Dez iniciativas que ajudam a melhorar a qualidade do serviço público da Bahia foram premiadas, nesta quinta-feira (24), na 10ª edição do Prêmio Boas Práticas de Trabalho no Serviço Público Estadual. A solenidade foi realizada no auditório do Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública 2 de Julho, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Um total de R$ 32 mil foi distribuído entre os dez primeiros colocados, contemplando projetos nas áreas de saúde, segurança e administração.
Realizada pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), a premiação reconhece o trabalho de servidores que trazem ideias criativas para melhorar os serviços do governo à população. “O nosso objetivo é contemplar práticas de excelência que contribuem para garantir a qualidade e eficiência do serviço público. Além disso, o prêmio também busca valorizar e incentivar os servidores estaduais, com reconhecimento pelo trabalho”, afirmou o Secretário da Saeb, Edelvino Góes.
O primeiro lugar ficou com o projeto Sistema de Informação de Custo, elaborado por Robério Pereira, servidor do Ministério Público da Bahia (MPBA), que cria estratégias para melhorar o uso de recursos públicos. Através da iniciativa, o Estado já economizou 20 milhões de reais desde 2016. “Fizemos um trabalho inovador na contenção de gastos, na melhor locação de recursos públicos e fomos surpreendidos por essa primeira colocação, que pra nós é muito gratificante. Não só por estar aqui presente na celebração, mas por que nós sabemos do potencial do nosso trabalho”, afirmou o idealizador.
Um dos finalistas, o Projeto Sakura promove o empoderamento de mulheres em tratamento contra o câncer no Centro Estadual de Oncologia (Cican). “O Sakura surgiu de uma forma muito espontânea e natural, percebemos essa rede de apoio que já existia, e a gente só fez instituir, formalizar, apoiar e intermediar as ações. Nunca imaginei que a gente estaria aqui hoje, concorrendo a um prêmio. É uma honra”, comentou uma das quatro idealizadoras, Juliana Paranhos.
A premiação
Realizada desde 2009, a premiação faz parte das ações em homenagem ao Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro. A honraria é voltada aos servidores da administração pública estadual direta e indireta – abrangendo os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além do Ministério Público e da Defensoria Pública.
São avaliados projetos que desenvolvam ações baseadas no estímulo à criatividade, produtividade, eficiência, economicidade e qualificação do serviço público. Podem ser premiados quaisquer projetos desenvolvidos por servidores estaduais que melhorem seu ambiente de trabalho, aprimorando suas tarefas diárias, da sua equipe ou instituição, melhorando também a prestação de serviços para o cidadão e a gestão de recursos públicos.