Rui e Dilma participam de cerimônia no porto de Salvador

Em evento realizado nesta quarta (6), no porto de Salvador, a Marinha do Brasil batizou sua mais nova aquisição que vai ser usado em missões humanitárias e em apoio à Defesa Civil em caso de desastres naturais e calamidades, com o nome do nosso estado, o navio Bahia.

Acompanhada do governador Rui Costa, a presidente Dilma Rousseff, chegou ao porto de Salvador por volta das 11h15 e participou da cerimônia de apresentação no Comando do 2º Distrito Naval.

“A homenagem é merecida, porque aqui está a localização estratégica do litoral brasileiro. O mar, realmente, abraça a nossa terra tão abençoada! Participei do ato de entrega do navio pela presidenta Dilma Rousseff na manhã de hoje.” conta o Governador.

navio bahia rui marinha

 

O navio Bahia conta conta com um hospital abordo e tem capacidade para tender até 100 pacientes por dia. Ao todo, são 49 leitos, entre UTI, unidade de queimados e isolamento, além de duas salas cirúrgicas, dois consultórios de atendimento clínico e um consultório odontológico.

Toda essa estrutura possibilita que o navio seja empregado em missões humanitárias ou em apoio à Defesa Civil em caso de desastres naturais e calamidades. Contudo, há outra capacidade que diferencia essa embarcação das demais. O navio pode auxiliar no embarque e desembarque de tropas, veículos e equipamentos de combate diretamente na área de conflito, por terra, água ou ar.

O Bahia conta com três helipontos e doca alagável, o que permite que embarcações menores realizem carga e descarga em alto-mar. “Sempre que necessário, a Marinha se desloca para apoio humanitário, desastres naturais e transporte. Esse navio tem características que facilitam esse tipo de missão”, declarou o almirante Bento de Albuquerque Junior.

FGM participa de mostra audiovisual online nesta terça-feira (15)

A Fundação Gregório de Mattos participa, nesta terça-feira (15), da 16ª edição do Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), apresentando documentários e curtas-metragens premiados por meio...

TCA em Casa divulga programação da terceira semana de setembro

O Teatro Castro Alves (TCA) apresenta a agenda da terceira semana de setembro do 'TCA em Casa', programação em ambiente digital. A agenda online mantém as atividades...

Candeias: resgates de bandas e fanfarras geram inclusão e transformação social

Candeias, cidade da região metropolitana a 46 km de Salvador é também conhecida pela forte ligação com a música. Talvez essa seja a explicação para a grande...

Festival de documentário musical começa amanhã em plataforma digital

O In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical chega à 12º edição com mais de 60 filmes nacionais e internacionais inéditos no circuito comercial. O evento...