Escolas públicas sofrem com baixa qualidade do ensino de inglês

O uso do inglês como prática social – aquela aplicada a necessidades básicas de comunicação, como se apresentar, pedir produtos em uma loja ou manter uma conversa curta – ainda não é o foco principal do ensino da língua estrangeira na rede pública, de acordo com a pesquisa divulgada pela agência do governo britânico British Council.

Apenas dois estados brasileiros avaliados atingiram todos os critérios necessários para o ensino de qualidade do inglês: Paraná e Pernambuco. São Paulo e Distrito Federal ficaram atrás, mas acima da média brasileira. Pará, Amapá, Goiás, Mato Grosso e Alagoas não aparecem no estudo. Os demais estados apresentaram desempenho mediano ou insuficiente para os critérios do British Council, agência internacional do Reino Unido para educação e cultura.

Chamado Políticas Públicas para o Ensino de Inglês, o levantamento avalia o panorama que receberá, no ano que vem, as mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. De acordo com o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2018, o ensino da língua inglesa passará a integrar o currículo como matéria obrigatória.

Desafios

A pesquisa aponta dois déficits no desenvolvimento do ensino do idioma nas escolas públicas: a falta de professores qualificados e o foco no ensino gramatical em detrimento do ensino social da língua. “Uma vez que os discursos se organizam em práticas sociais, historicamente construídas e dinâmicas, o seu ensino pela prática traz um maior significado para o aluno”, explica Cíntia Toth Gonçalves, gerente sênior de inglês do British Council.

De acordo com o Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2017, apenas 45% dos 62 mil professores de inglês na rede pública têm formação superior na área de línguas estrangeiras. Paraná e Sergipe são os únicos estados com mais de 70% dos docentes habilitados em língua inglesa ou estrangeira moderna.

“Essa é uma situação difícil, mas não única no mundo. No contexto brasileiro, é primordial que se concentrem esforços também na formação inicial dos futuros professores para que eles estejam preparados para atender à demanda gerada pela BNCC”, afirma Cintia.

Após 123 anos, presidente Javier Milei anuncia fim do déficit fiscal na Argentina

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou nesta quarta-feira (18/06) o fim do déficit fiscal do país após mais de um século de desequilíbrio...

ACM Neto critica situação da BR-324 e culpa PT: “completamente esburacada”

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, fez duras críticas à situação da BR-324 em vídeo publicado nesta quarta-feira (18/06) em seu perfil no Instagram....
Pefeitura Municipal de Salvador

Após 123 anos, presidente Javier Milei anuncia fim do déficit fiscal na Argentina

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou nesta quarta-feira (18/06) o fim do déficit fiscal do país após mais...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Após 123 anos, presidente Javier Milei anuncia fim do déficit fiscal na Argentina

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou nesta quarta-feira (18/06) o fim do déficit fiscal do país após mais...

ACM Neto critica situação da BR-324 e culpa PT: “completamente esburacada”

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, fez duras críticas à situação da BR-324 em vídeo publicado nesta quarta-feira (18/06)...

SSP ativa Centro Integrado de Comando e Controle para acompanhar festas juninas na Bahia

Responsável por monitorar as principais ocorrências e realizar o acionamento rápido das equipes das Forças da Segurança durante o...

TIRINHAS DA POLÍTICA: Paralelos dos pleitos de 1986 e 2026, o bafafá geopolítico da Transalvador e as irregularidades de R$180 milhões da CONDER

VEJA OS PRINTS: Fabrizio Muller e Cristina Aragón, ex-dirigentes da Transalvador, engarrafaram os comentários de uma postagem do Informe...