Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Museus do Ipac participam do Novembro Negro

Espaços administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) estarão com uma programação especial durante o Novembro Negro. São eles: Palacete das Artes, Museu de Arte da Bahia (MAB), Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Parque Histórico Castro Alves (PHCA) – localizado em Cabaceiras do Paraguaçu, onde nasceu o poeta; e o Museu do Recolhimento dos Humildes, em Santo Amaro.

Durante o mês, o Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho) realiza uma série de atividades relacionadas à Coleção Claudio Masella de Arte Africana que, composta por mais de 1000 peças, caracteriza a riqueza e a diversidade da produção cultural africana do século XX, expressada em objetos, sobretudo máscaras, escultura de diversas etnias e localidades da África. Em exposição permanente no local, tem horário especial de visitação durante o mês de novembro: de terça a sábado, das 10h às 17h.

Ainda no Solar Ferrão, o público pode conferir a exposição “Inquietude na Contemporaneidade”, de autoria do artista plástico Denissena, que fica em cartaz até 25/01/2020. As produções inéditas reúnem seis linguagens: produções de pinturas em telas, arte digital e grafite, onde o artista dialoga sobre as questões étnicas-raciais, gênero, identidade, injustiças sociais e a questão ambiental.

No Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) acontece o projeto “HuMAMnamente Negro”. No dia 8/11, estão previstas a abertura das exposições com o acervo do museu, mostrando os artistas negros baianos na Capela; a exposição do escultor afro-americano Melvin Edwards, no Casarão principal; a abertura da Sala Rubem Valentim com acervo do mesmo artista e a exposição sobre a história dos blocos afros a partir das indumentárias, proposta pelo artista Alberto Pitta. Também estará no pátio externo do museu a instalação Trança´tlântico, na qual discute o lugar do trançado na travessia entre África e Brasil, também do artista Alberto Pitta. Além destas exposições, o MAM promoverá nos dias 12, 14 e 19/11 o projeto “África, Contos e Cantos”, no qual propõe realizar oficinas de canções, contação de histórias e brincadeiras africanas. No dia 29/11, o sarau Osba no MAM terá uma edição especial com composições de artistas negros.

Em comemoração ao mês da Consciência Negra, no dia 21 de novembro, às 16h30, o Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, recebe o grupo Neojiba para apresentar o concerto “África. No Palacete das Artes (Graça), além de programação diária, estão em cartaz as exposições: “Narrativas Polifônicas”, fotografias do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger; “A Salvador de Adenor Gondim: o fotógrafo da ventania”; e acervo Mario Cravo Jr.

No Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho), em 05/11, às 10h, alunos da Escola Municipal João Lino participam de uma oficina de pintura em azulejos, com a temática das estampas afro criadas por Udo Knoff, em parceria com Carybé. Em 07/11, às 14h, acontece um bate-papo com o professor Sávio Róz sobre “Representações do Negro na Cultura Pop”. Este tema será trabalhado nos dias 13 e 14/11, na oficina de pintura em tela com técnica mista para os estudantes de Artes Visuais do ICEIA. O resultado pode ser conferido na exposição de 20/11 a 16/12.

No Museu Tempostal (Pelourinho), com abertura em 20/11, às 10h, acontece a exposição “Nossas curvas não se curvam” do fotógrafo Dudu Assunção e com curadoria artística de Cynthia Paixão. Composta por 30 fotografias, a mostra busca retratar o empoderamento e a luta da mulher negra plus size contra o preconceito, com as modelos: Carla Emanuela, Ilza Bitencourt, Jamille Teles, Laura Raquel e Simone Costa. Em cartaz até janeiro. Esta temática estará presente na roda de conversa, em 22/11, às 14h, com mediação de Cynthia Paixão.

Cabaceira do Paraguaçu

Durante todo o mês de novembro, as mediações do Parque Histórico Castro Alves (localizado em Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo baiano), darão ênfase a Castro Alves como poeta abolicionista. Além disso, o PHCA vai promover uma série de atividades com o objetivo de superar os preconceitos em torno da cultura e tradições africanas. Nos dias 19 e 21/11, às 10h e às 14h, de máscaras africanas.

Santo Amaro

No Museu do Recolhimento dos Humildes, o Novembro Negro será celebrado com uma série de atividades e exposições especiais, como a de 45 fotografias “Nego Fugido”, de Moisés Padilha, Álvaro Ricardo e Geovane Vasconcelos. O Nego Fugido é uma das mais importantes manifestações culturais da região, atraindo centenas de fotógrafos e turistas para presenciarem as aparições realizadas por moradores do distrito, sempre aos domingos do mês de julho, quando revivem a luta pelo fim da escravidão. Outra mostra é a “Adarrum” com Baba Geri, do artista plástico de Santo Amaro que trabalha com a arte do candomblé. Também em cartaz a exposição que reúne 32 fotografias do Bembé do Mercado, por Edson Ferreira.

