Rui e Dilma participam de cerimônia no porto de Salvador

Em evento realizado nesta quarta (6), no porto de Salvador, a Marinha do Brasil batizou sua mais nova aquisição que vai ser usado em missões humanitárias e em apoio à Defesa Civil em caso de desastres naturais e calamidades, com o nome do nosso estado, o navio Bahia.

Acompanhada do governador Rui Costa, a presidente Dilma Rousseff, chegou ao porto de Salvador por volta das 11h15 e participou da cerimônia de apresentação no Comando do 2º Distrito Naval.

“A homenagem é merecida, porque aqui está a localização estratégica do litoral brasileiro. O mar, realmente, abraça a nossa terra tão abençoada! Participei do ato de entrega do navio pela presidenta Dilma Rousseff na manhã de hoje.” conta o Governador.

navio bahia rui marinha

 

O navio Bahia conta conta com um hospital abordo e tem capacidade para tender até 100 pacientes por dia. Ao todo, são 49 leitos, entre UTI, unidade de queimados e isolamento, além de duas salas cirúrgicas, dois consultórios de atendimento clínico e um consultório odontológico.

Toda essa estrutura possibilita que o navio seja empregado em missões humanitárias ou em apoio à Defesa Civil em caso de desastres naturais e calamidades. Contudo, há outra capacidade que diferencia essa embarcação das demais. O navio pode auxiliar no embarque e desembarque de tropas, veículos e equipamentos de combate diretamente na área de conflito, por terra, água ou ar.

O Bahia conta com três helipontos e doca alagável, o que permite que embarcações menores realizem carga e descarga em alto-mar. “Sempre que necessário, a Marinha se desloca para apoio humanitário, desastres naturais e transporte. Esse navio tem características que facilitam esse tipo de missão”, declarou o almirante Bento de Albuquerque Junior.

Sesab faz aquisição de 400 capacetes para ventilação mecânica não-invasiva de pacientes

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) adquiriu 400 unidades de capacetes do tipo Helmet – um equipamento de ventilação mecânica não-invasiva (VNI) que pode ser utilizado...

Ministério paga Garantia-Safra a 25 mil agricultores familiares

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou o pagamento do Garantia-Safra a 25 mil agricultores familiares que aderiram ao programa na safra 2019/2020. O benefício,...

TIROS na Boca do Rio! Homem é morto na porta de casa de parente

Um homem identificado como Jucimar da Paixão foi morto no início da tarde desta sexta-feira (16/04) na Rua dos Pescadores, no bairro da Boca do Rio, em...

Por causa do Dia de Tiradentes, shoppings funcionarão segunda (19)

Devido ao feriado do Dia de Tiradentes, comemorado na quarta-feira (21), a Prefeitura vai liberar o funcionamento de shoppings centers, centros comerciais e lojas de rua na...