JUBs 2019 chega ao final marcada pelo nível técnico dos atletas

O futsal feminino da Bahia fechou em grande estilo sua participação nos Jogos Universitários Brasileiros com a conquista da medalha de bronze. Em um jogo bastante disputado no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, as atletas da FTC Bahia disputaram a medalha jogando contra a FMN, do Amazonas e ganhando no tempo regulamentar por 1 a 0.

Nessa modalidade esportiva, a equipe Unip, de São Paulo, conquistou o ouro e a prata ficou com da Uniplac, de Santa Catarina. Apesar de ter a seu favor a jogadora Amandinha, eleita por cinco vezes a melhor do mundo no futsal, as catarinenses não conseguiram, na partida final, vencer a superioridade da equipe paulista, perdendo o jogo por 6 a 0.

Após sete dias de intensas atividades e competições, a 67ª edição dos JUBs, sediados na Bahia, chegou ao final neste domingo (27). Muitos dos 2.500 atletas dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal que aqui estiveram disputando 13 modalidades esportivas já começam a voltar aos seus estados de origem.

As delegações ocuparam 16 hotéis da cidade desde segunda-feira (21), sendo o ponto central o Hotel Stella Mares, onde foi montada a área de convivência, com jogos e muita música, além de ser o local onde foi servido o almoço e janta.

Delegação baiana
A Bahia conquistou 15 medalhas nessa etapa final dos JUBs, sendo 02 de ouro (judô e natação), 02 de prata (karatê) e 11 medalhas de bronze (karatê, judô, futebol eletrônio/Fifa e futsal feminino). O resultado deste ano é 400% superior ao ano passado, quando a delegação baiana conquistou apenas três medalhas de bronze com as modalidades de natação (duas) e judô (uma).Veja ganhadores  de 2019 na lista publicada abaixo deste texto.

“O sentimento é de missão cumprida com louvor. Os JUBs chegam ao final coroado de êxito no quesito organização e no nível técnico dos atletas. É gratificante para nós, do Governo do Estado e todas as demais instituições envolvidas com esse evento, chegar ao final e saber que tudo transcorreu muito bem e como ótima avaliação, de atletas e dos dirigentes da CBDU”, disse Vicente Neto, diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

O gestor lembra que o trabalho de preparação para receber a etapa final dos JUBs iniciou desde maio último, quando foi instalado o Comitê Organizador Local com envolvimento de várias secretarias do Estado, instituições de ensino, como UFBA e FTC, e entidades como a Federação Universitária Baiana de Esporte (Fube) e o Conselho de Educação Física.

“Chegamos ao final do JUBs e constatamos que todos saíram daqui bastante satisfeitos, técnicos, atletas, dirigentes. Os JUBs Bahia tiveram uma dinâmica diferente. A cidade é grande, com um trânsito intenso, mas também tem muitos atrativos. O boulevard montado para os atletas na beira da praia foi um dos destaques, porque puderam também desfrutar da cidade e não apenas da competição. Criou um clima muito bom, um clima que tem a cara da Bahia, não podíamos esperar diferente desse espírito de alegria, de muita festa, muita amizade. Então, a CBDU sai satisfeita”, avaliou o diretor da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), responsável pelo evento.

Na sua opinião, foi um grande desafio, pois foram 51 anos sem JUBs na Bahia. “Podemos dizer que cumprimos o papel de trazer de volta o esporte universitário para cá”, afirma Cabral.

Para realizar os JUBs na Bahia, a CBDU teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Setre e sua autarquia Sudesb, e Secretaria da Educação e Saúde.

Mulheres que atacaram 9 supermercados em Remanso são presas

Investigadores da Delegacia Territorial (DT/Remanso) prenderam, na sexta-feira (14), duas mulheres suspeitas de furtos em, pelo menos, nove estabelecimentos comerciais da cidade. Uma delas foi flagrada dentro...

Estudo investiga como começa e evolui o câncer de esôfago

Estudo inédito internacional sobre alterações epigenéticas de pacientes com câncer de esôfago constatou que os pacientes analisados, originários de diferentes regiões do mundo com alta incidência desse...

Cristo recebe iluminação para incentiva a vacinação contra a covid-19

O monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro recebe, neste sábado (15), iluminação especial promovida pelo Movimento Unidos Pela Vacina. A ação, que acontecerá entre...

Homem matou vítimas a facadas e incendiou corpos

Suspeito de praticar dois homicídios, sendo um deles nesta última segunda-feira (10), foi preso na manhã desta sexta-feira (14), por policiais da Delegacia Territorial de Paulo Afonso,...