Programação

Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho)

13/11 das 15h às 17h – Roda de conversa com a museóloga Joana Flores, com o tema “Representações simbólicas do racismo nos museus: uma reflexão no século XXI”.
20/11 das 15h às 17h – Visita mediada à Coleção de Arte Africana Claudio Masella seguida de uma roda de conversa com o turismólogo Antonio Luiz Figueiredo.
21/11 às 14h – Visita guiada à Coleção de Arte Africana Claudio Masella seguida de oficina de confecção de ecobags com estampas da coleção visitada. Grupo fechado AEA.
27/11 das 15h às 17h – Roda de conversa com o historiador e mestre em antropologia Sílvio Rosário que discutirá sobre a história e a complexa relação entre policiais e os terreiros de candomblé da Bahia.
29/11 – Oficina de confecção de bonecas Abayomi. Às 10h com a Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima e às 14h aberto ao público. Inscrição pelo gt.educativoferrao@gmail.com ou 3116-6743.

Exposição “Inquietude na Contemporaneidade” de Denissena. De 08/11 a 25/01/2020.
Coleção de Arte Africana Claudio Masella. Em exposição permanente no local, tem horário especial de visitação durante o mês de novembro: de terça a sábado, das 10h às 17h.
Visitação geral: terça a sexta, das 10h às 17h; sábado das 13h às 17h
Entrada: grátis
Endereço: Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho, Salvador (BA)
Contato: (71) 3116-6743

Museu de Arte Moderna da Bahia

Abertura das exposições em 08/11, com o acervo do museu, mostrando os artistas negros baianos na Capela; a exposição do escultor afro-americano Melvin Edwards no Casarão principal; a abertura da Sala Rubem Valentim com acervo do mesmo artista e a exposição sobre a história dos blocos afros a partir das indumentárias, proposta pelo artista Alberto Pitta. Também estará no pátio externo do museu a instalação Trança´tlântico, de Alberto Pitta.
Em 12, 14 e 19/11, o projeto “África, Contos e Cantos”, com oficinas de canções, contação de histórias e brincadeiras africanas.
Em 29/11, sarau Osba no MAM com composições de artistas negros.
Visitação: terça a sexta, das 10h às 12h, das 13h às 18h. Sábado e domingo, das 14h às 18h
Entrada: grátis
Endereço: Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão
Contato: (71) 3117-6139

Palacete das Artes

Exposições: “Narrativas polifônicas”, exposição das fotografias do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, na Sala Contemporânea; “A Salvador de Adenor Gondim: o fotógrafo da ventania”, na Galeria Mansarda; e (permanente) acervo Mario Cravo Jr. no segundo pavimento.
Dias 03 e 17/11, das 8h30 às 9h30 – Amanhecer com Yoga.
Dia 03/11 (8h) e dia 17/11 (16h) – Dança Circular.
Dia 06/11, às 18h – Apresentação do Quarteto de Flautas da Bahia.
Visitação: de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h
Entrada: grátis
Endereço: Rua da Graça, 289, Graça
Contato: (71) 3117-6987

Museu de Arte da Bahia (MAB)

Concerto África – Neojibá, em 21/11, às, 16h30, no auditório.
Visitação: terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h
Entrada: grátis
Endereço: Av. Sete de Setembro, 2340, Corredor da Vitória
Contato: (71) 3117-6902/08

LabDimus (Pelourinho)

Oficina de Experimentação Fotográfica para alunos do Colégio Estadual Azevedo Fernandes (dias 12 e 14/11) e para outro grupo (a confirmar) em 27 e 29/11, sempre às 14h.
Exposição “O que meu bairro tem que me dá orgulho – A memória do bairro de Cosme de Farias”, com abertura em 19/11, às 10h, na Escola Municipal Lélis Piedade (Cosme de Farias). Em cartaz até 10/12.
Endereço: Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45) – Pelourinho, Salvador (BA)
Contato: (71) 3116-6714

Museu Tempostal (Pelourinho)

Exposição de fotografias “Nossas curvas não se curvam” do fotógrafo Dudu Assunção. Abertura em 20/11, às 10h. Em cartaz até janeiro.
Roda de conversa, em 22/11, às 14h, sobre o tema “O empoderamento da mulher negra plus size”, com mediação de Cynthia Paixão.
Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h; sábado das 13h às 17h
Entrada: grátis
Endereço: Rua Gregório de Mattos, 33, Pelourinho – Salvador (BA)
Contato: (71) 3117-6383

Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho)

