Polícia Militar promove Semana da Saúde Bucal

Em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia – Secção Bahia (ABO-BA), a Polícia Militar promove, nos próximos dias 24, 25 e 26 de outubro, a Semana de Saúde Bucal da PM. O evento acontece em comemoração ao dia do dentista (25) e, simultaneamente, com as ações do programa nacional “Um Sorriso do Tamanho do Brasil”, realizadas pela ABO no dia 26, em todo o país. As atividades serão concentradas na Odontoclínica, na Vila Policial Militar do Bonfim (VPMB), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Uma estrutura com cinco toldos foi montada no local para atender e realizar atividades com os alunos do Colégio da Policia Militar (CPM) Dendezeiros, do Centro Municipal de Educação Infantil/ Creche da Polícia Militar, da Escola Comunitária Luisa Mahim e do Centro Social da Mangueira.

Durante as ações, serão realizadas atividades educativas, escovação dental supervisionada por uma equipe de cirurgiões-dentistas e acadêmicos de odontologia da ABO-BA e aplicação tópica de flúor. Todos os participantes receberão um kit de higiene oral com escova, pasta de dente, sabonete e cartilha educativa.

Além das atividades de educação e promoção de saúde bucal, serão realizados também tratamentos pelo programa “Odontologia na Selva“ da ABO-BA, quando serão realizadas a Técnica de Restauração Atraumática (TRA), procedimento clínico preventivo de grande importância na Odontologia atual como forma de diagnóstico, cura e prevenção de lesões cariosas em crianças.

O objetivo é divulgar a prevenção e ter os membros participantes como multiplicadores do processo, lembrando que a nossa principal preocupação é com a educação bucal das crianças. Dessa forma, sanamos traumas e problemas futuros”, ressaltou o coordenador da ação, tenente coronel Moraes, que também é cirurgião dentista do Departamento de Saúde da PM.

Como parte da Semana, desde o dia 21 acontecem atendimentos para o público interno e familiares de policiais militares na Odontoclínica. Esse projeto da Polícia Militar foi iniciado há cinco anos e vem sendo ampliado com o passar dos anos.

As principais entidades de odontologia estão inseridas neste evento como membros participantes como apoio, patrocínio ou atendimento. São eles o Conselho Regional de Odontologia/ BA (CROBA), a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Escola Baiana de Medicina e Odontologia, o Poupex do Exército, o plano de saúde odontológico Planident, a empresa de implantes Bioimplante Medical/ Implacil, Sesi, o Clube dos Oficiais da Polícia Militar, a Colgate, o Exército, Marinha e a Aeronaútica, além de professores convidados para palestras.

Localizada dupla suspeita de tentativas de homicídios

Equipes do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) localizaram, no domingo (25), dois suspeitos de participação em quatro tentativas de homicídios, no município de Camaçari. Os crimes...

No Arenoso, mulher de 21 anos é executada em via pública

Uma jovem de 21 anos identificada como Samille Lima de Souza foi assassinada na noite de domingo (25/10), no bairro do Arenoso, em Salvador. O crime aconteceu...

Barro Duro: mulher assassinada a tiros na madrugada desta segunda

Uma mulher de 42 anos foi assassinada na madrugada desta segunda-feira (26/10), na localidade conhecida como Barro Duro, no Jardim Campo Verde, que fica no limite de...

Nove policiais que atuam no Subúrbio de Salvador são alvos de operação

Seis policiais militares e um homem (não policial) foram presos na manhã desta segunda-feira (26), em Salvador, em cumprimento a mandados judiciais, durante “Operação Batedor”, liderada pela...