Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Novo Arquivo Público receberá mais de 4 milhões de documentos históricos

O novo Arquivo Público de Salvador, que começou a ser construído nesta quinta-feira (24), receberá um acervo histórico de mais de 4 milhões de documentos. Dentre eles estão, por exemplo, uma cópia da certidão de batismo de Catarina Paraguaçu, documento datado de 1528. Há ainda mais de 30 mil imagens sobre a cidade de Salvador, personalidades, festas populares, dentre outros temas.

O equipamento que será erguido na Praça Cairu, no Comércio, terá 11 andares e toda uma estrutura para abrigar os arquivos que contam a história dos 470 anos da capital baiana. A Casa da História também funcionará no local, no Casarão Branco, em quatro pavimentos, e contará os momentos históricos da cidade. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada no final da tarde de hoje (24) pelo prefeito ACM Neto.

“É mais uma ação que reforça o trabalho de resgate e valorização cultural da nossa cidade. Batalhamos muito em busca de recursos para restauro e ampliação desse imóvel localizado aqui no coração da cidade. Nossa ideia é fazer algo que impacte e gere uma repercussão econômica definitiva para Salvador”, afirmou o prefeito.

ACM Neto, que estava ao lado do vice-prefeito Bruno Reis e do titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, disse ainda ter certeza que os equipamentos, além de possibilitarem grande movimentação turística, serão fundamentais para pesquisadores e estudantes da rede pública e privada. “Todos eles terão a oportunidade de ver de perto o que é dito nos livros. Entender toda a nossa história ao longo desses 470 anos”, salientou

Investimento – As obras de construção e restauração da Casa da História e Arquivo Público Municipal têm investimento de mais de R$ 27,4 milhões e serão executadas pelo Consórcio Prodetur – Salvador, formado pelas empresas Metro Engenharia e Consultoria e Construtora BSM. A obra tem previsão de execução de 15 meses.

Dentre os documentos textuais estão os registros de Compra e Venda de Escravos em Salvador, informando os nomes e endereços dos proprietários e compradores, além da nacionalidade dos negros escravizados. Em outros conjuntos documentais estão registrados diversos feitos históricos como o A Independência do Brasil na Bahia, em 2 de Julho de 1823, a Aprovação da Lei Áurea, a Proclamação da República.

Para o secretário, o Arquivo Público tem grande importância para fortalecimento da história e cultura de Salvador. Ele fez questão de pontuar que a Prefeitura tem investido muito com o objetivo de criar um conjunto cultural na região do Centro. “Aqui temos o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e outros instrumentos importantes. Nossa intenção é que todos eles funcionem de forma integrada. Temos implantado e dando respaldo para que haja a sustentabilidade desses espaços e que eles atuem de forma integrada”, frisou.

Fundação – Atualmente, o Arquivo Histórico Municipal de Salvador funciona na sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM), na Rua Chile. O novo prédio de 11 andares contará com laboratório de restauro e depósito de documentos recebidos, salas de oficinas, coordenação de cursos e secretaria de cursos, salas de fotografias, registros magnéticos e arquivos audiovisuais, atendimento ao usuário, arquivos impressos, biblioteca do acervo e sala de projeção, dentre outros.

Para a Casa da História, um termo de referência está sendo finalizado para posterior licitação de um plano museológico. Os dois equipamentos serão construídos em um conjunto de um casarão e dois terrenos na Rua Portugal, na Praça Cairu. O casarão, que será mantido e restaurado, abrigará a recepção do equipamento, atendimento ao usuário e espaços museológicos. Já nos terrenos, será construído um novo prédio que irá compor o Arquivo Público.

Os recursos da construção e restauração estão garantidos pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur), por meio de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...