05/11- Oficina de pintura em azulejos, com alunos da Escola Municipal João Lino, às 10h.
06/11- Finalização dos mosaicos com os aposentados da AEA, às 14h.
07/11 – Bate-papo com o professor Sávio Róz sobre “Representações do Negro na Cultura Pop”, às 14h, com estudantes do ICEIA, mas também aberto ao público.
12/11 – “Sarau da Reginela”, às 14h. Sarau da Regina Caciquinho – escritora e terapêutica holística.
13 e 14/11 – Oficina de pintura em tela com técnica mista para os estudantes de Artes Visuais do ICEIA. Mas também aberto ao público.
20/11 – Abertura, às 10h, da exposição dos trabalhos em tela produzidos pelos estudantes do Curso de Artes Visuais nas oficinas de pintura e composição decorativa. Em cartaz até 16/12.
22 e 29/11 – Cineminha no Udo, às 14h. Em 22/11 “Kiriku e a feiticeira” e em 29/11 “Pantera Negra”.
27 e 28/11 – Oficina de estamparia a com estudantes do ICEIA, às 14h.
30/11 – Udo Knoff vai ao Palacete das Artes, às 15h. Oficina de papietagem, criação de azulejos relevados para o público do Palacete das Artes.
Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h; sábado das 13h às 17h
Entrada: grátis
Endereço: Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho, Salvador (BA)
Contato: (71) 3117-6389

Parque Histórico Castro Alves – Cabaceiras do Paraguaçu/BA

06/11, às 14h – Oficina de Abayomi. Para o público adulto. Agendamento prévio.
06, 13 e 27/11, às 10h30 e às 15h30 – Cinema no Parque – Curtas de histórias infantis: “Bom dia todas as cores”, “Menina bonita do laço de fita”, “O reizinho do Congo”, “Dudu e o lápis cor da pele” e “Lápis de cor”. Para o público infantil. Agendamento prévio.
06, 13, 27/11, às 19h – Cinema no Parque – Com os curtas “Vista minha pele”, “Cores e Botas” e “O xadrez das cores”. Para o público aduto.
19/11, às 19h – Sarau no Parque – com poesia, música e dança.
19 e 21/11, às 10h e às 14h – Oficina de máscaras africanas. Para o público infantil. Agendamento prévio.
De terça a sexta, às 10h e às 15h – Sopa de Letras – Com a história “Minha mãe é negra sim!”, de Patrícia Santana. Para o público infantil. Agendamento prévio.
Visitação: terça-feira a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 13h
Entrada: grátis
Endereço: Praça Castro Alves, 106, Centro, Cabaceiras do Paraguaçu (BA)
Contato: (75) 3681-1102

Museu do Recolhimento dos Humildes – Santo Amaro/BA

07, 14, 21 e 28/11 – Oficina “Edições de vídeos no celular”.
13/11- Minicurso “A arte de contar história”, com a pedagoga Aelma Lima. Duas turmas: 8h às 12h e 13h às 17h.
14/11 – Jornada acadêmica “Dramaturgia em trânsito – arte pesquisa, pesquisa arte”, com o professor Mathias Mazieck, da UFRB, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
De 18 a 29/11 – Exposição de arte “Adarrum” com Baba Geri. Em cartaz até 15/12.
19/11- Oficina de bonecas Abayomis e bonecos de jornal.
De 04 a 30/11 – Exposição de 45 fotografias “Nego Fugido”, de Moisés Padilha, Álvaro Ricardo e Geovane Vasconcelos. Em cartaz até 30/11.
De 1 a 30/11 – Exposição de fotografias do Bembé do Mercado, de Edson Ferreira.
21/11 – Oficina de argila com Baba Geri.
21 e 22/11 – Feira Empreendendê: oficina de elaboração de projetos e oficina de captação de recursos.
Endereço: Praça Frei Bento, s/n, Santo Amaro (BA)
Visitação: segunda a sexta, das 8h às 17h
Entrada: grátis
Contato: (75) 99111-9075

Confira a programação da Prefeitura na Bienal do Livro Bahia 2024

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a Fundação Gregório de Mattos (FGM), vai integrar a programação...

Progressistas de Lauro de Freitas realiza 1º encontro e declara apoio incondicional a Débora Regis

O Progressistas de Lauro de Freitas realizou com sucesso o seu 1º Encontro, reunindo filiados e pré-candidatos a Vereador e Vereadora do partido. O...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Confira a programação da Prefeitura na Bienal do Livro Bahia 2024

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a Fundação Gregório de Mattos...
Fundação Jose Silveira

Confira a programação da Prefeitura na Bienal do Livro Bahia 2024

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a Fundação Gregório de Mattos...

Progressistas de Lauro de Freitas realiza 1º encontro e declara apoio incondicional a Débora Regis

O Progressistas de Lauro de Freitas realizou com sucesso o seu 1º Encontro, reunindo filiados e pré-candidatos a Vereador...

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina às...

Secretaria das Mulheres do Estado realiza campanha ‘Oxe, me respeite!’ no Moto Paulo Afonso

A Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) realiza, desta quinta-feira até sábado (25, 26 e 27), a...