Lázaro Ramos e Luedji Luna abrem Festival Literário Nacional com o projeto O Violão e A Palavra

Um bate-papo informal intercalado por música com o ator e escritor Lázaro Ramos e a cantora Luedji Luna abre o Festival Literário Nacional (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos, realizado pelo Governo do Estado da Bahia. No dia 12 de novembro, às 10h, o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, recebe essas duas gerações de artistas, que não abrem mão de expressar um olhar crítico sobre o nosso tempo, para falar de suas trajetórias, processos criativos e inspirações.

Lázaro lembra que quando era adolescente, os eventos culturais de Salvador sempre transformavam seu olhar sobre a realidade. “Eu sou fruto disso. Quando eu vivia na Fazenda Garcia, os eventos culturais que aconteciam na cidade, onde eu podia interagir com outros temas que não estavam no meu dia-a-dia, e ter acesso a mais conhecimento, transformavam minha vida. Sei que será assim para Cajazeiras”.

O ator, apresentador, cineasta e escritor baiano, iniciou a carreira artística no Bando de Teatro Olodum, em Salvador, e ganhou visibilidade nacional ao participar de diversos programas de TV, novelas e peças de teatro. Já atuou em filmes nacionais, como Madame Satã (2002), O Homem que Copiava (2003) e Ó Paí, Ó (2007). Na literatura, se dedica a escrita infantil desde os anos 2000. Em 2017 lançou o livro Na Minha Pele, voltado ao público jovem e adulto, com quem compartilha reflexões e experiências pessoais, envolvendo questões raciais, gênero e família.

A cantora Luedji, que divide espaço com Lázaro, iniciou seus estudos em música na Escola Baiana de Canto Popular. Também é natural de Salvador e é co-fundadora do projeto Palavra Preta – mostra que reúne compositoras e poetisas pretas de todo o Brasil. Foi membro do Bando Cumatê, coletivo engajado na pesquisa, difusão e fomento das manifestações artísticas tradicionais da cultura brasileira.

O coordenador do Flin e diretor da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult), Zulu Araújo, conta que O Violão e a Palavra é um projeto da fundação que busca estimular o livro, a leitura e a escrita, por meio de ícones da música e da literatura. “Buscamos apresentar artistas importantes no cenário musical brasileiro, em diálogo com escritores para que, em particular, a juventude, perceba que ler e escrever é fundamental para a formação da cidadania”, afirma.

O projeto acontece desde 2016, quando foi lançado na Flica (Festa Literária Internacional de Cachoeira) e une a leitura, a memória e a música em um encontro cantado. Nesta edição, na Flin, tem a oportunidade de dar destaque a duas importantes expressões baianas: Luedji, através da música, e Lázaro, a partir da sua atuação em novelas, filmes e na literatura.

Confira a programação completa do Festival.

Adolescente - Lázaro Ramos e Luedji Luna abrem Festival Literário Nacional com o projeto O Violão e A Palavra
 

Negociações para sistema próprio de pagamento do Brics avançam

As negociações para um sistema próprio de pagamento entre os países do Brics, que dispensa a conversão para o dólar, teve avanços, mencionou o...

Você sabia que um jingle do motel Le Royale se tornou um dos maiores sucessos da música brasileira?

Antes mesmo de cantores do pagodão baiano usarem nomes de motel para fazer música, uma artista da MPB deu vida a um grande hit...
Fundação Jose Silveira

Negociações para sistema próprio de pagamento do Brics avançam

As negociações para um sistema próprio de pagamento entre os países do Brics, que dispensa a conversão para o...
Fundação Jose Silveira

Negociações para sistema próprio de pagamento do Brics avançam

As negociações para um sistema próprio de pagamento entre os países do Brics, que dispensa a conversão para o...

Você sabia que um jingle do motel Le Royale se tornou um dos maiores sucessos da música brasileira?

Antes mesmo de cantores do pagodão baiano usarem nomes de motel para fazer música, uma artista da MPB deu...

Veículo roubado é recuperado pela PM em Nova Brasília

Equipes do Batalhão Apolo localizaram e recuperaram, na noite de sábado (5) em Nova Brasília, uma caminhonete que havia...

NÓS CONTRA ELES? Primeira-dama Janja faz compras em shopping de luxo e expõe contradições do governo Lula

Em meio ao agravamento da crise econômica que afeta principalmente os brasileiros mais pobres — com inflação pressionando alimentos...