Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Governo pretende estender limites dos contratos temporários pelo REDA

O governador Rui Costa enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) o Projeto de Lei 6.677 que estende o limite dos contratos temporários pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Atualmente o serviço público pode contratar por esta modalidade funcionários por até 24 meses, podendo ser prorrogado por igual período. Se aprovada a matéria, esse período passa a ser de 36 meses, podendo também ser prorrogado.

Para promover as modificações necessárias, o projeto altera a Lei 6.677/94, que define o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia, das Autarquias e das Fundações Públicas Estaduais. A matéria já está tramitando na Casa e se encontra em pauta aberta para a apresentação de emendas.

As mudanças, segundo a mensagem governamental, têm o objetivo de “adequar a previsão temporal incidente sobre as contratações voltadas para o atendimento da necessidade temporária de excepcional interesse público às mudanças contextuais que implicam na atualização do ordenamento jurídico, mormente no que concerne ao provimento da melhor prestação do serviço à sociedade”.

O governador destacou que a proposta de mudança na Lei atende “ainda aos princípios constitucionais da eficiência e isonomia, garantindo a otimização, economicidade e igualdade para as contratações dessa natureza, ressaltando o compromisso permanente do Estado da Bahia com a consecução da melhor atividade administrativa”. A proposição estabelece, no entanto, que os contratos de Reda vigentes não terão seus prazos modificados, continuando a ser de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos.

Poder Executivo envia à Assembleia projeto que promove ajustes na legislação do ICMS

O governador Rui Costa enviou projeto de lei que altera dispositivos das leis 14.170/19, 7.014/96 e 3.956/81. A matéria tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) sob o número 23.645/2019 e se encontra em pauta aberta para a apresentação de emendas. Conforme salientou o chefe do Executivo em mensagem ao presidente do Legislativo, deputado Nelson Leal (PP), a iniciativa visa, fundamentalmente, promover ajustes na legislação do ICMS.

A mensagem governamental altera especialmente o “dispositivo acerca da devida restituição do ICMS pago a maior no regime de substituição tributária, com o objetivo de promover atualização da legislação estadual em sintonia com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”.

Neste sentido, a proposição especifica os índices técnicos utilizados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) como limites admissíveis de ganhos e perdas nos segmentos de exploração, produção, refino e processamento de petróleo e gás natural, além da distribuição, de postos e varejistas de combustíveis. O projeto altera a forma de tributação do comércio por meio virtual em que haja intermediador ou que desenvolva atividades de ‘marketplace’, e estabelece condições para os contribuintes requererem a restituição do ICMS recolhido a maior junto à Secretaria estadual da Fazenda (Sefaz).

São duas as modificações na Lei 3.956, que instituiu o Código Tributário do Estado da Bahia (Coteb). A primeira reduz o prazo de 15 para 5 dias para que o contribuinte que utiliza a comunicação eletrônica (DT-e) tome conhecimento legal das notificações da Sefaz. Em caso de não haver acesso nesse prazo, a comunicação será considerada realizada no primeiro dia útil após o prazo.

A outra medida altera o Art. 147-B, acrescentando o Parágrafo 6º, em que autoriza a indicação de aposentado do Fisco estadual, que tenha exercido o cargo de auditor-fiscal e possua notório conhecimento da legislação tributária estadual, para compor Junta de Julgamento Fiscal ou Câmara do Consef, como representante da Fazenda Pública Estadual.

A Lei 14.170 está sendo modificada no Parágrafo Único do seu Art. 5º. O novo dispositivo prevê que o crédito presumido será equivalente ao percentual a ser definido por ato do chefe do Poder Executivo, aplicado sobre o valor consignado nas notas fiscais de saídas e não mais sobre o valor do imposto debitado nas operações promovidas pelo estabelecimento.

Mulheres são presas por tráfico de drogas em Camaçari

Policiais militares do 12º Batalhão detiveram duas mulheres suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS), na...

Homem tem mandado cumprido por tentativa de feminicídio

Investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Mata de São João cumpriram, na segunda-feira (22), um mandado de prisão preventiva contra um homem suspeito de...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Mulheres são presas por tráfico de drogas em Camaçari

Policiais militares do 12º Batalhão detiveram duas mulheres suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas em Camaçari, Região...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Mulheres são presas por tráfico de drogas em Camaçari

Policiais militares do 12º Batalhão detiveram duas mulheres suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas em Camaçari, Região...

Homem tem mandado cumprido por tentativa de feminicídio

Investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Mata de São João cumpriram, na segunda-feira (22), um mandado de prisão preventiva...

DANADA! Jojo Todynho põe fio dental e exibe corpão em praia

A cantora Jojo Todynho fez questão de exibir o corpão em suas redes sociais nesta segunda-feira (22/04), ao compartilhar...

Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância, mostra estudo

O país tem 18,1 milhões de crianças de 0 a 6 anos de idade, segundo dados do Censo 2022....