovisuais. A pedagoga e pesquisadora desenvolveu o projeto Contraplano, que teve sua primeira execução nesta quarta-feira (16), durante o Pré-Flin, no Colégio Estadual Edvaldo Brandão, em Cajazeiras. Durante dois dias, os alunos se apropriarão de linguagens do cinema para produzir pequenos roteiros e gravar curtas-metragens com o celular.

O primeiro dia é dedicado a uma exposição sobre as linguagens e possibilidades de criação no cinema, com elaboração de roteiro e exibição de filmes do cineasta Vinícius Eliziário. O jovem de 23 anos levou contribuições do seu processo de inserção no audiovisual e de produção dos seus roteiros. Já no segundo dia, os alunos farão um estudo de locações da escola para explorar os melhores lugares para gravação dos seus filmes.

Segundo Daiane, a ideia é que os alunos ressignifiquem os espaços da escola e visualizem caminhos que desenvolvam a imaginação e expandam o alcance dos seus saberes e sentimentos. “Dentro do universo da linguagem cinematográfica, gravar com o celular já é uma estética. Existem festivais de filmes produzidos com o celular. Então quero potencializar a criação deles e pensar no que a escola tem para estimular a imaginação e criação dos alunos”, disse.

Uma das alunas de 1º ano, Nalanda Catarina, de 15 anos, ficou muito interessada em conhecer um pouco sobre os bastidores do cinema e se inscreveu na oficina, querendo também iniciar suas pesquisas no jornalismo, profissão que pretende exercer. “Quero ser repórter de tv e, de alguma forma, o cinema se aproxima do jornalismo. Para mim é uma oportunidade de conhecer um pouco mais de como funciona esse mercado”, completou.

Essa semana as escolas Ana Bernardes e o Colégio Estadual Eduardo Bahiana também receberão oficinas formativas de projeção mapeada e de foto-poesia.

Pré-Flin

As oficinas seguem acontecendo até o início de novembro, com diversas atividades junto à comunidade local. Em outubro, ocorrem bate-papos e atividades educativas com crianças e adolescentes das escolas estaduais da região; oficina de foto-poesia e Campanha Leia e Passe Adiante, com distribuição de livros nas escolas. Além do aulão pré-Enem sobre a História da Bahia na História do Brasil para jovens pré-vestibulandos.

Ultimas Noticias

Simões Filho: Dinha decreta luto de três dias por morte de...

O prefeito de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), Dinha Tolentino, decretou luto oficial de três dias, a partir desta segunda-feira,...

Regiões do Nordeste, Pituba e Itaigara vão ficar sem fornecimento de...

Em nota, a Embasa informou que, para remanejar um trecho da rede distribuidora que se encontra na área de intervenção da obra do BRT,...

Mudanças climáticas já prejudicam saúde das crianças, diz relatório

As mudanças climáticas já prejudicam a saúde das crianças em todo o mundo, com ameaças de impactos ao longo da vida, de acordo com...

Governadores discutem criação de rota de gás natural no Nordeste

O uso de energias limpas foi destaque na missão internacional do Consórcio Nordeste, que continua em Paris, nesta segunda-feira (18). Com interesse na criação...
Publicidade