Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Semana alerta para necessidade de diagnóstico e tratamento à doença falciforme

Uma a cada 455 pessoas possuem doença falciforme em Salvador. Para chamar a atenção para a enfermidade hereditária que atinge, principalmente, pessoas negras, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove a IX Semana de Mobilização da Doença Falciforme. A abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (21), com um seminário no campus da Faculdade Bahiana de Medicina, no Cabula. Profissionais, estudantes, residentes, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes e demais interessados na temática estiveram presentes na ocasião.

O tema central da abertura da semana foi a importância do autocuidado nos aspectos da saúde mental e bucal dos pacientes com a doença. Para a dentista Jamile Baltar, encontros como este têm um impacto positivo no sentido de proporcionar um olhar ampliado para o tema. “Como é uma doença prevalente em nossa comunidade, tenho pacientes com doença falciforme diariamente em meu consultório. Então, é necessária a participação em capacitações como esta, pois cada encontro acaba me aprimorando e me atualizando para o cuidado com os portadores da enfermidade”, pontuou.

Ao longo da semana, 31 unidades de saúde realizam atividades voltadas a alertar os usuários sobre os principais sinais da doença, como palestras, ações educativas, acolhimento e consultas, além de busca ativa de pacientes com a patologia. Segundo Marivone Monteiro, que é técnica do Campo Temático do Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme, o diagnóstico e o tratamento pode ser feito ainda no início da vida, com o teste do pezinho e o acompanhamento médico.

“A gente alerta para o diagnóstico precoce com o teste do pezinho e consultas com um hematologista a partir de dois meses de idade. Se o paciente já passou da fase do teste do pezinho, é realizada a eletroforese de hemoglobina, que é o exame que identifica a doença falciforme”, disse Marivone. O resultado do teste fica pronto em aproximadamente 10 dias.

Mobilização e atendimento – A semana é realizada, desde 2011, pelo Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme. A área técnica foi criada pela SMS para fortalecer as ações, proporcionar visibilidade e cuidados especiais, direcionados à importância do atendimento e do suporte aos usuários com a patologia crônica.

Salvador possui dois centros especializados no atendimento a pacientes com Doença Falciforme na rede pública municipal, os multicentros do Vale das Pedrinhas e da Carlos Gomes e unidades de atenção primária. Junto com os centros há, dedicado ao tratamento da doença, a oferta de medicação de maneira gratuita e a organização de dados e informações por intermédio de um censo, lançado pela Prefeitura em agosto deste ano.

Glóbulos – O nome “falciforme” tem origem na forma como os glóbulos vermelhos de pacientes portadores tomam, a de uma foice – a deformação faz com que os glóbulos também endureçam, dificultando a passagem do sangue pelos pequenos vasos e a oxigenação dos tecidos. Os sinais da doença podem ser o atraso no crescimento, tendência a infecções, dor forte provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, dores articulares, fadiga intensa, além de problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais.

Sem saber da fama, Davi conta medo da faculdade: “E se eu não tiver dinheiro pra me manter estudando?”

Uma das falas do baiano Davi no BBB24 chamou a atenção dos fãs nesta sexta-feira (29/03). O brother se mostrou preocupado com a faculdade...

Ataque ao congresso: mais de 30% dos brasileiros quer perdão a condenados

Os presos por conta ataques ao Planácio, em Brasília, onde ficam localizados os três poderes, deveriam ser perdoados e liberados? Para 31% dos entrevistados...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Sem saber da fama, Davi conta medo da faculdade: “E se eu não tiver dinheiro pra me manter estudando?”

Uma das falas do baiano Davi no BBB24 chamou a atenção dos fãs nesta sexta-feira (29/03). O brother se...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Sem saber da fama, Davi conta medo da faculdade: “E se eu não tiver dinheiro pra me manter estudando?”

Uma das falas do baiano Davi no BBB24 chamou a atenção dos fãs nesta sexta-feira (29/03). O brother se...

Ataque ao congresso: mais de 30% dos brasileiros quer perdão a condenados

Os presos por conta ataques ao Planácio, em Brasília, onde ficam localizados os três poderes, deveriam ser perdoados e...

“TÁ ME TIRANDO?” Baiano viraliza ao colocar bandeira de times rivais como capa de corte em véspera de BaVi

O confronto entre Bahia e Vitória acontece apenas do domingo (31/03), mas a rivalidade entre os torcedores é de...

CONQUISTA: PM flagra motociclista bagunçando o trânsito e descobre 230 porções de cocaína com ele

A forma que um homem conduzia uma motocicleta por volta das 17h desta quinta-feira (28/03), em Vitória da Conquista,...